terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Turismo: Novo setor da economia brasileira

Santarém - PA, O Caribe Brasileiro
Muitas cidades do Brasil tiveram e ainda tem como foco no setor produtivo a agricultura, pecuária, indústria, o comércio entre outros. Muitos avançaram em termos de produção e em volume de dinheiro, alguns encontram-se consolidados e quase não conseguem crescer mais. E outros, em função da forte crise vivem o momento do fechamento de empresas com agravamento da crise social afetando fortemente os serviços públicos. Mas, muitas abriram suas portas para um novo setor, o Turismo, por considerar o processo de diversificação de segmentos envolvidos e considerando os potenciais existentes como rios, lagos, serras, morros, cachoeiras, prédios históricos, igrejas, artesanatos, cultura, gastronomia, praias, monumentos e etc.

Embora seja uma grande necessidade do setor empresarial o turismo é uma atividade planejada, não basta ter os atrativos e encantos naturais, passa pela vontade pública do município que precisa ofertar uma infraestrutura básica para criar o plano, ter um calendário cultural e turístico e apoiar as ações empresariais e trazer a população para seu lado para algo benéfico que surgirá. As ações decorrentes da implantação não virão no curto espaço de tempo, mais, virão e terão grandes chances de consolidarem-se como um canal de desenvolvimento regional sólido, através da preservação do que já existe e do que for implantado. A longo prazo os benefícios serão muitos, tantos sociais como econômicos e toda a comunidade estará envolvida e beneficiada e, assim teremos uma cidade com uma nova imagem com ruas limpas e bem cuidadas, gente mais educada, uma cidade melhor sinalizada e povo mais feliz.


Novo Setor e Novos Empregos


Novos empregos surgirão para atender a demanda turística, novos cursos e mais pessoas acreditando e colaborando neste crescimento. O comércio mediante a chegada dos milhares de turistas terão novos clientes, a população ocupada será bem maior e aumentará o poder de compra destes. Haverá muito mais mão de obra especializada e novos hotéis e restaurantes serão construídos, roteiros turísticos serão oferecidos e muita gente vai comprar os pacotes para conhecer a nossa cidade. 

Haverá a oportunidade de qualificação na prestação de serviços para muitos, como guias, barqueiros, recepcionistas, garçons, recreacionistas, tradutores, chefes de cozinha, motoristas etc, será o grande momento para muitos empregos. Com a movimentação dos turistas, o setor gastronômico como o dos restaurantes e lanchonetes terá a oportunidade de expandir seus empreendimentos e, trará a possibilidade da criação de novos estabelecimentos. Além disso, o transporte coletivo poderá ser modernizado o que favorecerá não só aos visitantes, mas também os próprios moradores. Com a implantação e aperfeiçoamento do setor hoteleiro, haverá a geração de empregos e a injeção de dinheiro no comércio devido aos produtos que os hotéis precisarão para atender aos hóspedes, além do movimento decorrente dos turistas que circularão pela cidade em busca de presentes, lembranças, artesanatos entre outras curiosidades. O setor gráfico e de comunicação visual terão mais clientes e precisarão confeccionar mais materiais gráficos e publicitários.

A inauguração de novos entretenimentos, que são essenciais para preencher a estadia do turista na cidade, beneficiará também a população local. A concorrência que se estabelecerá entre as empresas será benéfica, pois o aumento da produção de bens e serviços estimulará a competitividade entre os elementos da oferta, melhorando a qualidade dos serviços. O turismo é uma atividade que propicia um mercado onde todos ganharão, embora haja concorrência leal por melhores serviços e preços.



A Cultura como força do turismo

Santarém vem chamando a atenção de turistas internacionais
Esse novo setor da economia não pode se esquecer da parte histórica, cultural e do meio ambiente da cidade, nem de nada. É preciso promover a difusão e valorização das atividades culturais, de arte e de turismo e haverá maior cuidado com a preservação histórica e do patrimônio cultural. É muito importante a promoção do Calendário de Eventos, já elaborado e, através de um trabalho bem coordenado executar as ações previstas. Eu vejo que muitas portas poderão se abrir e ter maior fluxo de visitações. As manifestações artísticas e culturais precisam estar inseridas no planejamento de ações dos Planos Municipais e, nestas ações, é de extrema importância a participação dos Conselhos Municipais de Cultura, do Meio Ambiente e de Turismo entre outros. O André Vianello sempre me chama a atenção para a questão do Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico de Marabá, ideias maravilhosas, um exemplo, o uso de imagens da arquitetura marabaense nos cardápios dos restaurantes, com esta simples medida estaríamos expondo nossas belas construções aos turistas. É uma boa provocação, valeu amigo André Vianello. 


Desvantagens e Riscos 


Como todas as áreas da economia, o Turismo também possui desvantagens e riscos. O setor exige grandes investimentos de capital, principalmente em sua fase inicial de implantação e o processo se mostra lento até atingir o mercado consumidor. O mau uso do Turismo na cidade, originado da falta de informação e conhecimento das peculiaridades de sua produção representam desvantagens que impedirão a atividade de se desenvolver de forma bem sucedida. Com a valorização dos espaços físicos que poderão se tornar futuros atrativos, o setor imobiliário pode agir de forma desenfreada, supervalorizando o espaço, tornando-o inviável pelos altos custos. O desequilíbrio ambiental como poluição atmosférica além do desgaste dos atrativos, pode causar grandes malefícios à própria população, criando situações complicadas até mesmo à saúde e causando a perda do que já foi implantado.

Portanto, a participação da comunidade na realização da obra turística na localidade é de extrema importância. Se todos colaboram, estes riscos se tornam menores, pois cada um ajuda a cuidar daquilo que trará seu próprio benefício, como exemplo, ajudando a preservar os atrativos, não quebrando, pichando, e não deixando que outros venham a cometer tal destruição. E mesmo que os riscos e desvantagens existam, os benefícios trazidos ao município se sobressairão diante dos pontos negativos se administrados de forma correta e eficaz, diminuindo o desemprego já que muitos empreendimentos serão inaugurados, com isso reduzirá também a criminalidade e violência, pois muitos se ocuparão de forma digna nas novas atividades turísticas, além de aumentar a entrada de dinheiro na cidade, maior arrecadação de tributos por parte do governo, o aumento da renda familiar fará com que as pessoas consumam mais movimentando todos os setores da economia local.



O Nordeste é o Novo Polo do Turismo Brasileiro


Fazendo uma análise entre duas regiões brasileiras, o litoral nordestino e a região central do Paraná, observa-se que o litoral nordestino que há pouco tempo atrás era uma área não explorada turisticamente, passou a ser um pólo receptivo de turistas nacionais e internacionais, transformando a região num centro turístico, onde há infraestrutura hoteleira de todas as categorias, além da gastronomia típica que é explorada, a criação de entretenimentos diversos antes não existentes, destacando a região no cenário turístico nacional que tem crescido e se desenvolvido cada vez mais economicamente e socialmente frente a outras regiões do Brasil. Já a região central do Paraná, considerada ainda uma área não explorada, poderia utilizar o setor turístico da mesma forma feita pelo nordeste para promover, crescer e desenvolver a região que hoje apresenta uma economia fraca em quase todos os setores. Pode-se aproveitar os potencias naturais que a região já possui, como fazendas, cachoeiras, rios, lagos, morros, implantando o Turismo Rural, Ecoturismo, Turismo de Aventura, e também aproveitar a gastronomia e cultura da região, criando festas típicas como as feitas na Costa Oeste do estado, que geram lucros e divulgam as cidades, ou ainda instalar atrativos artificiais que motivem a vinda de visitantes, movimentando assim o centro paranaense.

Frente a todas as potencialidades apresentadas acima, as inúmeras vantagens socioeconômicas e culturais além de outras que o Turismo pode proporcionar a todos os agentes econômicos envolvidos, se sobrepõem. Acredita-se que nos municípios, a atividade turística se caracteriza como um fator que contribuirá para a melhoria do nível e da qualidade de vida da população e para a prosperidade das empresas e economia local.

Artigo de Francisco Arnilson de Assis - Conselheiro de Turismo


Fonte de pesquisa para a elaboração deste importante arquivo: 
http://www.revistaturismo.com.br/artigos/fatorcrescimento.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF