sábado, 28 de janeiro de 2017

Comemoramos 50.000 acessos

Antes de outras coisas vale a comemoração da marca dos primeiros 50.000 acessos ao blogger (alcançados nas primeiras horas de 28/01), este canal foca somente sobre informações de turismo. O mês de janeiro de 2017 ficará marcado por algum tempo ao alcançar num único dia o expressivo recorde de 1.480 visitações, puxando essa fabulosa marca a postagem sobre a Reunião dos Conselheiros de Turismo com o Vice Prefeito Toni Cunha. Até então, posso abrir o jogo, estava muito feliz com 290 a 375 acessos diários e tivemos um feito recente, alcançamos 9.297 visitações no mês  de dezembro de 2016, um recorde e vai ser ultrapassado, vamos passar dos 10 mil em janeiro.

O fenômeno tendo como referência o dia 25 de janeiro pode ser explicado, foi a postagem com o Vice Prefeito Toni Cunha e a pauta sobre turismo, ou seja, são informações importantes prestadas para o trade, representado pelo Conselho Municipal de Turismo no dia 24 de janeiro, todos queriam ficar informados do que ocorrera e sobre o futuro da política do turismo. Neste ponto, faltou a participação da imprensa e não ocorreu o registro jornalístico, aliás, essa pauta poderia ter espaço na mídia local, não vejo nada sendo publicado para mostrar nosso potencial, nossa riqueza cultural, nossa cidade e nossa gente. O blog MarabaTurismo foi o único a fazer o registro. Precisamos abrir a porta, estreitar a boa relação com a mídia, levar para eles as novidades e as ações é algo que o Conselho precisa tomar pé. Seria importante que esta reunião estivesse no site da Prefeitura, mas, o nosso amigo fez o registro ao vivo em vídeo pelo facebook, daí, então, todos procuraram o nosso blog. Mas, a comunicação dos fatos turísticos precisam ser mostrados, a população precisa saber e os empresários precisam se motivar a investirem aqui, todos ganham, inclusive o setor jornalístico.


O Ofício de se escrever um blog

A gente começa a escrever para esvaziar um pouco a mente, socializar informações e mesmo idéias. Com esse objetivo criei o blogger: www.marabaturismo.blogspot.com.br e a vontade era de criar um site. Me decepcionei, me cobraram 2,5 mil reais. Eita brincadeira séria e cara, negativo, pode parar! E a aventura de escrever começou em 21 de agosto de 2015, como algo bem normal neste caso, sobre o potencial turístico (http://marabaturismo.blogspot.com.br/2015/08/potencializar-o-turismo-e-uma-saida.html), naquele instante percebi que o turismo poderia ser a válvula de escape do cenário de crise financeira que vem fechando as portas no comércio e na indústria. Daí em diante começamos a construir o debate sobre a ativação do Conselho Municipal de Turismo.

A atividade de fazer postagens é meio árdua, passar uma manhã ou um dia inteiro para preparar um único artigo não é fácil, trabalho por amor mesmo e, ao fim do texto ter a sensação de que a produção foi mínima. Entra nos ingredientes a leitura já memorizada e insights (ideias que surgem de repente, uma iluminação, num estalo) que nos remetem à mais pesquisa e mais fundamentação, verificação das fontes e das leis. Depois, vem a revisão, uma, duas e três vezes e pronto! Pronto nada, depois de publicada vimos alguns erros de digitação. Em recente matéria sobre reunião de criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itacaiúnas (http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/01/reuniao-busca-criar-o-comite-da-bacia.html) referi-me ao Vídeo Documentário SOS Rio Itacaiúnas, a falha foi em relação aos créditos equivocados da produção. Fiz a alteração e, afinal, um puxão de orelha educado nem dói.


Postagens Mais Lidas

O blogue praticamente faz artigos com a finalidade de informar a sociedade, de sensibilizar as autoridades e empresários e contribuir de alguma forma com o trabalho do Conselho Municipal de Turismo, tanta alegria se deve ao simples fato de que, só postamos sobre turismo, não entramos na seara da política partidária e de outros interesses, o nosso é unicamente sobre o segmento de turismo, daí, ter leitores diariamente é um deleite para quem escreve. Agora, posso apresentar quais são os temas de maior interesse dos nossos fiéis leitores:

Sobressai com destaque a postagem sobre a reunião com Toni Cunha pelos aspectos já mencionados, entretanto, há muito tempo que a postagem mais acessada dava conta do interesse dos eventos do Calendário Cultural da cidade, sobre o que estava para acontecer e mais, querendo visitar a cidade é natural que o turista busque informações sobre o que está sendo promovido. Em seguida, também muito natural, é o desejo de saber mais sobre a riqueza ambiental, notadamente a riqueza ambiental de nossas áreas verdes, florestas e reservas biológicas, do nosso Zoológico (Parque Zoobotânico), turismo para gringo ver.A gastronomia aparece entre as mais lidas, sobretudo pela necessidade de se conhecer e, mais ainda, pela importância de se promover concursos de comidas regionais, como acontece em outras cidades. Enfim, saber o que fazer, se guiar pelas orientações de um roteiro turístico demonstra que há interesses, então, esse é outro caminho. E, por fim, no rol das mais lidas o artigo sobre a Feira Coberta da Laranjeiras, grande feira que abriga a diversidade de produção regional, dos cheiros e sabores exóticos do Pará, um passeio riquíssimo que deixará o visitante sob orientação de um guia conhecedor de nossa diversidade e costumes.


Meus Leitores pelo Mundo

Merece nosso agradecimento muito especial todos os nossos leitores pelo mundo afora. É isso mesmo, os textos são acessados por diversos países e já sabemos o que gostam de ler, e o fazem isso diariamente e isso nos motiva a escrever. Eu fico sabendo diariamente quem nos visita, ou seja, a nacionalidade dos nossos leitores, daí, de vez em quando faço um texto e publico em inglês. É uma forma de mantê-los informados e dar-lhes um pouco de atenção. Agora um quadro vai mostrar quem são os países que mais leem o marabaturismo.blogspot.com.br e a todos muito obrigado! Obrigado mesmo!


Eu sou Francisco Arnilson de Assis, sou formado em Letras pela Universidade Federal do Pará, sou empresário, diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Marabá, Presidente do Clube dos Lojistas do Shopping Pátio Marabá, Presidente do Clube de Xadrez Marabá e Vice Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Marabá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF