quarta-feira, 26 de abril de 2017

Setur PA capacita condutores de trilhas e caminhadas no Marajó

Um total de 89 pessoas de comunidades dos municípios de Soure e Salvaterra foram qualificados como condutores de trilhas e caminhadas pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), por meio do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur), e parceiros, entre os últimos dias 03 e 08 de abril. A iniciativa recebeu o apoio e suporte do Governo Federal e Banco da Amazônia para sua realização no arquipélago.
A formação abrangeu temas e instruções sobre Gestão Ambiental, Unidades de Conservação (UC), Especificidades da APA Marajó e da RESEXMAR de Soure, Técnicas de Interpretação Ambiental, Observação da Natureza (fauna, flora, avifauna), Ecoturismo e Criação de Trilhas, Animais Peçonhentos, Técnicas de Condução de Trilhas e Noções de sobrevivência em área de selva (nós e amarrações, obtenção de água e fogo por meio fortuitos e armadilhas).
Além disso, os alunos participaram de aulas práticas na Trilha dos Caruanas, em Soure, e na Trilha do Bacurizal, em Salvaterra, que resultaram no encerramento da qualificação. “O Estado precisa capacitar profissionais, seja para que exerçam a função de trabalhador, seja para empreenderem como empregador de outras pessoas, movimentando a economia e gerando emprego e renda”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.
Foram parceiros nesta qualificação o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade (Ideflor-Bio), Instituto Federal do Pará (IFPA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), RESEXMAR, Instituto Caruanas do Marajó-Cultura e Ecologia, Escola Estadual de Educação Tecnológica do Pará (EETEPA) e secretarias municipais de Turismo de Soure e Salvaterra.
A capacitação promovida pelo Programa Estadual de Qualificação Profissional do Turismo (Peqtur) levanta as necessidades de qualificação no trade, municípios e parceiros, oferecendo aos profissionais dos diversos segmentos do turismo uma ferramenta capaz de aumentar a eficiência, aprimorar a qualidade dos serviços prestados e ampliar a competitividade, com vistas a integrar o produto turístico e contribuir para o desenvolvimento do setor no Estado.
Texto: Ascom Setur - Fotos: Setur/Divulgação
http://setur.pa.gov.br/noticia/curso-de-condutor-de-trilhas-e-caminhadas-qualifica-89-pessoas-no-marajo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF