quarta-feira, 19 de abril de 2017

O dia do Índio, 19 de Abril

A denominação índio foi atribuída aos habitantes da América pelos colonizadores, que durante muito tempo chamaram a América de Índias Ocidentais. Essa denominação, além de refletir a visão do colonizador, generaliza e uniformiza grupos nacionais diferentes, apagando as especificidades de cada nação. Apesar desses inconvenientes, ela é largamente usada por estar consagrada como referencia aos povos que já viviam – alguns poucos ainda vivem – na América no período pré-colombiano.

Quem primeiro descreveu os índios brasileiros foi Pero Vaz de Caminha, em 1.500 quando da descoberta, frei Vicente do Salvador em 1.527; Lery junto aos frades franceses Cloude d´Abeville e Yves d´Evreux; e Pero Magalhães Gandavo, em 1.585; Gabriel Soares de Souza, em 1.577, que narra costumes pitorescos como o filho rejeitado pela tribo.


O tupi, depois de ser maltratado e escravizado pelos brancos, exaltou o sentimento de bravura e da vingança e o levou à prática de excessos de antropofagia. Ele não devorava o inimigo por gula, mas para desagravo de sua honra. Mantinha-o prisioneiro muito bem alimentado, dava-lhe a este o direito de escolher a mulher solteira entre as da tribo, que desejasse e com ela convivia maritalmente durante o período do seu encarceramento. 

O naturalista alemão von Martius, ensinou que os Tupi se expressavam por oito principais grupos linguísticos distintos: Tupi, Guarani, Jê, Huk ou Cuoko, Kren ou Kerenkue, Pareci, Mundurucu, Aruake e Guaicuru. O professor Charles von Steinen, registrou que o Tupi vivia para a guerra, após a perseguição dos brancos. Tinham de sua força e de sua coragem, profundo orgulho, associado a uma verdadeira paixão pela glória. Vencer o inimogo era maior ufania de seus guerreiros. 

O general José Vieira Couto de Magalhães, anotou carinhosamente os costumes das tribos: Cadieu, Guaicuru, Guató, Pareci, Coroado, Caiapó, Xavante, Xambioá, Xerente, Canoeiro, Carajá, Gorotire, Aruã, Apiacá, Arara, Putcarot, Apinajé, Javaé, Carambu,e outros. Esses índios, ensinou ele, não saiam sozinhos `noite por medo de seres tenebrosos. Tinham horror à escuridão, daí o costume de manter acesas as fogueiras à noite. Acreditavam que nas montanhas azuis do lado do Ocidente, reuniam-se as almas dos mortos. Que as almas dos Curumi, vem chorar em volta das cabanas. As armas usadas eram: arcos, flechas, clavas ou tacape, lanças e escudos. Os instrumentos eram: machados, chuços, facas, motas, graias (feito de pedra) foi comprovado pelos sítios-oficina situados nas cercanias de Marabá. As sua ocaras eram protegidas por uma cerca em sua volta, chamada Caiçara. O casal dormia em rede e os curumi dormiam em esteiras trançadas de folhas de palmeiras, eram os "piris". Levantavam geralmente muito cedo, antes do nascer do sol, banhavam no igarapé, depois iam comer cada um na sua cuia, todos de cócoras em volta do chefe que distribuía a comida em partes iguais. Os alimentos consistiam em: farinha, bolo, carne, peixe e frutas. Eles comiam vagarosamente, mastigando e remoendo bem os alimentos. As bebidas eram feitas de frutas, cereais, legumes e tubérculos, as quais bebiam em excesso.

Nas enfermidades usavam como remédios: ervas, óleos e a sarjadura. Curava-se ainda pela música, pelo canto e até pela sugestão. Gostavam imensamente de festas e por isto qualquer motivo era fartamente comemorado. A idade ideal para o casamento do homem era aos 25 anos, era comum casar com a viúva do irmão, se tivesse mai de uma mulher, a primeira era a que comandava na ocara, nos afazeres domésticos.

No começo não era nada fácil ser índio. Rocha Pombo registrou que nos primeiros séculos da colonização do Brasil, os portugueses escravizaram os índios e não reconheciam neles a condição de criaturas humanas e por isto os tratavam como animais, surravam-lhes até a morte.

No local onde está situado a cidade de Marabá, habitava a tribo dos Taká-y-una, que não era uma tribo numerosa e que se extinguiu nos meados do século XVIII. O termo Itacaiúnas sofreu modificações do nome original Taká-y-una que significa: taká, que dizer castanha; Y, quer dizer água ou rio; Una, quer dizer preta. Daí, o significado dado pelos índios é: rio da castanha preta.

Texto redigido com base na obra: As origens de Marabá, páginas 77 a 79.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF