sexta-feira, 7 de abril de 2017

Aniversário de Marabá movimenta economia local

Mais de 250 pequenos empreendedores na Praça de São Félix
A Praça de São Félix, nas imediações da Toca do Manduquinha, na Velha Marabá concentrou neste dia 5 de abril, o espaço para diversas atividades e apresentações artísticas, comemorativas ao Aniversário de 104 anos de emancipação política de Marabá. Os preparativos começaram um dia antes e se prolongou no decorrer do dia, atraindo diversos segmentos comerciais nas imediações. Foram montadas as exposições fotográficas, de artesanatos, de pinturas em quadros e outros produtos. Até às 17:30 horas do dia 5 de abril pude ver as exposições e a grande movimentação de pessoas. Aquilo ali estava muito bonito, alegre e trazia uma energia positiva. O feriado, acredito, motivou as pessoas a saírem de casa e a curtir como se fosse um domingo de veraneio. O trabalho de organização da Secretaria de Esportes sob o comando do Pastor Elói merece nossos parabéns, tudo muito bem planejado.


Vendedoras de produtos nutricionais
Além da grande movimentação de pessoas, percebi o quanto é importante a realização de um evento, a concentração de pequenos negócios, todos oportunamente pensando em movimentar seus produtos. Vamos começar olhando para a Toca do Manduquinha que oferecia excelente música eletrônica de Alceu Valença, praticamente do agrado de todos ali, principalmente para os muitos clientes que se serviam de comida gostosa, petiscos e bebidas geladas.


Comidas tradicionais, humm!
A praça estava colorida, em todos os sentidos, mais, especialmente por famílias que traziam seus filhos para se divertirem. No amplo espaço público muitos brincavam de patins, patinetes e skates, enquanto isso, trabalhadores montavam a cama elástica, o pula-pula, a casinha de bolinhas coloridas, do outro lado, vendedores portavam lindos balões infláveis, havia um veículo com patins novíssimos para alugar. Muito bem bolado e mais, um empresário fazia demonstração de aeromodelismo colocando no ar réplicas de aviões e aproveitavam para fazer imagens de drones.

Batata frita, sem dúvida, muito gostosa
Cerca de 250 pequenos empreendedores apostaram e foram felizes, ofereciam milho cozido, assado, batata frita, cachorro quente, sucos e refrigerantes, sorvetes, pastéis e mesmo cerveja geladinha. Para quem precisava matar a fome, não tinha problema, havia empadinhas, bolos, vatapá, arroz com galinha, arroz paraense. Parecia um festival de iguarias saborosas. Tudo isso antes mesmo de começar as apresentações musicais com artistas locais. O que vi foi uma gente alegre, animada e outras oferecendo seus produtos e muitos consumindo, uma forma de movimentar a economia local.

Trabalhos de artes
A programação de aniversário vai prosseguir e muitos estarão lá para comercializar seus produtos. Como o clima estava quente e abafado resolvi me retirar, muitos estavam chegando. Imaginei que ía chover, não choveu. Fiquei imaginando como foi à noite. Aquilo ali ficou cheio de pessoas e de vendas. Muito bacana. Daí, podemos inferir sobre a importância para a economia local sobre a realização de um evento cultural, com base no aniversário de Marabá podemos dizer, que venham mais eventos planejados e divulgados amplamente. Muitos como eu vão continuar aplaudindo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF