sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Conheça os atrativos turísticos de Piçarra

Piçarra - distante 201 km de Marabá
Vamos falar muito de mais uma cidade pequena, um pouco distante e bem servida de atrativos naturais que, no entanto, ainda não despertou para o seu grande potencial turístico e pouco é explorado e divulgado, é uma cidade com uma estrutura mais rural que urbana e cujos hotéis e restaurantes se aproximam do familiar com muita simplicidade de suas estruturas. O município de Piçarra tem uma população aproximada de 15 mil habitantes, fica distante 740 km da Capital e 201 km de Marabá (algo em torno de 3 horas de viagem), tem como municípios limítrofes: São Geraldo do Araguaia, Xinguara, Eldorado dos Carajás e Curionópolis.


O município de Piçarra foi criado em 1995 pelo governador Almir Gabriel, desmembrado de São Geraldo do Araguaia. Primeiro surgiu como povoado em 1978 com o Batalhão de Engenharia e Construção, que veio para realizar a abertura da estrada entre São Geraldo do Araguaia a Itaipavas (uma vila de moradores) em um percurso de 90 km e, ali foi montado um acampamento para abrigar os trabalhadores e o maquinário da empresa, o local coincidiu de ser montado em cima de uma cascalheira, também chamado de piçarreira, ficando o nome de Piçarra.

Muitos atrativos naturais
Praia de Itaipavas e o torneio de pesca esportiva

Situada na Vila de Itaipavas, distante 47 km da sede do município Nessa praia, existem ilhas costeiras identificadas como Praia da Fabiza, Praia do Paulinho, Praia do Murici, Praia da Luzilândia e Praia do Dominguinhos. A praia é bonita, com pedras e mata no seu entorno e muitas áreas de sombra. Existe durante o todo o ano e tem um pequeno trecho para nadar. A principal atividade no local, entretanto, é a pesca. Existe um roteiro de pesca da colônia de pescadores de Itaipavas, dentre as espécies existentes estão: Jaú, Tucunaré, Surubim, Piranha, Fidalgo e Barbado. A praia abriga a Pousada do Jaú, sede da realização de um torneio de pesca, e também o projeto Quelônios, ação de preservação ambiental das espécies Tartaruga da Amazônia e Tracajá. Como Chegar na Praia de Itaipavas, chega-se através de transporte público e a condição física do trajeto é razoável, sem sinalização turística de acesso. A praia tem infraestrutura de alimentação e sanitários para o recebimento de turistas.



Praia do Cabral é um dos principais atrativos naturais

Situada na Vila do Cabral, Zona Rural, distante 45 km da sede do município. A praia com extensão variável de cerca de 2 km no verão tem águas claras e rasas. No veraneio (julho), a prefeitura monta uma estrutura com palco, banheiros, espaços para estacionar  para camping. A Associação de Barraqueiros e Moradores da Vila Cabral fica responsável pelas barracas de alimentos e bebidas, que serve refeições self service, pratos feitos e espetinhos. Esta praia é um dos principais atrativos naturais do município, recebendo de 20 a 30 mil pessoas por temporada durante o veraneio. Chega-se com condução própria ou particular e a estrada é considerada boa. 



Praia do Marcelenense

Situada na Vila Marcelenense distante 30 km da sede do município localizada às margens do Rio Araguaia. Durante o verão, funciona um bar e muitas pessoas acampam por lá. Mas, não há infraestrutura de banheiros ou lixeiras e somente poucas pessoas a visitam por falta de infraestrutura.



O Rio Araguaia passa por aqui

Enfim, é interessante conhecer Piçarra, lugar banhado pelo Rio Araguaia (na extensão do município) pertencente à bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo, nasce em Goiás e possui 2 mil quilômetros de extensão e deságua no Rio Tocantins. Várias praias, algumas de areias brancas e águas propícias para banho. Além disso, abriga fauna e flora ricas, sendo comum avistar botos, gaivotas, jacarés e mergulhões. O Rio Araguaia é também um dos mais piscosos rios do Brasil, podendo ser comparado aos rios do Pantanal no volume de pescado e na quantidade de espécies disponíveis. É navegável em quase todo o seu trajeto e apenas em seu terço final ocorrem travessões de pedras de maior ou menor proporção. O rio pode ser percorrido em barcos ou voadeiras, que podem ser alugados junto aos pescadores em um dos pontos de acesso ao rio no município.



Acomodações:

Abaixo alguns hotéis e restaurantes da cidade, vale a pena informar que são acomodações simples e confortáveis, sendo pouco comum o pagamento em cartão de crédito, basicamente no dinheiro. Então, se preparem na hora de fazer os pagamentos.

Hotel D’Raphael
Na Av. Araguaia, Centro, Telefone: (94) 3422 1216 E-mail: hoteldraphael@bol.com.br. Possui 22 apartamentos com TV, ar, frigobar e wi-fi, Café da manhã. Os quartos são simples, aliás, o próprio hotel é de padrão simples.

Hotel e Restaurante Evelin
Situado no Centro, na Av. Araguaia, Telefone: (94) 99230 0119 = E-mail: kaliciaevelin_bio@hotmail.com. Possui 10 apartamentos com TV, ar, frigobar  e wi-fi, café da manhã, área social, restaurante, espaço para café da manhã e área externa com quiosque e espaço para eventos. É considerado como um hotel simples, se assemelha a uma hospedagem familiar e está em sendo ampliando.

Hotel Piauí
Também na Av. Araguaia, no Centro, possui 13 apartamentos com Ventilador, café da manhã, e sala de TV. Enfim, mais um hotel simples.

Hotel Vanessa
Mais um no Centro, na Av. Araguaia, telefone: (94) 99116 4365 e 99181 1862m e-mail: irley.co.uk@hotmail.com. Possui 15 apartamentos com TV, ar, ventilador, garagem e wi-fi, café da manhã. Área social com varanda comum no segundo andar. Também na categoria de hotel simples e familiar com dependências e atendimento de boa qualidade.

Pousada do Jaú
Situado na Vila Itaipavas, na Zona Rural, possui 11 apartamentos, é uma pousada bem simples e limpa. Quartos com paredes de madeira. Banheiros coletivos. É necessário levar roupa de cama. Pertence à Prefeitura de Piçarra e abriga o  Torpep – Torneio de Pesca Esportiva de Piçarra.


Alimentação:

Restaurante e Lanchonete Bom Sabor
Endereço: Av. Araguaia, 190, Centro, Telefone: (94) 99125 6554. Atende À*la*carte Oferece refeições (prato feito), normalmente com as seguintes opções: chambari (mocotó), carne de panela, galinha caipira e peixes fritos. Faz sucos de frutas típicas (murici, buriti, cajá e cupuaçu).

Restaurante e Panificadora Frigideira
Endereço: Av. Araguaia, 626, centro. Telefone: (94) 99125 3762 e 99235 6070. Menu fixo e self service por quilo. É servido almoço com comida caseira e churrasco, lanches e produtos de padaria. Estrutura física simples.

Restaurante Evelin
Endereço: Av. Araguaia, 742, Centro. Telefone: (94) 9923 0119. Atende à*la*carte e menu fixo. A especialidade da casa é a picanha na brasa, mas serve também cozidos de frango e peixe e outros ao gosto e encomenda do cliente. Estrutura muito simples.

Restaurante Oliveira
Endereço: Av. Araguaia, Centro. Telefone: (94) 99199 5412.Menu fixo oferece pratos feitos, normalmente com arroz, feijão, carne, salada, macarrão e farofa. A proprietária é quem faz e serve as refeições.

Bar Espetinho do Junior
Endereço: Av. Araguaia, 118, Centro. Telefone: (94) 99105 5707  e 99119 9061. Os espetinhos vêm acompanhados de arroz, feijão tropeiro, vinagrete e mandioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF