segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Setur qualificou 2.548 trabalhadores em 2016

A Secretaria de Estado de Turismo qualificou 2.548 trabalhadores
que atuam na cadeia turística em 2016
 O total de 2.548 trabalhadores da cadeia produtiva do turismo foi capacitado em 2016. Este foi o resultado obtido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) no trabalho de qualificação da mão de obra local nos polos turísticos paraenses. A consolidação da estratégia de desenvolvimento econômico no eixo da Rota Belém-Bragança foi preponderante para os números finais, com a capacitação de 2.131 profissionais.
O processo de capacitação, que envolve palestras e aulas teóricas e práticas dos cursos ministrados, alcançou 19 municípios: Belém (incluindo os distritos de Icoaraci e Mosqueiro), Ananindeua, Marituba, Bragança, Capanema, Castanhal, Igarapé-Açu, Salinópolis, Santa Maria do Pará, Barcarena, Canaã dos Carajás, Soure, Salvaterra, Peixe-Boi, Nova Timboteua, Ponta de Pedras, São Francisco do Pará, Tracuateua e Maracanã.

Entre os cursos oferecidos pela Setur, por meio do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (Peqtur), em 2016, estão Cozinha Brasil, Projeto Vigilância e Saúde, Gestão de Pequenos Negócios Turísticos, Oficina de Contação de Estórias, Qualidade no Atendimento ao Turista, Garçom e Garçonete, Oficina de Literatura e Cordel, Cozinha Regional, Projeto Biizu, Policiamento Turístico, Condutor de Trilhas e Caminhadas, e Monitor de Turismo Religioso.
Para execução do programa, a Setur conta com parceiros considerados primordiais para o êxito e credibilidade dos cursos, visando o crescimento organizado do setor de turismo. Entre eles estão a Agroindustrial Palmasa S. A., Associação Ecoilha, Capitania Dos Portos, Fundação Escola Bosque, Hiléia Indústrias e Produtos Alimentícios S. A., Marinha do Brasil, Pará 2000, Perfumaria Chamma da Amazônia, BPA, Cibrasa e Faam, além das secretarias municipais de Turismo e das agências distritais.
A gerente de Qualificação Profissional e coordenadora do Peqtur, Flávia Lima, enfatiza o mérito do programa e a relevância dos parceiros. “O maior desafio em 2016 foi superar as dificuldades financeiras que o Brasil e o mundo atravessam, levando cursos de qualidade que transformam os trabalhadores em autônomos na área do turismo, pois sem qualificação não há como entrar no mercado e não há como visualizar oportunidade de trabalho. Sem os parceiros não teríamos alcançado estes números expressivos para situação econômica do país”, diz.
O Peqtur é um dos instrumentos que integra o Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará, o Ver-o-Pará, que tem como objetivo a qualificação de profissionais para melhorias, quantitativas e qualitativas, no setor de turismo do Estado, além de geração de emprego e renda. Desde de 2011, quando foi criado, o programa já capacitou mais de 15 mil profissionais ligados direta ou indiretamente a cadeia produtiva do turismo.
Conquistas – O leque de oportunidades que se abre no mercado de trabalho para um profissional qualificado é sempre mais amplo. A máxima vale também para o turismo, em especial, para quem enxerga na atividade uma alternativa para criação de novos negócios. É o caso de Ana Paula Santos, concluinte do curso de Condutor de Trilhas e Caminhadas, no segmento de Turismo de Aventura.
Após participar da qualificação, Ana Paula montou a própria empresa, a Nós na Trilha, ao lado de dois outros colegas, também concluintes do curso. “A empresa já está há um ano no mercado. Trabalhamos com condução de trilhas, rapel e acampamento, em geral no Parque do Utinga, mas também na Ilha de Outeiro e no município de Santa Bárbara”, explica.
Os cursos foram coordenados pelo Programação Estadual de
Qualificação do Turismo - PEQTUR
Para os meses de fevereiro, março e abril estão previstos cursos que incluem os segmentos de cultura, natureza e negócios. São eles: Qualidade no Atendimento ao Turista, Manipulação de Alimentos, Hospitalidade Turística, Cozinha Brasil, Atendimento e Informações Turísticas para Taxistas, Gestão de Negócios, Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, Monitor de Turismo Cultural, Circuitos Religiosos e Condutor de Trilhas e Caminhadas.
As turmas terão entre 20 e 50 alunos, que serão certificados ao final dos cursos, nos municípios de Curuçá, Igarapé-Açu, São Caetano de Odivelas, Soure, Salvaterra e Marapanim, no distrito de Mosqueiro e na Ilha de Cotijuba, abrangendo os polos turísticos de Belém, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Marajó.
Em dezembro de 2016, Maria Lúcia Sena concluiu o curso de Gestão de Negócios, em Salinópolis, situado no polo turístico Amazônia Atlântica. Dona de uma tapiocaria na região, ela diz que a capacitação foi valiosa. “Trabalho diretamente com o turista, e por meio do curso passei a fazer parte uma rede turística em Salinas. Todo o conhecimento adquirido por mim e pelos outros colegas está sendo muito bem aproveitado e estimulando nosso crescimento profissional, que é aplicado ao turismo”, conta.
Os serviços Social da Indústria (Sesi) e os nacionais de Aprendizagem Comercial (Senac) e Rural (Senar), além da Pastoral do Turismo e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), são os parceiros destes cursos do primeiro quadrimestre de 2017.
“Este será um ano com novos cursos, novos parceiros e grandes desafios. Conto com a equipe do Peqtur, com cada parceiro e principalmente com os alunos, pois quando abrimos um curso é necessário que cada um entenda que é investimento e esforço de todos”, conclui a gerente de Qualificação Profissional, Flávia Lima.
Da Agência Pará - http://www.agenciapara.com.br/Noticia/143005/setur-capacitou-mais-de-25-mil-profissionais-da-cadeia-turistica-em-2016
Por Israel Pegado - 11/02/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF