sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Sebrae apresenta Devolutivas sobre Turismo

Participantes do Projeto de Turismo Negócios e Eventos.
Aconteceu na tarde de ontem 10/12 (quinta-feira), reunião com a cúpula do Sebrae - Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas com representantes da entidade Estadual e Local, Josenir Soares (Gerente Escritório Regional Carajás 1), Nádia Julian (Gestora de Projetos), Maria Algina Soares (Coordenadora de Turismo - Belém), Keyla Reis e Maryellen Lima (Gerentes de Mercado - Belém), o Superintendente do Sebrae Pará estava sendo aguardado e não chegou a tempo para a reunião,  e muitos empresários e representantes de entidades oficiais, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da cidade, segundo uma lógica de potencializar uma de nossas muitas vocações.
É importante que se diga, o Sebrae acredita que poderá realizar um grande trabalho com este Projeto Piloto e, depois do sucesso ocorrido levará essa experiência positiva para outras cidades. Neste momento estamos ganhando um presente que vai dar uma guinada no nosso futuro a médio prazo. Acreditar e fazer em conjunto, em parcerias com a classe empresarial e poder público municipal.

O turismo é um conjunto de atividades realizadas pelos indivíduos durante suas viagens e estadias, em lugares diferentes daquele do entorno habitual, por um período de tempo de um dia ou mais, com a finalidade de lazer, para realizar negócios e outros motivos. E, por conta do trabalho realizado pela Pesquisa Qualitativa da Oferta e Demanda turística de Marabá, revelou as percepções da oferta turística no turismo de negócios no setor hoteleiro que entende a atividade como principal indutor de fluxo de pessoas. Na percepção do setor alimentício precisa-se de uma melhor compreensão sobre o tema. As agências de viagens precisam de maior diversificação e complementaridade e nas economias associadas não percebem essa relação com a atividade turística, exceto os taxistas. O campo é constituído por uma diversidade de empresas e precisam ter como foco a ação turística. É importante dizer, também, que, havendo na cidade alguma atividade na informalidade, esta não estará de fora, pois, haverá um prazo de até três meses para que a mesma possa ser constituída e possa participar de todo o processo.

A pesquisa aponta proposições para a oferta turística:

  • Planejamento turístico;
  • Políticas públicas estaduais e municipais em prol do turismo;
  • Promover e reativar o calendário de eventos;
  • Melhorias na infraestrutura da cidade;
  • Preparação da população para receber o turista;
  • Consultorias especializadas para pequenos negócios, incluindo todas as áreas;
  • Regularização e formação de empresas do segmento;
  • Qualificar mão-de-obra especializada;
  • Mudança na imagem de Marabá;
  • Identificação de uma referência turística ao município (imagem);
  • Articulação e integração do trade turístico local;
  • Profissionalização dos serviços turísticos;
  • Agregar o turismo de lazer ao turismo de negócios;
  • Revitalização de espaços turísticos;
  • Fomentar as capacitações voltadas para o turismo receptivo;
  • Sensibilizar o empresariado para a importância da coletividade e da formação de uma rede de parcerias para o desenvolvimento do turismo;
  • Valorização dos atrativos existentes para aumentar a permanência dos hóspedes;
  • Operacionalização do Centro de Convenções.


A pesquisa apresentou um vasto levantamento sobre a cidade e a percepção da demanda dos turistas de negócios. É interessante saber o que dizem, vamos lã:

Quando venho à Marabá GOSTO DE...

  • Trabalho/Negócios;
  • Visitar a Orla;
  • Passear e conhecer a cidade;
  • Experimentar produtos e comidas regionais;
  • Ir ao Shopping;
  • Ficar no Hotel;
  • Visitar amigos;
  • Ganhar dinheiro e de buscar novas oportunidades de negócios;
  • De tudo - hospitalidade;
  • Ir à praia;
  • Visitar o patrimônio histórico e cultural.


A pesquisa apresentada é reveladora, por exemplo, o que o não gosta quando chega à Marabá, a imagem que tem da nossa cidade, do que gostaria que ela tivesse, a percepção das entidades de classes, formadores de opinião. 

E, o turismo de negócios e eventos traz intangíveis benefícios como: oportunidade de equacionamento de períodos sazonais, alta rentabilidade, possibilidade de interiorização da atividade turística, a demanda não reduz significativamente em momentos de crise econômica. Uso de infraestrutura e serviços de elevado padrão de qualidade, de modo a valorizar o profissionalismo, requerendo serviços dinâmicos. Aumento de arrecadação de impostos, contribuição para o crescimento dos negócios locais. Motivação ocasionada principalmente pelo interesse no evento, podendo ou não estar aliada à atratividade do destino. Regeneração de áreas urbanas

Para quem ainda precisa conscientizar-se do que pode ser realizado na perspectiva do turismo de negócios e eventos, são muitos os eventos e a possibilidade de geração de renda para a cidade e a classe empresarial. 

Tipos e formatos:

  • Missões empresariais; 
  • Visitas técnicas; 
  • Atividades;
  • Viagens Corporativas;
  • Reuniões de negócios;
  • Rodada de negócios;
  • Negócios;
  • Feiras;
  • Convenções;
  • Congressos;
  • Seminários;
  • Workshops;
  • Conferências e;
  • Cursos.


Boas e Más Notícias:

Durante esse proveitoso encontro, três horas ouvindo falar sobre Marabá, nos deparamos com uma rica pesquisa que poderá servir de base para muitos estudos e projetos da região, para quem deseja investir e conhecer a demanda da Cidade. Pelo que eu sei, pelo que foi demonstrado, trata-se de um trabalho inédito realizado pela empresa de Consultoria Marka, tendo a frente deste estudo completo a competente Kátia Esteves, excelente profissional, agora, profunda conhecedora da base econômica do município. Bem que a prefeitura poderia contratá-la nesta caminhada rumo ao futuro, seria uma fantástica aquisição na condução dos trabalhos da gestão pública sabendo aonde quer chegar. A participação do nosso município teria, assim, uma especialista a conduzir para um trabalho de resultados, bem que merecíamos esse ganho de qualidade.


Uma boa notícia

A boa notícia é, que a instituição federal ICM-Bio está se instalando na cidade. O seu escritório será inaugurado no próximo dia 16 de dezembro na proximidades da Universidade do Estado do Pará e Secretaria Municipal de Agricultura. Outra boa notícia é que, à este órgão compete o Mosaico de Carajás, em outras palavras, a Serra das Andorinhas e mesmo a área de exploração de Carajás. Será o ICM-Bio que vai organizar e autorizar as visitas na Serra das Andorinhas.


Não é uma má notícia

Muitos pesquisadores chegam à cidade e se deslocam até o Mosaico de Carajás, desejam conhecer a cidade e a cultura local, querem visitar os museus, a Casa da Cultura e, por falta de políticas públicas voltadas ao turismo, a Casa da Cultura fecha aos sábados, domingos e feriados. Os pesquisadores chegam e passam vários dias e no final de semana encontram as portas cerradas.

A Fundação Zoo botânica de Marabá, também fica fechada aos sábados, domingos e feriados. É esse aspecto da cultura local que não se integra a um conjunto de ações para que possamos oferecer alternativas de lazer e culturais aos visitantes. Por isso, devemos continuar com esse trabalho que vem demonstrando a necessidade de alertar sobre o papel da gestão pública, principalmente, quando queremos contribuir com o desenvolvimento local.


Encaminhamentos:
  • Adesão do público alvo ao projeto: até 30/01/2016.
  • Articulação e negociação de parcerias: 14/01/2016.
  • Contratualização de projeto: 02/2016.
  • Início das atividades do projeto: 02/2016.

Enfim, o Sebrae - Escritório Regional Carajás 1, está aguardando os empresários para aderirem ao projeto que abre espaço para todas as empresas do segmento do turismo de negócios, por exemplo: bares, restaurantes, hotéis, agências de viagens, taxistas, organizadores de eventos e etc. 

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