quinta-feira, 22 de novembro de 2018

HISTÓRIAS SOBRE AS ORIGENS DE MARABÁ: PERSONALIDADES VINDAS DE BOA VISTA

Sem dúvida uma obra ímpar, As Origens de Marabá Volume 1 de 1590 a 1913 de autoria de José da Silva Brandão, nos traz acontecimentos fantásticos acerca da nossa origem mais remota, passo a seguir a transcrever um importante texto.


Personalidades vindas de Boa Vista
Consultando os livros de Actos (1878-1880); Livro de Provisões dos Actos da Cavalaria, Infantaria e Registros de Patentes da Guarda Nacional (1880-1884); Inquéritos Políciais Manuscritos e resultados publicados no Diário da Justiça de Goiás nº 40, 115 e 161 e dezenas de outros documentos do Arquivo Público de Goiás e Museu das Bandeiras, na antiga capital do Estado, encontramos subsídios importantes para esclarecer fatos da maior importância para a História de Marabá, conhecendo um pouco dos pioneiros provenientes de Boa Vista e que, no Estado do Pará foram responsáveis pela ocupação de 288.000 km.
Esses brasileiros que vamos referir foram verdadeiros heróis, que ficaram esquecidos, ignorados pela história de nossa terra. É necessário que os nossos jovens conheçam, familiarizem-se com as suas origens e seus feitos em nosso município.

Conhecer e analisar as grandes dificuldades sofridas por aqueles bravos, ao ocuparem definitivamente uma região que ficou mais de 300 anos servindo apenas como campo exploratório a predadores que levavam os recursos preciosos que a natureza pródiga havia nos legado.

Saíam do Burgo Agrícola do Itacaiúnas para buscar o sal, em Porto Nacional subindo 1385 quilômetros pelo rio Tocantins ou enfrentar as cachoeiras do Itaboca (localizava-se acima do município de Tucuruí), para atingir Belém a 600 quilômetros sem ter outra alternativa, a não ser subir o Tocantins até Santa Teresa da Imperatriz e dali seguir de tropa de burro até Grajaú, Barra do Corda no Maranhão, para buscar suprimentos que vinham abastecer aquelas cidades através do rio Mearim, provenientes de São Luiz.

Seria injusto que aqueles heróis continuassem no anonimato. Resgatamos portanto, alguns tópicos de suas importantes participações na construção de Marabá, naquilo que foi o mais difícil o seu início e desbravamento definitivo.

Passamos a fazer uma leve menção sobre alguns dos mais importantes e cultos cidadãos que vieram da cidade convulsionada de Boa Vista do Tocantins:

Carlos Gomes Leitão,
Francisco Accácio de Figueiredo,
Tenente Coronel Mestre Gregório Accácio de Figueiredo,
Alferes de Cavalaria Raymundo José dos Passos Maravilha,
Major Gomes Leitão,
Viúva e família Alexandre Francisco Gomes,
Capitão Aureliano Pereira de Barros Lima,
Alferes do 3º Corpo de Infantaria José Gomes Leitão,
Tenente Norberto da Silva Mello,
Capitão do 5º Corpo de Cavalaria João Gomes Leitão,
José Clementino da Silva (genro de Carlos Leitão),
Francisco Bezerra Cavalcanti Nery,
Hilário Coelho da Silva Gomes,
Antônio Tertuliano Gonçalves Pimenta,
Heliodoro Pereira de Barros Lima,
Manoel Antônio de Pontevedra (português),
Hildebrando Abrantes de Faria Gonçalves,
Leocádio Antônio de Souza,
Hermenegildo Britto Fonseca Lima,
Professor Raymundo Lacerda Blois Liart,
Mestre Romão Germano Antunes do Amaral Gurgel,
Professor Raymundo José Vicente da Silva Braga,
Telésforo Gonzaga Lima,
Faustino Tertuliano Bandeira,
José de Almeida, Heráclito Lima Carvalho Gama,
Pio de Noronha e muitos outros.

Os primeiros pioneiros chegados de fora (do Maranhão) foram Antônio Pimentel e Hermínio Pimentel provenientes de Riachão e participaram da maratona dos campos gerais e da descoberta do caucho, eram mercadores de gado e trouxeram 85 rezes da Fazenda Novo Mundo de suas propriedades através da velha “Estrada do Boi”, gostaram e ficaram no Burgo. Estes foram os primeiros migrantes da nossa história.

Créditos: ao Professor José Soares Brandão, autor da obra Origens de Marabá de 1590 a 1913.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF