sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

O Gigante Adormecido

Esse Gigante pode despertar a qualquer momento
O Turismo pode se tornar a maior economia da cidade de Marabá. Tenho dito nas muitas postagens sobre o enorme potencial que temos, da grande estrutura já montada, enfim, tudo que o turismo precisa, claro que nem tudo está pronto, lapidado para dar a largada nesta empreitada. Mas, também, apesar de tudo, como não foi preparada ainda precisa de investimentos, capacitar mão de obra e mesmo mudar algumas coisas. O bom é que já há uma base e, inclusive, é uma aposta que faz os empresários locais de, que, se houver uma ligação entre o poder público, empresários e o terceiro setor tudo vai deslanchar. O trabalho já realizado desde agosto de 2015 pelo Conselho Municipal de Turismo traz esse alento, de transformar a economia desse Gigante chamado Marabá, segundo uma grande vocação e, considerando a posição de Pólo da Região dos Carajás e, o melhor, a partir do nosso sucesso promover essa política nos demais municípios.


Pertencente a Região Turística do Araguaia-Tocantins, o município de Marabá está na categoria B, do Mapa do Turismo Brasileiro, apenas Belém está na categoria A. Estamos na frente do lindo município de Bragança que já está na rota turística Belém-Bragança, bem estruturada. O Mapa do Turismo Brasileiro é reconhecido tanto pelo Senado Federal como pelo Tribunal de Contas da União como um instrumento para orientar a gestão no desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas. Este instrumento é de fundamental importância para que se respeite os princípios de eficiência da Administração Pública e neste quesito estamos muito bem.

Considerado como município prioritário pelo Ministério do Turismo e, pela Secretaria de Estado de Turismo, todo esse privilégio ainda não foi aproveitado pela falta de organização do poder público municipal, nem mesmo a construção do Centro de Convenções, a reforma e ampliação no Aeroporto João Correia da Rocha sensibilizou nosso gestor. No entanto, a vida segue e não espera. Iniciar a transformação da cidade com a perspectiva do turismo é um grande diferencial neste momento de crise. Há problemas financeiros para a prefeitura, falta de recursos, a gente compreende, no entanto, o turismo é promovido, também, com apoio empresarial, não é apenas com recursos públicos. Mas, quem é que vai investir sem perspectiva de ganhar no futuro? Ninguém coloca dinheiro em atividades que não darão resultados. Certo?

Como despertar esse Gigante?

Muitos querem despertá-lo
Maior cidade da região, maior população da região, terceira ou quarta economia do Estado, maior centro de compras da região e etc, e etc. Marabá é um Gigante a atender com o comércio e a prestação de serviços em torno de 22 cidades, o aeroporto é um dos mais importantes no país em termos de atendimento regionalizado, são 36 municípios. Entre muitos outros fatores, desnecessários elencá-los, esse Gigante adormece na questão turística pois, inexiste uma pasta a tratar desta vocação altamente rentável. É estranho mais é verdade. Hoje o Conselho Municipal de Turismo converge toda a preocupação com a temática, embora, não seja uma entidade operacional, ser apenas consultivo e deliberativo. 

Não está sendo fácil despertar o Gigante, principalmente porque também consideramos algumas dificuldades na gestão pública com cortes de despesas e etc. No entanto, há espaço para a Cultura e para o Turismo cresceram e melhorarem a economia. A velocidade do setor empresarial não é a mesma da gestão de governo, um é muito rápido e ansioso e o outro lento, meio molengão e não dá para ficar parado. A gente vai despertá-lo uma hora dessas fazendo a parte que cabe aos empresários, acreditar e agir. E a nossa escolha é não desistir. Mesmo sabendo que pode demorar muito ou quem sabe se a resposta não estará logo ali na frente, há alguns dias? meses?  

Olha, ele vai despertar!
Cabe ao município puxar a discussão sobre o apoio ao funcionamento do Centro de Convenções, temos conversado muito sobre isso no Conselho de Turismo, é uma tarefa imensa, importante e que precisa do apoio de todos os empresários do trade, embora, alguns prefiram aguardar que tudo se resolva apenas nos gabinetes governamentais, sem nenhum esforço pessoal. Outros preferem agir e ver as soluções possíveis. O certo é que Marabá pode perder muito espaço com essa falta de articulação governo municipal e trade turístico. Podemos ver outro município despertado há mais tempo assumir a gestão do Centro de Convenções, depois a gente vai reclamar. Reclamar da professora sem fazer o dever de casa? Aí não dá. Perdeu!

Há muita coisa para ser feita. Vamos começar?
O Gigante precisa despertar para colocar seus representantes nos fóruns de discussões locais, regionais e estadual. Qual a posição que hoje ocupamos? Fique certo de uma coisa, ainda estamos dormindo e o sono parece muito gostoso. No entanto, pouca coisa favorece a quem dorme muito. Na redondeza temos municípios que vem discutindo e tomando ações concretas, tomando posição estratégica. Um pouco mais a gente perde a liderança, o poder acerca do turismo regional. Sabe por que? Estamos sonhando um futuro melhor e este sono é prologado, um sono sem fim. Ei Gigante, vamos despertar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF