terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Turismo. Quando se investe e quando não se investe

Natal Encantado lotado de pessoas. Foto: Hrands Torres
Mais um ano em que vivenciamos o período natalino sem uma decoração, as ruas parecem mais escuras sem o encantamento das luzes, as praças choramingam uma árvore colorida, os pontos bonitos da cidade sem nada refletem um ambiente de melancolia neste momento de crise financeira. A linda praça da Prefeitura Municipal sem decoração não reflete noturnamente a beleza do Natal. Mas, sempre chama a atenção quando se investe, o retorno é visível, as pessoas passam a gostar mais desta data Cristã. Quem vai passear, fazer um lanche, comer uma pizza em um local como o Paço Municipal sem decoração, apenas com as lâmpadas normais e seus brilhos comuns? De fato, não é uma atração e sempre há a lembrança de algum local mais alegre. Como imaginar um Shopping Center sem uma decoração no período natalino, pelo contrário, se esmeram na melhor decoração, na árvore maior, no cenário e nos papais noéis. Aliás, costumam fazer uma programação toda especial e, no Shopping Pátio Marabá ocorreu o Natal Cultural de 27 de novembro a 23 de dezembro.

Orla do Tocantins Vazia. Foto: Hrands Torres
Que passe logo essa crise financeira e que tenhamos no próximo ano um Natal Iluminado em toda a cidade. Essa data é marcante pelo que se faz, fica a cidade mais linda, mais alegre e o ânimo das pessoas é outro. Vejo o Natal Encantado da Igreja de São Francisco que ocorreu de 16 a 20 de dezembro, quanta alegria estar nesta praça, quantas fotos foram tiradas com um sorriso no rosto, quanta satisfação. Difícil foi calcular a quantidade de pessoas que lá estiveram. Um grande formigueiro a reverenciar Jesus Salvador na manjedoura ao lado dos pastores de ovelhas e dos três reis magos. A igreja toda iluminada, o portal ao local do presépio com lâmpadas a refletir o dourado. O grande palco com apresentações diversas, a celebração da Santa Missa. Enfim, o Natal Encantado foi um acontecimento que ficará registrado na memória dos muitos que presenciaram e vivenciaram o encantamento do Nascimento do Menino Jesus de Nazaré.

As fotos desta postagem do amigo Hrands Torres servem para avaliarmos o que é essa data com investimento e sem investimento. O que foi a presença de pessoas no Natal Encantando da Igreja de São Francisco e na Orla do Tocantins nosso grande cartão postal. Na Orla não foi feita nenhuma decoração para o período e, não contou com número expressivo de visitantes.

Então, fica o recado para nosso gestor, se investir no turismo, como no caso, a prefeitura terá o retorno através de maior arrecadação de tributos. Não investir, não vai ter retorno. Entendeu?

Voltando a postar os textos. Desde a semana passada com o computador no departamento técnico.

Fotos: Hrands Torres

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF