domingo, 30 de abril de 2017

Marabá tem Cultura, comprove você mesmo

Festival de Dança no Shopping Pátio Marabá
Ao longo dos últimos três anos acompanho com interesse a movimentação cultural da cidade.  É surpreendente ver que neste quesito estamos muito bem, claro que pode melhorar muito. Mas, o objetivo desta postagem é mostrar o que vem acontecendo e enaltecendo nossa vida cultural. Vejo que há caminhar no regional e no mais tradicional e no setor de lazer. Cultura é um dos nossos excelentes produtos. Vamos mostrar um pouco, não consigo levantar tudo. Companhias de Danças, há cultura para todos os gostos, começando por falar em danças típicas, com os excelentes e elogiados Stúdio de Dança Flávio Fernandes, sempre brindando com belíssimos espetáculos, como os promovidos no Natal Encantado da Igreja de São Francisco.
Enche os olhos dos mais críticos apreciadores. Na mesma linha dos grandes espetáculos de danças está, também, a Yaguara Companhia de Dança, assistir aos seus espetáculos é ficar encantados, petrificados. A Companhia de Dança Winder Paixão mais na linha de danças e espetáculos infantis.


Casa da Cultura
A Casa da Cultura é o maior e mais bem estruturada instituição de pesquisa da região Sudeste do Pará, é um espaço de visitação obrigatória, abrigando departamentos de antropologia, arqueologia, botânica, geologia e zoologia, é lugar para exposições que valorizam a arte e a cultura da região. No departamento de arqueologia o visitante terá mais de 4 mil artefatos que vai desde a cerâmica indígena, artesanato regional, filatelia, numismática, a Casa do Castanheiro e conserva as muitas lendas locais e regionais. Vale a pena saber, a arqueologia de Marabá como os vestígios das populações pré-históricas da região, com vários objetos como cerâmicas, objetos líticos e informações sobre sítios arqueológicos. As atividades do setor de botânica baseiam-se na coleta e sistematização para estudo e exposição do potencial florístico regional com amostras de plantas exóticas, principalmente orquídeas, de fungos e de plantas de uso medicinal.


Cine Marrocos
Foi realizado no Cine Marrocos, recentemente, de 12  20 de abril, o II Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira, tendo como organizador a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, além de muitos espetáculos teatrais, de danças, shows de humor, stand up comedy e etc.


Galeria Vitória Barros
A Galeria de Arte Vitória Barros já está numa caminhada de 11 onze, sempre com novidades em artes, mostras artísticas, exposições culturais e grandes eventos. Como a Exposição Fotográfica  Ver-a-cidade Marabá, em amostra neste mês de abril.


Sarau da Lua Cheia
Sarau da Lua Cheia, realiza apresentações em locais diversos
Acontece mensalmente, em uma noite de Lua Cheia com apresentações poéticas, contos populares, textos em prosa, musicalidade, danças, tudo numa única noite. É um evento cult promovido pela nata dos escritores, comunidade e estudantes que amam a leitura e a música popular. Sem esquecer que há espaço para gente nova, para interagir com artistas e seus trabalhos. É a valorização carinhosa da literatura regional e nacional. Passeiam pelo sarau desde escritores locais como Airton Souza, Eliane Soares, João Brasil e muitos dos bons, aos consagrados da literatura brasileira, Drumond, Mário Quintana, enfim, é para gostar mesmo.


Rios de Encontro
Jovens artistas são formados no Bairro Francisco Coelho, o projeto atua em sete frentes: o grupo musical Latinhas de Quintal; a companhia de dança AfroMundi Pés no Chão, o projeto de jornalismo social Nem Um Pingo;  o coletivo audiovisual Rabeta Videos, um Cine Coruja, e Folhas da Vidabibliotecas familiares. Juntos, lentamente, integraram as janelas, portas, ruas estreitas e pracinha do Cabelo Seco em um palco comunitário de transformação que se estende do seu Barracão de Cultura para abraçar as escolas e bairros populares vizinhos, a mídia, as universidades, o aeroporto, os shoppings e até a câmara de vereadores de Marabá em debate corajoso sobre a preservação da vida juvenil e da Amazônia diante a ganância velada das mineradoras. 


Festival Canta Marabá
O Canta Marabá-Festival de Música Popular Paraense é um festival de música popular, ligado ao Festival de Música Paraense, promovido pela RBA TV anualmente em Marabá, mais uma vitrine para músicos profissionais e estreantes. É aquele clima animado, alegre dos grandes festivais de música. E corre uma torcida vibrante em cada apresentação em praça pública. Sempre é uma excelente programação.



Festejos Juninos 
Os dançantes de quadrilhas são muitos animados, pegando fogo
Nos festejos juninos marabaenses, as festas duram 10 dias e onde são apresentados mais de 25 grupos, sendo separados os de adultos e os de quadrilhas mirins e de bois-bumbás. A Quadrilha Fogo no Rabo, do Bairro Santa Rosa, é a mais antiga, existe há 29 anos, são 80, 100 dançantes a contagiar suas apresentações com lindas coreografias e roupas luxuosas. A festança ocorre na Praça de São Félix de Valois, na Velha Marabá e os brincantes e expectadores contam com muitas barracas que comercializam desde comidas juninas, regionais e bebidas.



Cultura para Todos
Artesanato regional diversificado
Temos o Festejo de São Félix de Valois, o Carnaval, Grupos de Capoeira, músicos não nos falta, Nilva Burjack, Javier di Ma-y-abá, Cláuber Martins, Nenzinha do Calypso, Zezinho do Cabelo Seco, Instituto Cultural Hosana Lopes entre outros. Temos o Shopping Pátio Marabá onde são promovidos festivais de dança, exposições culturais de pinturas, artesanato, orquídeas, de livros e etc. 

Enfim, cuidemos para consolidarmos a nossa cultura e seus ativistas, muito de amor nas suas ações mas, que precisam ser recompensadas. Tudo lindo e maravilhoso correndo o risco do desestímulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF