domingo, 8 de novembro de 2015

Turismo Marabá: Terra de muitos sabores

Pratos da culinária paraense: caldeirada de peixe, 
tacacá, pato no tucupi, vatapá e açaí (centro)
Se o assunto é culinária, o turista que escolhe Marabá não tem o que reclamar. O paladar de quem visita a cidade está muito bem servido de pratos tipicamente próprios das delícias paraenses. O principal deles é o tucunaré, é claro - peixe tão tradicional entre os marabaenses que foi até escolhido como símbolo turístico na Orla do Rio Tocantins, principalmente no período de veraneio, são fartos de pratos a base de peixe e costumam ficar lotados de comensais nos finais de semana.


Outros pratos da cozinha paraense também são muito comuns, como o tacacá, o vatapá e o pato no tucupi. Na bandeja de frutos da terra, o mais requisitado é o açaí, servido abundantemente em diversos pontos da cidade, batido, acompanhado de farinha de tapioca e granola ou em forma de suco energético, acrescido de pó de guaraná e outros estimulantes.

Outros frutos como o cupuaçu e a castanha-do-pará são muito comuns na mesa do marabaense e estão em quase todo o lugar, em forma de doces, sorvetes, musses e sucos, entre outros preparados.

Texto e imagens da Revista Foco Carajás n.º 14 
Publicado sob autorização.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF