terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Diocese de Itapeva - SP e a Criação da Pastoral do Turismo

Imagem: blog.brasilturista.com.br
Falar de turismo religioso, de romarias, da vinda de pessoas para participar de cortejos religiosos é algo bem normal, sempre vimos isso acontecer, principalmente, com o Círio de Nazaré em Belém do Pará, evento que reúne em um só dia mais de 2 milhões de promesseiros. Ademais, parece que não precisa de muita coisa no preparo para o recebimento e acolhimento dos visitantes, mas, engana-se que a coisa é só isso. As igrejas agora precisam se capacitar para esta tarefa.


Neste ano vi umas postagens com fotos sobre problemas entre os guardas de Nazaré com um fotógrafo e, sabe-se que esses setores são organizados e cobrem com qualidade esse grande evento em Belém. É difícil aceitar essa confusão e isso produz uma imagem ruim e coloca o evento com uma espécie de incômodo e esfria a boa relação com os profissionais da imprensa. Claro que isso pode acontecer com tanta gente e muita preocupação com a organização, mas, talvez esses guardas podem estar precisando de capacitação para melhor se relacionar com a imprensa e com os romeiros.

E eu achei muito interessante saber que a Pastoral do Turismo está em fase de oficialização dentro da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. E isto tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos de padres e bispos. Essa ação está em andamento no município de Itapeva que recebeu o Diretor de Turismo Religioso da CNTur e o vice coordenador da Pastoral do Turismo da CNBB, Alfredo Gimenes.

É o turismo em sua perfeita sintonia com a realidade, interligado com especialistas com o objetivo de agradar, satisfazer religiosos e, melhor ainda, a visita foi solicitada pelo Bispo da Diocese Dom José Moreira de Melo com o objetivo de apresentar a proposta para todos os padres.

Alfredo Gimenes fez uma apresentação mostrando a importância do Turismo como ferramenta, não só do desenvolvimento na área econômica da região, mas como grande força no trabalho de evangelização da Igreja.  Apresentou números do Turismo Brasileiro e de como elaborar um projeto de forma responsável e sustentável.

O turismo, de uma forma geral, foi o ramo da economia brasileira menos afetada pela crise neste ano. Com a perspectiva de mais recessão para 2016, investir em turismo é uma grande chance de superar este momento difícil.

O Sudoeste Paulista, principalmente a região que abrange a Diocese de Itapeva, tem uma vocação nata para o turismo, tanto na área de turismo de aventura como no religioso, e será de suma importância à criação de uma pastoral do Turismo que seja atuante nesse e outros processos.

Um projeto para desenvolver a região nessa área já está sendo criado com o apoio direto da CNTur. Em breve todo o Brasil vai conhecer as belezas do Sudoeste Paulista.
Outras cidades, como Limeira SP, Itaporanga e Itararé também estão no processo de conhecimento da atuação da Pastoral do Turismo.

O turismo religioso tem como característica aliar o lazer à afirmação da fé e da religiosidade. Esse segmento desloca cerca de 15 milhões de pessoas por ano no Brasil e de acordo com a EMBRATUR o potencial de crescimento ainda é muito grande.


Itapeva – Uma cidade de muitos encantos



Catedral de Saint´Ana
A cidade tem população de 87.753 habitantes, é o segundo maior produtor estadual de tomate (sua principal cultura), mas têm grande expressividade as lavouras de feijão, milho e trigo (esta, com 32% da produção estadual). É considerada cidade histórica por conservar patrimônio histórico do período escravagista como senzalas e casarios, muros de pedras e outros vestígios da presença dos escravos. À disposição dos turistas: a casa do artesão; trilhas; rios belíssimos; a Catedral de Sant´Ana construída por 40 escravos em 1785; o Memorial ao Tropeiro; 45 cachoeiras que vão de 2 a 50 metros de altura; artesanato que tem como matéria prima a madeira esculpida, argila, cestarias em bambú e sementes; o Cânion Pirituba; o Parque Rupestre Água Limpa onde abriga inscrições que remetem aos povos Kaingangs que ocupou a região a mais de 2 mil anos.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF