sexta-feira, 14 de setembro de 2018

EM MARABÁ: PRAÇAS PÚBLICAS SÓ QUEM CUIDA É A PREFEITURA

A Cidade de Marabá abriga bastantes praças, floridas, bonitas, de recreação e de generalidades. Nos últimos anos estamos ganhando espaços públicos urbanos mais voltados para a recreação e atividades físicas, parece que está na moda a construção de mini academias para valorizar a prática de exercícios saudáveis. Os tempos modernos está nos mostrando a necessidade de mais atividades físicas, a saúde agradece. 

Ao longo de muitos anos uma praça pública era considerada área de convivência e de recreação. A significação muda de cultura para cultura, de lugar para lugar. Ainda continua sendo o espaço por excelência para a circulação de pedestres, conviverem em locais amplos e abertos, um lugar para todos. Ainda predomina no Brasil as praças com lindos jardins e com áreas para a circulação de pessoas, geralmente em frente a uma igreja, embora a coisa venha mudando de estratégia.

Uma praça pode assumir classificações diferentes, a Praça Jardim, onde a contemplação da formação vegetal e a circulação são priorizadas. A Praça Seca, são largos históricos ou locais que suportam intensa circulação de pedestres. A Praça Azul onde encontramos a água como elemento central. Acredito que ainda não inventaram a Praça Feira, cheia de ambulantes que a deixam feias durante o dia e a noite, sobrando para a Administração Pública o fardo de ter que limpá-la diariamente. 



OLHANDO AS PRAÇAS DE MARABÁ
De uns anos para cá as praças públicas em Marabá vem tomando uma nova conotação, fruto de transformações destas obras de embelezamentos. Considerando que as praças são espaços de lazer, é comum encontrar os parquinhos voltados ao público infantil e ao chegar o início de 2017 estavam todos quebrados, sem a menor condição de uma criança brincar. A boa notícia é que eles estão sendo retirados para serem substituídos. A lista é extensa, foram detectados em condições precárias as seguintes praças: 

A Praça do Novo Horizonte foi totalmente revitalizada com recuperação de muretas, bancos e ficou mais bela com o novo parquinho, mais colorido e mais atrativo para as crianças.

O PREFEITO CONSTRUIU ESSA BELÍSSIMA PRAÇA, MAS, FALTA ZELO DA POPULAÇÃO


PRAÇAS PÚBLICAS SÓ QUEM CUIDA É A PREFEITURA
A Praça do Idoso, na Cidade Nova, foi inaugurada em abril deste ano, ficou linda, um verdadeiro cartão postal, ricamente servida de serviços à população, como uma ampla academia, bancos, e um local servido por sete meses com tabuleiros para jogos de Damas e Xadrez. Ficou uma verdadeira obra prima, digna de quem faz com muito bom gosto. Esse espaço social e esportivo já abrigou alguns encontros de enxadristas marabaenses, ocasião em que pude observar como algumas pessoas maltratam obras públicas. 

Em diferentes ocasiões encontramos as seguintes irregularidades: tampo das mesas de mármore (aquelas dos jogos de Damas e Xadrez) soltos; outra ocasião o tampo foi subtraído; encontramos outro solto e quebrado ao meio. Sem contar as vezes em que precisamos lavar e retirar uma crosta de sujeira.
Presenciei uma criança pular nos bancos e em cima das mesas. Não me importei com a presença da mãe, de imediato retirei a criança de cerca de 9 anos de idade, comuniquei a sua mãe para não permitir este tipo de atitude. Eis que ela argumentou com muita seriedade que o menino era surdo e mudo, que não escuta o que a gente fala para ela. Então eu disse: Mais a Senhora não pode permitir que ele pule nas mesas que não foram feitas para isso, que não aguentaria e poderia causar um acidente. De nada adiantou, não surtiu nenhum efeito, o danado saiu todo serelepe como se não tivesse acontecido.

AS PRAÇAS E OS MUITOS AMBULANTES
Mesmo com estas ações positivas do Prefeito, algumas, como é o caso da Praça São Francisco acabam acomodando pessoas e comércios fixos e ilegais, de tudo que se possa imaginar, desde acessórios para celulares, vendedores de calçados, roupas, utensílios domésticos, barracas de alimentação, carros-lanchonetes, uma imensidão de ambulantes que prejudicam significativamente a circulação e o lazer dos pedestres. 
O comércio ambulante é um problema social que não foi decididamente resolvido pelas gestões anteriores, por muitos anos foi permitida essa ação ilegal (totalmente irregulares) em praças públicas, transformem espaços de lazer em uma zona de camelôs alterando o verdadeiro sentido das praças públicas. 

Não fosse o bastante, as praças daqui, como de outras cidades do país, ainda sofrem com novos mandatários do pedaço, os flanelinhas, que prometem vigiar os carros estacionados com a cobrança de pequenos valores, sob o risco de terem seus bens riscados. O problema dos flanelinhas está associado a baixa geração de emprego, baixo grau de instrução e ao uso de entorpecentes. Infelizmente, não sabemos o que será feito para mudar, como é o caso da Praça São Francisco que já foi um lindo cartão postal da Cidade. 

Enfim, vamos fazer a nossa parte para que possamos manter nossas praças limpas e organizadas, essa é a nossa tarefa, não permitir que estraguem o patrimônio público, não é somente a Prefeitura, somos nós também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF