quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Políticas Públicas do Turismo em Marabá, Como vão?

Estamos no mês de novembro, período de inverno amazônico. Em outras épocas, dez anos atrás era um período de muitas chuvas em Marabá. Nesse período é comum ocorrerem fortes precipitações pluviométricas, na Capital Belém elas acontecem, talvez, por ser região litorânea. Mas, aqui no Sul do Estado onde a floresta que havia antes virou fumaça as chuvas são poucas. Para completar, a cidade está envolta de uma fumaça densa e misteriosa que reduziu a visibilidade, tudo fica cinza, esbranquiçado. Voos foram cancelados e a pista interditada nesta quarta-feira (02/12) por conta de fortes nuvens de fumaça. Estamos sem chuvas, no fumaceiro e clima quente. E o turismo como vão?

Bom, agora voltemos nossa atenção ao turismo local. Não há dúvidas que o turismo de negócios acontece na cidade. Os turistas estão a circular pela cidade. Mas, esse assunto é para chegar a um ponto importante, precisamos mudar a realidade na recepção desses visitantes que chegam e se vão de forma invisível, sem nenhuma atenção ou apoio da gestão pública. A falta de políticas públicas para o setor é um assunto que vem sendo debatido na cidade. Existe a preocupação de dar uma melhor acolhida para que estes façam comentários positivos sobre Marabá e que possas trazer outros.

O que está faltando no setor público é o diálogo com o setor privado. E olhem vocês que a iniciativa privada não só investiu na cidade como, também, é um importante gerador de tributos e ajuda fortemente à gestão pública, emprega milhares de trabalhadores e é um setor que move diversos segmentos econômicos. Mas, não é salutar para eles se virarem sozinhos. Ninguém faz política de turismo sozinho, por mais que a gestão pública faça pouca coisa, alguma coisa tem que contribuir sob pena de criar, como foi criado, um fosso entre o público e o privado. Se o turismo é a atividade lícita que mais gera impostos no mundo, aqui ela está andando apenas com a perna da classe empresarial.

Estamos tentando amistosamente o diálogo com o gestor municipal, todos os nossos esforços acabam no silêncio de uma resposta que não é dada. Se o Brasil lutou para realizar a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 como forma de abrir o país para os turistas do mundo todo e, na Copa comemorou-se os fabulosos números em receitas aqui deixadas e o melhor, muitos ficaram encantados com a receptividade do povo brasileiro, prometeram retornar outras vezes. Mas, para que tudo isso acontecesse foi necessário a construção de infraestrutura em muitas cidades, inclusive com a construção, reforma e ampliação de muitos aeroportos, ou seja, investiu-se para trazer estes visitantes e eles vieram e continuarão a vir.

É bom que se faça a diferença entre o que é Investimento e o que é Despesa, no caso do turismo é investimento e ele retorna na forma de tributos e geração de renda e empregos. As despesas referem-se a gastos com a estrutura administrativa como salários, encargos, conta de telefone e etc. E é isso que imagino que se passa na cabeça de um gestor, pensar que turismo é despesa e não investimento. Daí, foi desmontada a Secretaria Municipal de Turismo que era ocupada por uma professora que nada sabia das políticas públicas e não pode realizar um trabalho à altura do porte da cidade.

Enfim, relacionamos algumas atividades realizadas, em que participamos e apoiamos, no decorrer de 2015:

Maio/2015:

  • Criação do grupo no Whatsapp Marabá Turismo.

Junho/2015:

  • 17/06 - Participação no I Encontro Empresarial do Sebrae, no Itacaiúnas Hotel visando a prospecção de mercado e tendências em Marabá;
  • 19/06 - Participação do PPA 2016/2019 no Senai para elaboração de um diagnóstico socioeconômico e ambiental da Região de Carajás.

Julho/2015:

  • Reunião com a direção do Shopping Pátio e Escritores em apoio a realização do I Sarau Tocaiúnas;
  • 24/07 - Participação no I Sarau Literário Tocaiúnas no Shopping Pátio Marabá.

Agosto/2015:

  • 09/08 - Festival do Teatro Brasileiro na Praça de São Félix de Valois, assisti a peça de teatro "Flor de Macambira";
  • 20/08 - Reunião do Grupo Marabá Turismo na Revista Elegance;
  • 21/08 - Criação do blog: www.marabaturismo.blogspot.com.br, com a finalidade de lutar pelas políticas públicas de turismo, enfocando nossas potencialidades;
  • 31/08 - Reunião no Senai sobre o Conselho Municipal de Turismo, no Senai.

Setembro/2015:

  • 01/09 - Sessão na Câmara Municipal sobre os horários de funcionamentos de Bares e Casas de Shows;
  • 03 e 04/09 - III Encontro de Cordelistas de Marabá, no Shopping Pátio Marabá.

Outubro/2015:

  • 07/10 - II Encontro Empresarial Devolutivas sobre Tendências de Negócios e Consumo em Marabá, no Sebrae;
  • 11/10 - Projeto Criança Mais Feliz, organização da Revista Elegance e parceiros, no Ginásio da Folha 16, atendeu 2.000 crianças com brinquedos e serviços;
  • 21 e 22/10 - I Encontro Estadual de Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade no Senai;
  • 18/10 - Círio de Nazaré, participei e fiz cobertura fotográfica, Igreja de Nazaré na Folha 16;
  • 22/10 - Talk Show de Tendências e Negócios e de Consumo no Senai.

Novembro/2015:

  • 06 a 08/11 - 4ª FEIRA PARÁ NEGÓCIOS, em Belém, PA, em missão empresarial;
  • 10/11 - Seminário de Crédito do BNDES no Sebrae.
  • 17/11 - Reunião na Comissão Especial de Desenvolvimento da Câmara de Vereadores com o segmento de Turismo;
  • 26/11 - Reunião para a Construção do Diagnóstico de Desenvolvimento Territorial DET Carajás I, no Auditório da ACIM.

Dezembro/2015:

  • 02/12 - Sessão na Câmara de Vereadores e visita ao Gabinete do Vereador Pedro Correa, recebi a cópia de proposição de projeto  que altera o Regimento Interno da Câmara Municipal para incluir o segmento do Turismo na Comissão de Trabalho, Indústria, Comércio, Agricultura e Economia.


E as políticas públicas do turismo, como vão? 

Dói no coração e na alma dizer que estamos fazendo tentando de modo educado e democrático, indo nas instâncias do executivo municipal, por várias vezes foi marcada agenda com o gestor e, por diversas razões não aconteceram. Esse é o nosso trabalho, de fazer a provocação, de cutucar, de acordar esse grande dragão adormecido em favor da nossa causa. Como não temos a resposta oficial da remontagem física e administrativa da Setur, continuamos com nossas esperanças, acreditamos que somente a persistência e a mobilização do coletivo para alcançarmos êxito. 

A Secretaria de Turismo de Marabá está abrigada no Centro da Cidadania, antiga agência da Caixa Econômica Federal, na Velha Marabá em um espaço totalmente inadequado ao porte e a importância da atividade econômica e vocação da nossa Cidade. E, a Secretaria de Turismo nem consta no site oficial da prefeitura: www.maraba.pa.gov.br. Também sabemos que não existe um secretário nomeado e com autonomia para gerir os trabalhos e as políticas relacionadas.

De outro parte, quando estive em Belém no mês de novembro pude conversar com muitas pessoas, com o Superintendente do Sebrae Pará Sr. Fabrízio Guaglianone, conversei com o Superintendente da Federação do Comércio do Pará - Fecomércio Sr. Walmir Santos, Presidente da Associação Comercial do Pará - ACP Sr. Fábio Lúcio Costa e com o Vice-Presidente Miguel Sampaio. No dia 28/11 conversei com o Presidente da Federação do Comércio do Pará Sr. Sebastião Campos e, todos querem contribuir com a atividade turística em Marabá.

O Secretario de Estado de Turismo Sr. Adenauer Góis e o Secretário Adjunto Joy Colares já demonstraram forte desejo de realizar parcerias. O Governo do Estado investe e entregará em breve o Centro de Convenções de Marabá e, infelizmente, o diálogo não se estabelece por conta da inexistência de um interlocutor do município que, poderia ser o Secretário Municipal e mesmo o Gestor da cidade. Por enquanto a gente sofre pela falta de interesse e perdemos todos sem potencializar esta vocação. 

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF