domingo, 13 de março de 2016

Seminário do Turismo e sua importância

Com o tema "Turismo: Desenvolvimento e Sustentabilidade", o I Seminário de Turismo de Marabá já tem data confirmada, acontecerá no dia 28 de abril no Plenário da Câmara Municipal. Será um marco, pois, será o primeiro e ele se acende de importância por conta do contexto atual. Pela paralisia de políticas públicas do turismo, de estar vago o cargo de secretário municipal e pela falta de eventos, calendário turístico, da falta de preparação de roteiros turísticos e outras coisas mais. De concreto já contabilizamos a reativação do Conselho Municipal de Turismo que trabalha neste importante evento. É um trabalho que começa com apoio de entidades e empresas do trade e de algumas secretarias municipais.

O Seminário é uma oportunidade para a reativação de políticas públicas e parcerias, para a escolha de um Secretário para a pasta do turismo e, assim, encontrar do outro lado a gestão pública como interlocutora e executora das Leis e das Políticas. Sem dúvida esse grande encontro vai despertar, chamar a atenção de empresários e do Prefeito Municipal e de municípios vizinhos. Todos sabem da importância desta vocação econômica que encontra-se desvalorizada e sem receber investimentos.

Na busca de trazer o desenvolvimento, sendo mais uma vocação a ser efetivada, essa ação trará elementos para a sustentabilidade do segmento. Quando o turismo é fortalecido todos ganham. Mas, o cenário de crise instalada no país nos levou a refletir o que está deixando de produzir. E, olhando o Veraneio de 2016 sem nenhum brilho, pouca gente nas praias, vimos também que muitos perderam sua capacidade de gerar riquezas, como podemos ilustrar, por exemplo, se antes recebíamos até 50 mil pessoas em um final de semana na Praia do Tucunaré, no ano passado foi um desastre para os que ali trabalham, os barcos e rabeteiros transportaram poucos veranistas, os ambulantes e as barracas de comidas, todos reclamaram.

A praia do Tucunaré é um exemplo, os turistas foram procurar outros lugares mais interessantes, como São João do Araguaia, Palestina do Pará e outros destinos  com mais infraestrutura, atrações artísticas e culturais. Em 2015 a praia ficou entregue à própria sorte, mal organizada, suja e feia, havia apenas as músicas em altos decibéis e quase ininteligíveis, verdadeira poluição sonora. Sem contar que, estamos vendo a praia diminuir ou são as barracas que estão ocupando os espaços de lazer?

Voltando ao Seminário, se interessante se tivéssemos o apoio que o evento merece. Como assim? Algumas empresas alegaram a crise como justificativa para não contribuírem com recursos e outras não se aproximaram, causando maior dificuldade aos organizadores. Mas, como foi dito, estes que não ajudaram vão querer os holofotes para seus discursos pomposos. É aquela história, na hora de ajudar. Não. Mas na hora de aparecer, sim.

Deixando de lado os problemas, todo o trade terá a oportunidade de se fortalecer e se unir. Compreender o desenvolvimento e a sustentabilidade é a ação primordial e o segmento precisa construir como a base segura dessa construção e, para tanto, já temos a confirmação de todos os palestrantes. Quem fará a Palestra Magna com o tema Turismo: Desenvolvimento e Sustentabilidade será o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMAS, o Dr. Luiz Fernandes Rocha, formado em Direito com especialização em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela UFPA. A Secretaria visa a garantia da proteção da biodiversidade e dos espaços territoriais com características relevantes no Estado do Pará, dentre outros objetivos estratégicos.


Na próxima postagem a continuidade deste texto.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF