quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Turismo Marabá: Praia dos Lençóis: um pouco de sossego

Foto de Herculano Neto
Depois de uma hora e meia seguindo de lancha, rio acima, quem saiu da Orla do Tocantins na Marabá Pioneira, depois de passar por lugares encantadores como a Praia do Espírito Santo, chega a um pedaço de paraíso conhecido como Praia dos Lençóis, um lugar distante do burburinho da civilização. De longe é possível divisar a extensa faixa branca, em formato de meia-lua, que a areia delineia do lado direito do rio. Pontuando o cenário brancacento, cabanas de sapê dão ao lugar um tom de rusticidade quase que obrigatória. 

Bem ao centro da extensa faixa branca de areia, uma quase quinquagenária ingazeira parece arranhar o céu, com suas raízes fincadas à margem de um pequeno igarapé que escolheu exatamente aquele ponto pra desembocar no Tocantins. O igarapé tem nome de mulher. Chama-se Mãe Maria e tem águas em tom de bronze, extremamente geladas. A praia dos Lençóis fica dentro da área de 10 alqueires da Fazenda Bela Vista, espólio de Maria de Lourdes Soares Carvalho. Quem cuida da terra é o filho dela, Rivaldo Soares Carvalho. Nesta época do ano, ele aproveita a visita dos turistas para faturar.

O balneário é acessível também por terra. Dista 17 quilômetros do núcleo São Félix e a estrada é razoável. Além da paisagem majestosa, o grande barato da Praia dos Lençóis é a tranquilidade. O local é ideal para quem procura um lugar onde possa descansar e fugir da badalação.

Texto de Laércio Ribeiro
Revista Foco Carajás n.º 14 ago/set 2010.

Próxima postagem: Das praias para grutas e cavernas

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF