segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Turismo na Amazônia Legal, Debate na Câmara dos Deputados

Júnior Coimbra, Secretário de Políticas do Turismo do MTur, 
Dep. Simone Morgado, Nélson de Abreu Pinto CNTur e 
Adenauer Góis Setur 
O Turismo na Amazônia Legal foi o tema de debate em Audiência Pública da Câmara dos Deputados. Em sessão presidida pela deputada Simone Morgado (PMDB), a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia fez a audiência pública no dia 26/11/2015, na Câmara dos Deputados, para um amplo debate sobre as dificuldades que o setor de turismo vem enfrentando na Amazônia Legal Brasileira, tema sugerido pela CNTur - Confederação Nacional do Turismo. 

A audiência teve a presença do secretário Nacional de Políticas do Ministério do Turismo, Junior Coimbra; do coordenador do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo no Pará (Prodetur), Álvaro do Espírito Santo; do presidente da Confederação Nacional de Turismo, Nelson Abreu Pinto, e seus representantes nos estados do Maranhão e Mato Grosso
, respectivamente Paulo Montanha e Jaime Okamura; e o deputado federal Herculano Passos, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, além de membros da bancada paraense na Câmara, como os deputados Joaquim Passarinho (PSD/PA) e Arnaldo Jordy (PPS/PA). Participou também o chefe da Representação do Governo do Estado no Distrito Federal, Ophir Cavalcante Júnior.

Na audiência, foram mostradas as dificuldades que o setor de turismo vem enfrentando na Amazônia Legal Brasileira, principalmente quanto à falta de repasse de recursos para que projetos importantes sejam implantados.

O presidente da CNTur, Nelson Abreu Pinto, disse que a Confederação vem ouvindo várias queixas de representantes da região amazônica, bem como recolhendo propostas para a melhoria do turismo na região, sempre realizando congressos e seminários para tentar diminuir esses problemas, reforçando seu compromisso em favor do desenvolvimento o turismo na Amazônia Legal, para transformar a Amazônia de Turismo Potencial em Turismo Consolidado. Nelson Abreu se comprometeu, ao final da audiência, elaborar uma carta em conjunto com os deputados estabelecendo o turismo na Amazônia como prioritário para o Brasil.

Em seguida, o Secretário de Políticas do Turismo do Ministério do Turismo, Júnior Coimbra, falou sobre os projetos do Ministério que representa e do impacto do contingenciamento orçamentário de 73% do seu orçamento deste ano, o que impediu maiores avanços no setor.

Adenauer Góes, Secretário de Turismo do Estado do Pará mostrou os projetos e o planejamento de sua Secretaria para melhorar o turismo na região, mas que, no entanto, as dificuldades orçamentárias têm impedido a realização da maioria de seus projetos.

Álvaro do Espírito Santo, Jaime Okamura e Paulo Montanha, respectivamente representando os estados do Pará, Mato Grosso e Maranhão, fizeram uma rápida explanação sobre as atividades da CNTur em seus Estados e ao final a deputada Simone Morgado designou Álvaro do Espírito Santo para fazer a apreciação geral dos debates e a produção de um documento a ser levado ao Ministro do Turismo, em audiência pré-agendada pelo Secretário Júnior Coimbra.


Texto da CNTUR - Confederação Nacional do Turismo
http://cntur.com.br/turismo-na-amazonia-legal-e-tema-de-debate-em-audiencia-publica-da-camara/


Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF