quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

TRADE DESUNIDO, RENTABILIDADE ZERO

Rodoviária de Marabá
Por Arnilson de Assis. O turismo é uma máquina capaz de gerar muitos empregos e negócios também, principalmente quando os empresários estão unidos, não se trata de concorrência, mas, de criar um mercado para atração de pessoas. Cada apartamento de hotel ocupado precisa de no mínimo um empregado, esse apartamento ocupado também significa um mesa de restaurante ocupada, nem que seja para apenas uma refeição, implica em mais atividades, como no táxi ocupado e outros serviços.


Nos países onde o turismo é muito organizado e se explora como atividade produtiva e geradora de rendas e tributos, um apartamento gera até dois empregos diretos na cadeia de serviços e mais outros dois empregos indiretos, seja com a produção de alimentos e bebidas, artesanato e transporte coletivo.

Os hotéis representam entre os 50 segmentos do turismo, o mais impactado, seguido pelo de transportes, se hospedar representa um elevado custo e viajar também. Os turistas estrangeiros quando viajam para o Brasil costumam permanecer por período de 18 a 19 dias, deixam muita grana por onde passam, gostam de adquirir suvenires, roupa e artesanato, que variam com o poder aquisitivo do turista. Além de outras despesas como táxi, transportes, lazer, entradas para shows, museus, espetáculos, um refrigerante, um sorvete e etc.

Trade desunido, rentabilidade zero

Mas, um dos maiores problemas acontece justamente por conta da falta de união, cada um olhando para o seu empreendimento. E a falta de turistas faz com que os investimentos fiquem sem retorno. Falta, em muitos casos, a união dos empresários em torno de associações, conselhos municipais, sindicatos, convention bureau para atração de convenções, congressos e seminários, principalmente fora da alta estação. Aqui, como em muitos lugares, é grande o número de hotéis que ficam quase parados durante semanas e mesmo finais de semanas, com lucratividade quase zero. Eles não se juntam em associações de hotéis, de gastronomia, agências de viagens, junto com órgãos municipais e estaduais para criar “pacotes” para finais de semanas, por exemplo, nestes períodos de baixa ocupação.

Os pacotes envolvem um pouco de complexidade, nada impossível quando se deseja. Eles podem incluir desde a passagem aérea ou de ônibus, alojamento com café da manhã e entrada para shows, teatro e museus. Com o desconto oferecido consegue-se aumentar o uso da infraestrutura que a cidade possui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF