sábado, 11 de fevereiro de 2017

Turismo sustentável em Marabá

Praia do Tucunaré, Veraneio 2016. Foto: Arnilson
Recebo bastantes sugestões de pautas, sou muito agradecido por todas, algumas tenho certa facilidade e em outras preciso de mais pesquisas. Todas são ótimas e, esse artigo sobre turismo sustentável foi uma sugestão. Um pouco de desafio para mim, vou ver se consigo chegar a um bom termo desta pauta, sobre turismo sustentável. Em primeiro lugar sustentável é algo que se sustenta. E turismo é um termo que está ligado ao ato de viajar. Então, turismo sustentável, podemos inferir é uma viagem em meio à natureza, por exemplo, sem causar danos, em poucas palavras, conhecer e preservar. Posso dizer mais um pouco, de contemplar uma floresta, fazer observação de animais, de navegar em um rio e etc.

Como exemplo negativo, algumas atividades econômicas não pensaram no futuro, não se preocuparam na sustentabilidade de seus negócios, é o caso da indústria madeireira, fez muitas derrubadas e não se preocupou com o replantio. Nos dias atuais isso é um verdadeiro crime, a extração de madeira se dá seletivamente e com poucas árvores, as consideradas mais idosas são as escolhidas. Para isso é feito um mapeamento de todo o inventário e acompanhamento, retirando-se apenas algumas, preservando as demais. E com o turismo sustentável é quase assim, a filosofia é a de preservação da natureza, para sempre.

O turismo sustentável é uma atividade que pode se firmar em nossa região, em Marabá, em lugares onde a natureza empresta o seu espetáculo de beleza. Na Amazônia temos essas facilidades na forma de rios, cachoeiras, florestas e animais, enfim, estamos em um ambiente rico em biodiversidade.  Entrar em uma floresta e ver a nossa imensa flora, seus frutos, folhas, caules e seus usos, seus cheiros é um espetáculo para todos os sentidos, para todas as pessoas. Ouvir a natureza a cantar graciosamente uma sinfonia de sons incessantes, ver as aves e animais no seu habitat representa um grande programa, e mais, sair com a consciência tranquila de ter respeitado e contemplado essa obra divina.

Conhecer os rios Tocantins, Itacaiúnas, chegar ao Araguaia (no município de São João do Araguaia), navegar em suas águas, parar em suas praias, conhecer lugares paradisíacos, afastados, calmos, silenciosos, sem poluição, nadar, mergulhar, saborear frutos regionais, ver a aproximação de aves e de alguns animais inofensivos, tudo isso é possível. Essas atividades que envolvem os nossos rios, a natureza, ainda não são exploradas comercialmente, não existe estes roteiros comercializados. Mas, é possível, em função do conhecimento das pessoas que trabalham nos rios, dos barqueiros, pescadores e outros conhecedores das matas. Tanto que, em Marabá, há mais de 200 barcos de todos os portes, como também em Itupiranga, em Tucuruí, Parauapebas ou em São João do Araguaia.

O turismo sustentável, ou ecoturismo, que se assemelham no sentido semântico, são atividades que respeitam e preservam o equilíbrio do meio ambiente e permite conhecer noções de educação ambiental. Estar numa praia de águas límpidas e sem poluição é o que todos nós merecemos, então, a Amazônia oferece essas possibilidades, é uma aventura ecológica, emocionante, inesquecível.

O ecoturismo no entorno de Marabá

O Sol do Tocantins aqui é mais belo. Foto: Arnilson
Há um grupo de monitores formados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade - ICMBio em Marabá, capacitados para guiar os visitantes na Floresta Nacional de Carajás, uma aventura, um passeio por florestas intactas e mesmo a agredida com a exploração mineral, são coisas fantásticas, tanto as intactas como as feridas pela extração em grandes dimensões. São extremos que vão da preservação ao uso do solo e da flora, tudo dentro das leis brasileiras. E a cidade de Marabá tem muito para mostrar, sejam as Florestas de Carajás, do Tapirapé-Aquiri ou a Reserva Biológica do Tapirapé, todas com suas peculiaridades de rios, lagos, grutas, cavernas, cachoeiras, vegetação nativa, aves e animais da Amazônia.

A navegação através do rio Tocantins, partindo de Marabá pode ser uma excelente pedida, tanto rio acima como abaixo. Podemos passar pela Ponte Rodoferroviária, onde circula o maior trem de minérios do mundo, ponte singular de mão francesa, ou seja, os carros circulam nas duas pistas, o condutor entra e circula pela mão direita e ver outros carros vindo pela esquerda, e mais, essa ponte tem uma extensão de mais de 2 quilômetros. Passar no momento em que um trem estiver circulando é emocionante. E subindo o rio podemos alcançar a linda cidade de São João do Araguaia e encontrar o rio Araguaia, belas praias, lugar para pescaria, muitas praias e ilhas desertas. Vale a pena.

Também, podemos descer, seguindo para a cidade de Itupiranga, no caminho há o Pedral do Lourenço, maciço de pedras enormes e com uma cachoeira que amedronta a maioria das pessoas, no entanto, muitos conhecem o lugar certo da passagem e não há nenhum perigo. Nesta cidade, também muito hospitaleira temos muitos cenários lindos, muitas praias, muitos locais para pesca, muitas ilhas e um rio maravilhoso, o Tocantins.

O Zoobotânico de Marabá

Distante apenas 4 quilômetro do centro urbano, esse lugar encantador nos recebe com uma mata de árvore de grande porte, sem querer a gente vai olhar para o alto, é lindo, majestoso. No entanto, o visitante terá a oportunidade de conhecer muitos animais e aves da Floresta Amazônica, dentre eles a Anta, a Capivara, o Caititu, a Onça, a Jaguatirica entre outros. Aves como papagaios e araras e a imponente Harpia, também chamada de Gavião Real, a mais pesada ave de rapina do mundo (pesando até 10 quilos)e de maior envergadura 2,5 metros.

O funcionamento do Zoo Botânico se dá de quarta até domingo das 8 horas da manhã até às 16 horas, na entrada o visitante colabora espontaneamente com um valor simbólico de 4 reais para adultos e 2 reais para crianças. Também pode optar por fazer uma trilha ecológica em um ambiente amazônico preservado para sempre, eu acho. Esse passeio será uma excelente pedida, principalmente para grupos de pessoas e famílias, diversão e cultura na certa. E mais, tudo continuará preservado para outros visitantes.

O que é Ecoturismo

O termo Ecoturismo foi introduzido no Brasil no final dos anos 80, seguindo a tendência mundial de valorização do meio ambiente, mas foi com a Rio 92 que esse tipo de turismo ganhou visibilidade e impulsionou um mercado com tendência de franco crescimento.Ecoturismo é uma idéia nova e que caiu na boca do povo. É um termo que funciona, e muito bem, para atrair clientes. O problema está em seu entendimento, pois para alguns o termo significa turismo ecologicamente correto, para outros é sinônimo de turismo na natureza, turismo alternativo, responsável, ético, verde, ambientalmente correto ou ainda turismo sustentável.

Abaixo alguns conceitos que encontramos pela internet:
“Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.”
(EMBRATUR e Ministério do Meio Ambiente)

“O Ecoturismo caracteriza-se pelo contato com ambientes naturais, pela realização de atividades que possam proporcionar a vivência e o conhecimento da natureza e pela proteção das áreas onde ocorre. Assim, o Ecoturismo pode ser entendido como as atividades turísticas baseadas na relação sustentável com a natureza, comprometidas com a conservação e a educação ambiental.”
(Ministério do Turismo)

“A prática do Ecoturismo pressupõe o uso sustentável dos atrativos turísticos. A distribuição dos benefícios resultantes das atividades eco turísticas deve contemplar, principalmente, as comunidades receptoras, de modo a torná-las prota­gonistas do processo de desenvolvimento da região.”
(Ecoturismo, Orientações básicas, Mtur 2008)

“Ecoturismo é “viagem responsável para áreas naturais que conservam o meio ambiente e sustentam o bem estar da população local”. Às vezes é definido como uma subcategoria do turismo sustentável ou um segmento da cadeia de turismo. Ecoturismo inclui interpretação e aprendizado, é desenvolvido em pequenos grupos por pequenas empresas (de preferência geridas pela comunidade local) e particularmente por populações rurais.”
(www.gdrc.org/uem/eco-tour/eco-sust.html)

“Ecoturismo é o turismo com tema ou propósito ecológico, mas não necessariamente sustentável. Pode-se pegar um avião (e emitir toneladas de carbono) e ir ver espécies ameaçadas de pinguim.”
(uk.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090528103747AAOpWz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF