Divulgar os atrativos turísticos de Marabá, até o momento a gente não se preocupou em mostrar nossos produtos turísticos, que, no entanto, precisam ser construídos. Os anos em que a atividade ficou sem gestão acarretou diversos problemas para o trade. Vi o movimento no Veraneio de 2016 quando ocorreu programação, serviu para dar uma melhora significativa mas, foi justamente neste mês (julho) por decisão do executivo municipal que a secretaria foi desativada. Enquanto faltar estruturação na gestão e no trabalho que se pretende promover, infelizmente, não vamos poder reclamar da sorte. Agora já temos quase pronto Inventário Turístico de Marabá e o Calendário de Eventos 2017 e, predomina as incertezas de quando, por onde e como começar a trabalhar a nossa programação de eventos da cidade, divulgar nossos atrativos. O certo é que não há nenhuma divulgação.
Tenho dito que falta um norteador dentro da execução dessas atividades locais. Falta mesmo. Também sei que o momento é para se ter um pouco de paciência, tempo para que a nova gestão possa organizar a casa e as finanças. Mas, não é nenhum pecado essa reflexão. O norteador é algo semelhante, no meu modo de pensar, como jogar uma pedra em um lago, a água está parada e a pedra atirada se choca provocando ondas em todas as direções, várias ondas. É assim que quero dizer, de começar a agir segundo uma perspectiva de formar ondas, partindo de um ponto e alcançando vários outros.
Toda a ação envolve planejamento e o marketing turístico toma como objeto ações concretas. Então vamos refletir novamente, já temos um Inventário que apresenta uma grande oferta de serviços, temos o Calendário de Eventos, coisas ainda soltas dentro de um política pública, ou seja, dentro de um planejamento e, a divulgação não acontecerá nestes termos. Não se pode provocar que o Estado divulgue se nem nós mesmos temos eventos. Antes que pensem o contrário, não estou fazendo nenhuma crítica a quem quer que seja.
Secretaria divulga o turismo no Estado
A Secretaria de Estado de Turismo após atirarmos a pedra estará entre os círculos, será uma grande onda para divulgar Marabá, assim como faz com outras cidades, muito bem feito por sinal. O site da Setur contem a divulgação de alguns municípios, também, a TV Cultura nos intervalos comerciais. Quase tudo, no sentido de divulgação vai depender da nossa cidade, de nossa ação. Podemos propagar nossas imagens e vídeos em diversas direções. Acho que está faltando esse passo inicial.
A divulgação e promoção do turismo local é uma das mais importantes funções da administração pública, em razão de seu papel de coordenação e execução de muitas ações na cidade para provocar as transformações sociais, culturais e econômicas. A divulgação envolve várias iniciativas como a participação em feiras nacionais e internacionais. Quando o município é organizado no turismo as colaborações surgem, como foi a nossa participação no Flytour 2016, o esforço conjunto dos atores públicos e empresariais é a melhor saída.
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