sábado, 12 de dezembro de 2015

Marabá sedia reunião de Desenvolvimento Econômico Territorial

Participantes do DET posam em frente a Câmara de Vereadores de Marabá. 
A cidade de Marabá sediou mais uma reunião do Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET), no Auditório da Câmara Municipal de Marabá, neste dia 11 de dezembro a partir das 9 horas da manhã, com a participação dos prefeitos: João Neto de São João do Araguaia, Edilson Oliveira de Rondon do Pará, Dr. Sidnei de Bom Jesus do Tocantins. Além dos vices Isaelene Labres de São João do Araguaia, Leandro de Sá de São Geraldo do Araguaia, de secretários municipais, inúmeros Agentes de Desenvolvimento e diversos representantes do segmento empresarial, além de diversos representantes do SEBRAE como as Sras. Daniela Ribeiro (Coordenadora do DET em Marabá), Daniela Burkhard e Fabrini (Consultoras do SEBRAE - RS), da Sra. Márcia e do Sr. Roberto Maciel (Consultores SEBRAE - ES) e do Sr. Josenir Soares (Gerente SEBRAE Marabá).
Esta ação territorial tem objetivo de dinamizar a economia dos territórios por meio do atendimento aos pequenos negócios e da melhoria do ambiente de negócios, visando contribuir para o desenvolvimento econômico e a transformação da realidade territorial. O DET é uma estratégia de promoção do desenvolvimento econômico territorial por meio do fortalecimento de atividades produtivas, geradoras de emprego e renda.

O Projeto conta com o público alvo de Micro Empreendedores Individuais (MEI´s), Micro Empresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP), Produtor Rural, Potenciais Empresários e Potenciais Empreendedores de onze municípios que apontarão onde e como será o atendimento em seus municípios. Aos prefeitos, o necessita que se adequem a realidade da Lei Geral que, desde 2012 determinou a regulamentação e implantação da Lei do Simples Municipal e, agora, precisam fazer o dever de casa, além de implantar o REGIN - Sistema Integrado de Cadastro que envolve a Junta Comercial, Receita Federal, Estadual e Municipal, nomear os Agentes de Desenvolvimento e dar apoio ao trabalho destes.


Os municípios que participam do Projeto, que tem a duração de dois anos, são: Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Itupiranga, Nova Ipixuna, Palestina, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia e Marabá. Onde, cada um terá que trabalhar no sentido de construírem seus planos municipais de desenvolvimento. O interessante é que cada um dos municípios desenvolvam estratégias para capturar recursos econômicos fora do território, gerar recursos, reter esses recursos o máximo possível e, enviar recursos para outros territórios o menos possível. Tudo isso pode ser alcançado, se o setor público compreender a importância de ajudar na melhoria das empresas como fator gerador de renda e retenção de recursos econômicos na cidade.


Encaminhamentos:


  1. Os municípios assumiram a tarefa de indicar 03 lideranças para participarem desta Rede de Desenvolvimento, recebendo cada um capacitação e formação, até o dia 18 de desembro de 2016, devendo apresentar os nomes para a Coordenadora Daniela Ribeiro (Sebrae Marabá), pelo e-mail: daniela@pa.sebrae.com.br;
  2. Dar condições para que as lideranças compareçam ao evento de capacitação que acontecerá no dia 12 de janeiro de 2016, em São Domingos do Araguaia;
  3. Elaboração dos Planos Municipais nos dias 02 e 03 de Fevereiro em Rondon do Pará.



Maiores informações: Daniela Ribeiro (94) 98400-1057

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF