domingo, 15 de janeiro de 2017

Vinte Problemas do Turismo brasileiro


Não sou um Expert, sou um pesquisador da realidade e de informações. Gosto de ver temas novos e me aprofundar e trazer da realidade local algo que trazer alguma reflexão, como no texto abaixo fiz várias pesquisas e fui pinçando os pontos considerados relevantes. Muitas estruturas que trabalham a política do turismo precisam se aproximar onde estão os gargalos que impedem o crescimento do turismo regional. Com esse pensamento sirvo-os das informações coletadas. Elas vão mostrar que há problemas no turismo brasileiro e isso vem afetando os estados e municípios e, vou incluir também as gestões dos aeroportos que vem perdendo passageiros continuamente. Não temos mais Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Paralímpicos e agora estamos no real do Brasil, os números do turismo serão apresentados sem a influências destes grandes eventos, foi bom? Foi bom demais e já passou. Agora é o momento de construir e de melhorar sem que seja para atender a um grande evento, que seja para melhorar realmente o turismo e suas políticas públicas. Na real.

Vinte problemas nas políticas do turismo brasileiro 

  1. Falta de competitividade impacta em preços excessivos e impacta na qualidade dos serviços prestados;
  2. Falta de fiscalização dos serviços prestados;
  3. Poucas rotas aéreas impedem a integração no território nacional e com países vizinhos;
  4. Incentivo para a criação de empresas regionais;
  5. Desonerações tributárias que beneficiem o setor, e aos combustíveis de aviões;
  6. Melhor sistematização a partir da Lei Geral de Turismo de todas as leis do setor; para definir as atribuições da Embratur e do Ministério;
  7. Maior transparência da aplicação dos orçamentos do turismo
  8. Aumentar e melhorar os investimentos no setor por parte das prefeituras, governadores e governo federal;
  9. Incentivo de parcerias público-privadas (PPPs), principalmente nos estados da Região Norte;
  10. Mais sinalização turística nas cidades;
  11. Descobrir aonde foi parar a política nacional do turismo, da promoção e da divulgação institucional do turismo nacional, no país e no exterior;
  12. Estímulo às iniciativas públicas e privadas de incentivo às atividades turísticas;
  13. Monitoramento e a avaliação dos planos e dos programas de incentivo ao turismo;
  14. Melhor gestão através de capacitação dos gestores dos Fundos Municipais e Estaduais do Turismo;
  15. Estímulo à formalização, à certificação e à classificação das atividades, dos empreendimentos e dos equipamentos dos prestadores de serviços turísticos.
  16. Mais presença nos Estados da EMBRATUR, que é a autarquia especial do Ministério do Turismo responsável pela execução da Política Nacional de Turismo no que diz respeito a promoção, ao marketing e ao apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional. 
  17. O Ministério do Turismo precisa aproximar-se dos Estados e atuar em apoio a geração do desenvolvimento social e econômico para do país, por meio da ampliação do fluxo turístico internacional e nacional.
  18. Que o Ministério do Turismo com os governos estaduais e a Embratur façam verdadeiramente a promoção internacional de todos os estados brasileiros;
  19. Maior apoio do Ministério do Turismo para a execução das metas dos Planos de Turismo nos Estados com menor índice de eficiência;
  20. Melhor gestão das secretárias de estado em relação às secretarias municipais, principalmente em relação aos municípios considerados prioritários.


Considerações Finais:

Bom, essa é uma contribuição para uma reflexão e também não é uma crítica ao Ministro do Turismo. Espero que sirva para esse propósito pois, sei da grande dificuldade que os empresários passam com o atual cenário brasileiro, não cabe mágica para tantos problemas. Cabe a presença e ação para sair do buraco. Já passou a Copa e as Olimpíadas e agora vamos cuidar de verdade das cidades para o turismo regional, nacional e internacional. 

Nossas cidades precisam de ajuda, estão com um problemão nas mãos e não recebem as visita de técnicos ou do Ministro do Turismo, nosso maior órgão de gestão da política pública do turismo, ficam nos gabinetes elaborando muitos relatórios e estatísticas. O problema não são os relatórios e as pesquisas, os problemas estão nas cidades com suas gestões equivocados e nenhum resultado concreto. É isso, hora de andar e de realizar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF