segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Praia poluída, quase Maravilhosa

Praia de Santos, impecavelmente limpa
Não há nada como visitar uma cidade e constatar que as ruas são limpas, proporcionando passeios agradáveis. A limpeza é um dos quesitos avaliados nas pesquisas com viajantes e moradores. Ter uma cidade com as ruas e praças super limpas e bem cuidadas, ter o lixo o acondicionamento e tratamento adequado chamam a atenção de todos. Segundo pesquisa do Trip Advisor, Tóquio é a cidade turística com as ruas e praças mais limpas e conservadas do mundo. O exemplo mais arrojado, linha dura mesmo vem de Singapura, impecavelmente limpa e lá é proibido a venda de chicletes e jogar bituca de cigarro no chão (gera uma multa de até 400 reais).


Saindo do contexto de nações desenvolvidas, vamos nos ater a realidade brasileira, que há bons exemplos também. Mas, é preciso considerar este fundamento como sendo de muita importância, pois, é comum a reclamação em relação à cidades ou locais turísticos poluídos ou mau tratados. Não que o lugar não seja limpo diariamente, simplesmente pelo fato de alguns dos usuários não colocarem o seu lixo em locais apropriados. Quando a sujeira está em todos os lugares, não há milagre, o público foge e vai para outro, além da sujeira, do fedor, as condições de higiene ficam prejudicadas. O caso de algumas praias, a sujeira torna o local inapropriado e a grita é geral. Todos reclamam e os turistas levam uma impressão muito negativa. Aquela imagem ficará guardada na memória e quando algum amigo ou pessoa da família cogitar em visitá-la, vai ser criticada de imediato e no mesmo instante a cidade ou o atrativo ficarão queimados.

Alguns eventos e locais podem surpreender pela limpeza, exemplo da Oktoberfest em Blumenau no estado de Santa Catarina. Com o elevado consumo de cerveja é normal o uso mais acentuado dos banheiros e o surgimento de odores desagradáveis. Mas, fiquem todos tranquilos, é tudo limpinho! Nos banheiros não faltam papel higiênico perfumado, toalhas, sabonetes e sanitários desinfetados a cada uso. Essa é a impressão que o turista leva desta festa, ele vai contar para todo mundo da limpeza que viu. Também pudera, no momento crucial de se usar um banheiro e ele está daquele jeito, ninguém merece!

Praia poluída, quase maravilhosa
Em Gurupi, no estado do Tocantins há um posto de gasolina na margem da rodovia, é impressionante como tudo é limpinho também, o tempo todo. O mesmo a gente pode dizer dos banheiros do Shopping Pátio Marabá, limpos e cheirosos o tempo todo. A todo o momento há alguém cuidando da higienização.

Há casos de cidades muito limpas, como Curitiba, capital do estado do Paraná, da Cidade de Santos em São Paulo. As praias santistas estão constantemente limpas para os banhistas, e olhe que há uns canais que levam a água das chuvas para dentro do mar (são tratadas antes).

Em uma praia urbana de uma capital nordestina, com muita movimentação de pessoas, eu vi que alguns turistas não entravam no mar, em razão da má qualidade da água, considerada imprópria para banho, podendo causar problemas de saúde como a alergia ou mancha de pele e etc. Ao saber da placa informativa os turistas optaram por procurar por desistir, com medo de algum risco de doenças.


É bom que a sua cidade seja falada pelas coisas boas que tem, pela limpeza, não pelas ruins. Enfim, há uma frase que diz: “se você encontrou limpo, deixe-o limpe para o próximo que vier”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF