quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Nova Praça São Francisco


Foto: TRE-PA
O traçado da praça São Francisco vem sofrendo constantes modificações. Até o final de 1999 havia na rua Afro Sampaio, local da praça antiga a Escola Artur Guerra e uma Quadra de Esportes, com a rua aberta para circulação das pessoas. A alegação do então prefeito Dr. Geraldo Veloso para a retirada da escola e da quadra esportiva é que havia muita poluição sonora de carros de som, de ambulantes em uma feira muito bagunçada que tomava a frente do estabelecimento escolar e quase impediam os alunos de entrarem. Um monte de barracas improvisadas.
Foto: www.ecoviagem.uol.com.br
Me lembro que o Dr. Geraldo Veloso, 1993/2000 fez uma consulta pública na antiga sede do Sociedade Esporte Clube, nas imediações e conseguiu aprovação para a modificação. Retirou a Escola Artur Guerra e a Quadra de Esportes que havia. Com as modificações esses espaços ampliaram o tamanho do logradouro público e obstruiu a passagem pela rua Afro Sampaio, a praça passou a ser impedimento para a circulação de veículos e motos, mas, isso permitiu o surgimento de uma praça moderna, com play ground, praça de alimentação, chafariz e muito arborizada. Tornou-se um lindo cartão postal. Com o funcionamento do chafariz a jorrar continuamente água para o alto, o local ficou muito mais interessante e excelente para fotografias. Era a praça mais linda da cidade.

Nova Praça São Francisco
Foto: JB e Edinaldo Sousa - ASCOM-PMM
O atual prefeito João Salame resolveu mexer no traçado, alterando o espaço frontal da Igreja de São Francisco, na verdade foi uma reforma, quer dizer, um pequena reforma pois, envolveu apenas uma parte deste espaço público. Foi modificado o piso que antes era de bloquetes e agora de quadrados de cimento. O grande chafariz que já não funcionava a muito tempo foi destruído. Basicamente a reforma tornou a praça mais ampla e apta para a realização de eventos grandiosos. Outra modificação foi a melhoria nos estacionamentos, aumentou o espaço das ruas Frei Raimundo Lambezart e São Francisco. 
Foto: JB e Edinaldo Sousa - ASCOM-PMM
Tomara que seja entregue o mais rapidamente pois, desde 2010 a Paróquia de São Francisco promove o Natal Encantado com a colocação do presépio de Natal com lindos personagens e animais, árvore de Natal Gigante, Estátuas vivas, celebração de missa, apresentação de corais religiosos e etc. Ah, e a praça ficou mais bonita? Pois é, não ficou mesmo.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF