terça-feira, 9 de janeiro de 2018

CAMPOS DO JORDÃO É A SUÍÇA BRASILEIRA

Consulte disponibilidade de Hotéis e Pousadas
Se você pretende se hospedar em Campos do Jordão, consulte com alguns dias de antecedência a disponibilidade de vagas para seu hotel/pousada escolhido, dessa forma evita-se o stress e o desconforto de chegar a cidade e não encontrar vagas para se hospedar.

Se não sabe como chegar, ultilize um mapa

Faça uma viagem tranquila até Campos do Jordão, confira os trajetos através de nosso mapa das estradas.
Se vier com ônibus de excursão fique atento!

Campos do Jordão tem uma política específica para ônibus e excursões. Fique atento a estas dicas para poder aproveitar ao máximo sua viagem e Campos do Jordão.

Faça um pré-roteiro dos seus passeios

Não tem idéia do que fazer em Campos do Jordão? Isso é comum para quem chega a cidade pela 1º vez. Para não perder tempo quando chegar, faça antes de sair de casa um pré-roteiro com os passeios que deseja fazer com sua família, valores e horários.

Veja como está o clima de Campos do Jordão

Ver o clima que fará no final de semana é essencial para não exagerar na bagagem. Veja no nosso site como está a previsão para Campos do Jordão.

Caminhadas


A região de Campos do Jordão é um verdadeiro paraíso para quem quer fazer caminhadas. Existem dezenas de opções para todos os gostos, sempre em cenários naturais belíssimos, desde para quem quer fazer uma caminhada leve para relaxar, até quem busca uma aventura de verdade. Eis algumas sugestões:

O Horto Florestal (Parque Estadual de Campos do Jordão)

É um centro de referência, com nove opções de caminhada, além de outros atrativos. Uma caminhada bem leve, gostosa e sem subidas é:

Trilha da Cachoeira do Galharada, que atravessa uma mata muito bonita e dá o direito a banho nas águas cristalinas da cachoeira.

Uma trilha mais variada com um pouco de esforço físico é: Trilha do Rio Sapucaí, de onde se vem as corredeiras do Rio e se tem uma vista mais ampla. Agora quem quer fazer uma caminhada inesquecível, deve conhecer a: Trilha da Cachoeira Celestina. É uma caminhada mais puxada, de 5 horas de duração e necessita um guia. A paisagem avistada de seu alto e a mata virgem que cruza um verdadeiro tesouro de beleza natural.

 

Pedra do Baú

A caminhada mais intensa. Um programa obrigatório para quem gosta de emoção, ou quer um visual fora do comum, é ir a Pedra do Baú. A caminhada mais popular é subir esta rocha pela face de Campos do Jordão. Mas quem quer uma aventura completa deve fazer o “rodeio”. Neste programa você visita o Bauzinho, sobe a Pedra do Baú pelas escadas metálicas da face Sul, desce pelas escadas da face Norte, e depois ainda vai até a Ana Chata. Para fazê-lo, prepare-se para sair cedo e voltar só ao final da tarde (8 horas de atividade ou mais), nesta que é a caminhada mais radical da Pedra do Baú e um dos programas mais incríveis da região.


Rotas de Caminhada

Fazendinha Toriba

Toriba

Trecho de seis quilômetros da avenida Ernesto Diederichens, entre o sítio Quietude e a Parada Gavião Gonzaga. Deixe o carro em frente ao Quietude.
Duração de 1h30

Alto do Palácio

Vai da Praça Maria Maluf ao Sítio da Baronesa.
Deixe o carro no estacionamento do
Palácio Boa Vista é a casa de inverno do Governador 
Palácio Boa Vista.
Duração de 1h

Ciclovia

Acompanha o trilho do bondinho, e vai do Capivari ao Jaguaribe. O trajeto é muito procurado por causa da ausência dos carros.
Duração 40min

Senador Roberto Simonsen

Avenida que liga o Capivari à Ducha de Prata e Vila Inglesa. Tem piso irregular mas, um belo corredor de plátanos.
Duração 1h


Mais Informações

Dicas para fazer uma boa caminhada:

Use sempre um calçado adequado: um tênis com sola antiderrapante ou bota de trekking são o ideal. – Nas caminhadas mais longas leve água e um lanche. Entre abril e setembro leve um agasalho, pois o frio vem subitamente. E de outubro a março leve capa de chuva, pois as chuvas de verão são imprevisíveis. 


Roteiros Turísticos

Para você aproveitar melhor as belezas de Campos do Jordão, preparamos alguns roteiros que farão valorizar o seu tempo na cidade. Estão divididos por localidade, sendo assim você aproveitará muito mais sua viagem e não perderá tempo entre um passeio e outro.



Cervejaria Baden Baden

Roteiro #1

Mosteiro das Irmãs Beneditinas
Palácio da Boa Vista
Auditório Cláudio Santoro
Museu Felícia Leirner
Cervejaria Baden Baden

Roteiro #2

Centro de Lazer Tarundu
Fazenda Lenz
Amantikir – O Jardim que fala
Pesqueiro Truta Azul

Horto Florestal

Roteiro #3

Borboletário Flores que voam
Aventura no Rancho
Horto Florestal

Roteiro #4

Fábrica de chocolate
Eco Parque Pesca na Montanha
Pedra do Baú
Parque do Imbirí

Roteiro #5


Bosque do Silêncio - Trilha da Onça
Estrada de Ferro Campos do Jordão
Teleférico / Morro do Elefante
Bosque do Silêncio
Ducha de Prata
Parque Floresta Encantada
Pico do Itapeva









Festival de Inverno


O maior evento da música erudita na América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão reúne grandes nomes do estilo através de apresentações, masterclasses, aulas individuais de instrumentos.
O primeiro concerto aconteceu em 24 de julho de 1970, no Salão nobre do Palácio Boa Vista, com recital da pianista Magdalena Tagliaferro, sendo nomeado Primeiros Concertos de Inverno de Campos do Jordão, uma idealização de Luís Arrobas Martins e coordenação do Maestro Camargo Guarnieri.
Mas foi em 1973, sob o cargo de diretor do Festival de Inverno, que maestro Eleazar de Carvalho implantou as oficinas pedagógicas, aonde jovens músicos puderam ter contato com grandes instrumentistas; encontros estes que acontecem, até hoje, todos os anos.
O modelo que o maestro se baseou foi o do Festival de Tanglewood (EUA) que visa além do concerto, a profissionalização de novos talentos da música, hoje, além das aulas e masterclasses os jovens instrumentistas também se apresentam na Orquestra Acadêmica encerrando as edições, obtendo inclusive premiações como a Carlos Gomes e do Festival Tim de Música.
Para esse melhoramento profissional dos musicistas tem contato integral com nomes ligados a instituiçõesbrasileiras como Tom Jobim – EMESP, OSESP, Universidade de São Paulo, UFMG, UFRN, UFRJ e UniRio, entre outras, e instituições internacionais de referência como Conservatório de Paris, Escola Superior de Música de Colônia, Filarmônica de Viena, Filarmônica de Berlim, Conservatório Real de Amsterdã, Royal College of Music de Haia, Universidade de Massachussets, entre outras. Além de concorrer a prêmios como o tradicional Eleazar de Carvalho para o melhor bolsista do Festival, o novo Prêmio Ayrton Pinto condecorará os quatro bolsistas de maior destaque por grupos de instrumentos e o Concurso Camargo Guarnieri, o bolsista de maior destaque no curso de composição.
Atualmente, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão já tem custo zero para a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo que através de parcerias com iniciativas públicas e privadas oferecem todos os destaques e o brilho que vem obtendo a cada edição.
Outro destaque é que nas últimas edições o Festival sempre traz uma temática que baliza os trabalhos realizados nos concertos, tendo entre os temas já apresentados: Ano da França no Brasil (2009), Música e Literatura (2008), Mulheres (2007), Mozart (2006), Música das Américas (2005).
O principal palco desse evento é o Auditório Cláudio Santoro, construído entre 1975-79, foi projetado para receber as grandes atrações do Festival, que hoje ainda conta com concertos na Capela de São Pedro (Palácio Boa Vista), Igrejas de São Benedito, de Santa Terezinha e a Concha Acústica na Praça do Capivari.
Entre nomes que já marcaram e marcam presença na programação estão a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Sinfônica de Brasília, os compositores Marlos Nobre, Almeida Prado, Edino Krieger, João Guilherme Ripper, Jocy de Oliveira; os pianistas Magdalena Tagliaferro, Guiomar Novaes, Nelson Freire, Cristina Ortiz, Jean-Louis Steuerman, Linda Bustani, Fanny Solter; os violoncelistas Mstislav Rostropovich e Antônio Meneses; os violonistas Turíbio Santos e Yamandu Costa; os cantores Dame Kiri Te Kanawa, Paulo Szot, Fernando Portari, Gun-Brit Barkmin, Rosana Lamosa, Celine Imbert; os flautistas Pierre-Yves Artaud, Davide Formisano, o regente Kurt Masur, os violinistas Glenn Dicterow, Nathan Schwartzman, Boris Belkin, Cláudio Cruz, o Trio Beaux-Arts, o Quinteto de Metais da Filarmônica de Nova York, o Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim, o Quarteto Borodin, entre tantos outros .
A programação completa do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão é, geralmente, anunciado em junho no Palácio dos Bandeirantes, pelo Sr. Governador.

Fontes:
https://camposdojordao.com.br/turismo/festival-de-inverno/
https://camposdojordao.com.br/turismo/roteiros-turisticos/
https://camposdojordao.com.br/turismo/passeios-imperdiveis/caminhadas/
https://camposdojordao.com.br/fotografias-de-campos-do-jordao/#prettyPhoto[3740]/12/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF