terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Hangar Centro de Convenções, Imponente, Essencial

Feira Pará Negócios. Clique para ampliar. Foto Arnilson Assis
Inaugurado em 17 de maio de 2007, o Hangar Centro de Feiras da Amazônia hoje é uma realidade. Em sua construção foram investidos R$ 98 milhões, uma obra de qualidade e bom gosto, feito com materiais de alta durabilidade em uma área de 63,2 mil metros quadrados. O Centro de Convenções destinou área de 24 mil metros quadrados para feiras e exposições, salas multiuso, auditório para 2,2 mil pessoas e estacionamento para 800 veículos. Usou-se muito aço e vidro, madeira de demolição, com uma vantagem muito grande, aproveitamento da luz e de ventilação natural, com isso reduz-se gastos com energia elétrica e com climatização.

Esta obra imponente foi projetada pensando-se na realização de grandes feiras e eventos de negócios. O Hangar impressiona o visitante por sua arquitetura única, aproveitamento de um hangar antigo da aeronáutica. Foi construído para ser o maior instrumento de suporte ao turismo de negócios do Norte do país. O Hangar está dividido em dois espaços interligados, o Hangar 1 e o 2. 

Imagem noturna. Foto Arnilson Assis
No térreo do Hangar 1 o espaço destina-se para recepção, hall de credenciamento, bilheterias e área para feiras e exposições em 9 mil metros quadrados com pé direito de 20 metros de altura onde há passarelas suspensas com visão privilegiada de todo o pavilhão. No andar superior há 20 salas multiusos, quatro com 94 metros quadrados, quatro com 78 metros e quatro com 63 metros. Há salas para reuniões, secretária do evento e central de comunicação.

No Hangar 2 chega-se atravessando um corredor amplo com vista ao paisagismo, chegando nas praças de alimentação, um restaurante, banheiros, salas para administração do centro, acesso que se dá por escadas fixas e rolantes ou de elevador. Há um grande salão com 770 metros quadrados, auditório para 2,2 mil lugares. A estrutura do Hangar é toda reversível e pode ser modulada para espaços maiores ou menores.

A visão externa do Hangar é muito bonita, é quase um convite para adentrar neste imponente prédio que coloca na frente um jardim que por si só já é uma atração. Gramas e árvores lembram uma floresta e água. Foi essa aposta do Governo do Estado para dar suporte ao trade turístico, para trazer eventos que contribuam na movimentação do turismo de negócios, onde esse visitante gasta quatro vezes mais que o turista convencional e, quase sempre vem financiado por empresas e isto é outra vantagem, pois, exige a comprovação de despesas e isto aumenta a arrecadação de impostos.

Pensou-se a construção de um centro de convenções em Belém, na área dos armazéns da Companhia das Docas do Pará, que não concordou em ceder o espaço. Em 2004 o Estado conseguiu um acordo com o Ministério da Aeronáutica que cedeu o uso da área do antigo Hangar.


Hangar 1

Área de Feiras e Exposições (capacidade para dois eventos independentes e simultâneos):
O Hangar oferece 12 mil metros quadrados em dois pavimentos e nível técnico;
Espaço para 192 estandes de 4 x 4 metros.
Pé direito monumental, de 6 metros a 20 metros de altura.
Canaletas a cada 4 metros com água, telefone, eletricidade, gás comprimido, esgoto e rede lógica.
Vãos livres sem pilares de 50 metros quadrados.
Transparência total durante o dia para entrada de luz natural.
Salas multiuso (12 salas de 66 e 100 metros quadrados).
4 Salas de 66 metros para 66 lugares.
3 Salas de 100 metros disposto em: 48 lugares para oficinas e 101 lugares como auditório
2 Salas de 81 metros dispostos em 25 lugares como sala de aula e 80 lugares como auditório.
2 salas de 67,5 metros dispostos em 32 lugares para oficinas e 62 lugares como auditório.
Recepção, Hall de Credenciamento, Bilheterias, Salas de Apoio, Guarda Volumes, Telefones Públicos, Banheiros Públicos com suporte para portadores de necessidades especiais, Posto Policial, Brigada de Incêndio, Ambulatório, Sala VIP, Sala de Imprensa e Depósitos.

Hangar 2











  • Auditório com capacidade para até 8 subdivisões, tendo 4 opções de uso.
  • 12 mil metros quadrados, sendo 2 pavimentos e nível técnico, Auditório Modulável de 1.880 metros quadrados, capacidade para até 2.160 lugares, possibilidade de divisão em até 8 módulos acusticamente isolados, salas de apoio, foyer com 750 metros quadrados na área ao redor do auditório modulável com divisórias móveis, acabamento acústico de 4 camadas. Acústica, Refrigeração e Iluminação independentes, Hall de credenciamento, Sala VIP para palestrantes, Salas de Apoio Técnico e Suporte para Tradução Simultânea, Som e Iluminação, Copa de Apoio para Coffee break, Banheiros Públicos com suporte para portadores de necessidades especiais.
  • Praça de Alimentação do Hangar 2, possibilidade para 6 subdivisões diferentes de ambientes: Opção 1 - 850 lugares; Opção 2 - 610 lugares; Opção 3 - 760 lugares e; Opção 4 - 540 lugares;
  • Restaurante com suporte para servir 2 mil refeições por hora, possibilidade para até seis composições do espaço e suporte para Praça de Alimentação, Restaurante, Sanitários, Administração do Complexo e Pátio de Carga e Descarga.


Grandes Eventos, o Hangar é o lugar certo

Em 2014 foi realizada a XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, evento com maior número de participantes, reuniu cerca de 400 mil pessoas. Com o fluxo intenso de visitação é comum que alguns visitantes percam ou esqueçam documentos e objetos. Caso isso ocorra, "o visitante pode fazer procuração dos mesmos na Central de Monitoramento do Centro de Convenções, como já praticado atualmente em outros eventos", explica a gerente da Organização Social Pará 2000, que administra o Hangar.

A pujança do Hangar é reconhecida por grandes eventos e público, são eventos locais, estaduais, nacionais e internacionais. No Calendário ao lado os eventos estão agendados até o final do ano de 2016.



Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF