quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Reunião busca criar o Comitê da Bacia do Rio Itacaiúnas

Reunião foi conduzida pela Sra. Renild Machado
Um grupo de trabalho formado por ambientalistas, órgãos públicos, universidades, setores da sociedade civil, organizações não governamentais e comunidades indígenas  se reuniram na manhã desta quarta (18/01), no Escritório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, preocupados com a preservação e recuperação do rio Itacaiúnas, cujo objetivo é o de criar o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itacaiúnas e articular a realização de um grande Seminário em meados de março de 2017.

O rio Itacaiúnas nasce na serra da Seringa no município de Água Azul do Norte, é formado pela junção do rio da Água Preta e rio Azul e desemboca na margem esquerda do rio Tocantins em Marabá. Considerado como um rio Estadual, tem 390 km de comprimento e possui área da bacia de 42 mil quilômetros quadrados e tem como afluentes os rios Madeira, rio Parauapebas, rio Oneã, rio Vermelho, rio Aquiri, rio Tapirapé, rio Sororó e rio Preto.

Rio Itacaiúnas ao fundo a Nova Marabá. Foto: Arnilson
Em consequência de intensa devastação da floresta, de matas ciliares e mesmo a poluição que é jogada em sei leito, vem sofrendo e corre o risco de morrer. O Itacaiúnas já foi muito importante para o município de Marabá, principalmente por abrigar em suas margens imensos castanhais e reserva de caucho, uma espécie de látex muito utilizado no passado na área da medicina.

O grupo de ativistas, nas suas discussões abordaram pontos capitais da sobrevivência humana pois, o fim do rio vai afetar enormemente a produção agrícola e pecuária e, já afetou a piscicultura, foi lembrado, a cidade hoje não é mais a maior produtora de castanha-do-Pará, nem de peixes. Daí, a razão de criar medidas protetivas.

A discussão passou por estratégias para a realização da plenária ainda neste mês, convocação de autoridades e especialistas, de ribeirinhos, de pescadores, comunidades indígenas, para, provocar forte impacto e conscientização sobre o que o rio representa para a vida, e da água que precisamos, bem como os animais, para viver e o rio Itacaiúnas não pode secar.

Parte do Grupo de Trabalho Pró Bacia do Rio Itacaiúnas
O tema de preservação do rio Itacaiúnas vem ganhando corpo, uma expedição realizada em outubro de 2015 pela Fundação Casa da Cultura de Marabá liderada pelo biólogo Noé von Atzingen constatou que o rio está secando e, em alguns pontos, como visto na expedição, há pontos completamente secos e em outros o rio foi percorrido a pé numa extensão de 10 quilômetros com pouquíssima água. Além do desmatamento constatou-se muito de assoreamento e diminuição das chuvas na região como contribuidores, além da ação do homem para o agravamento da situação.

Projeto Ciranda Verde

Na imagem ao lado o nosso amigo André Vianello, criador do Projeto Ciranda Verde uma iniciativa popular que já mobilizou centenas de simpatizantes em toda a sociedade local. O projeto congrega o trabalho de voluntários e do poder público, com enorme visibilidade internacional lançou neste ano um vídeo documentário S.O.S. Itacaiúnas, com imagens e depoimentos de ribeirinhos e pescadores afetados com a diminuição dos peixes e com a poluição que o homem vem jogando no leito do rio. O documentário pode ser visto no blog: http://projetocirandaverdemaraba.blogspot.com.br/2017/01/assista-ao-filme-sos-rio-itacaiunas.html e, digo mais, aqui começa uma jornada de proteção, preservação do rio Itacaiúnas e já deu a largada, o resultado esperado será o salvamento e manutenção da vida do rio que prá mim tem um sentido, vida.

Potencialidades de um rio

Falaremos um pouco sobre atividades do ecoturismo, na verdade de cidades que já exploram e desenvolveram maior consciência ecológica. Difícil não lembrar de Bonito - MS, com atividades de ecoturismo e turismo de aventura, banhar, mergulhar com equipamentos e ver uma enorme variedade de peixes, conhecer grutas e cachoeiras e um todo um cenário natural verde e de belezas divinas, um lugar abençoado. E a forma como explorado é outra coisa bem legal, pois Bonito é considerado um dos destinos mais sustentáveis do mundo. O que dizer dos Lençóis Maranhenses -MA onde as pessoas visitam para conhecer as dunas e as lagoas que se formam com as águas da chuva e um cenário maravilhoso? Já foi cenário para novelas da Globo. E da cidade de Brotas no interior de São Paulo que tem no rio Jacaré Pepira inúmeros atrativos turísticos. Enfim, fiquemos apenas com estes poucos exemplos para não se alongar muito.


Errata, uma correção no texto acima, o vídeo S.O.S Itacaiúnas erroneamente creditei ao André Vianello, nada verdade foi idealizado por Izabel Bastos e coube ao amigo André Vianello a edição deste trabalho altamente elogiado. Imagens de Sky Lira e Ederson Oliveira, fotos de Ulisses Pompeu e André Lima, parceria com o ICMBio, Guardiões do Verde, Associação dos Artistas Visuais do Sul e Sudeste do Pará, Projeto Ciranda Verde. Em razão disto, segue a ficha técnica desta importante contribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF