O Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa – Sebrae,
Escritório Regional Carajás I, reuniu empresários do setor turístico local em
sua sede na Folha 28 na Nova Marabá, neste 23 de março. Cerca de 39 convidados
se fizeram presente para a apresentação do Projeto Turismo de Negócios e
Eventos, visando fomentar o setor através da capacitação empresarial. A equipe
do Sebrae foi composta pelo Gerente da Unidade Delzimar Braga, Gestor de
Projeto Joseni Soares e dos Consultores Gerlene e Helvécio.
Entre os empresários que prestigiaram estão: Flávia Moreira, Jeania
dos Santos e Francisco Arnilson, Diretores do Conselho Municipal de Turismo
(Comtur); Jane Ladeira – O Casarão Eventos; Raimundo Neto – Sindicato do
Comércio de Marabá; Pâmela Macedo e Ani Feitosa – Pâmela Macedo Cerimonial
Eventos; Dauro Remor – SindHotel; Maria do Socorro, Elsa Luíza e Antonieta –
Associação Mãos e Artes, Sônia Macedo – Feira de Artesanato da Duque de Caxias;
Sinisvaldo e Célia – Império Eventos; Zulma – Salgadinhos Alvorada; Amanda e
Élida Jeane – Ellas Cerimonial; Angel Marques – Kitutes Restaurante; Dalva –
Panificadora e Buffet Pérola; Helayne Farias – Usina Organização e Eventos;
Kessiana – Turbilhão; Weverson – Inova Marketing; Rogério – R. F. de Souza
Transportes; João Fernandes – CVC Marabá, EViagem Turismo e One Clube de
Turismo; Frederico Machado – LEBON Indústria de Laticínios; Luana – Panorama
Imobiliária; Lícia Salame – Bem Bollado Eventos; Marlene e Márcio – Mfreelance
Transportes; Luciano Souza – OK S.A. Entretenimento; Paulo – Doce Docê Buffet,
Confeitaria e Bistrô; Cinthia – Armazém Eventos e Isis Mourão – Isis Turis
Receptivo; Ítalo Ipojucan – Associação Comercial e Industrial de Marabá.
Na ocasião foi apresentado o Relatório da Pesquisa Qualitativa da
Oferta e Demanda Turística de Marabá, Segmento de Negócios e Eventos, as
Percepções e Proposições, cujo levantamento foi realizado nos meses de outubro
e novembro de 2015. A oferta turística foi apresentada segundo as percepções do
turismo de negócios em Marabá e, para o para o setor de Hospedagem o turismo de
negócios é o principal indutor de fluxo turístico. No setor de alimentação foi
percebida a necessidade de se ter uma melhor compreensão sobre o tema, para as
agências é necessária maior diversificação e complementariedade e, sem
identificação como potencial de negócios para economias associadas, exceto os
taxistas.
Nas proposições como aprimoramento e execução para o setor turístico
contam: o planejamento turístico, Políticas públicas estaduais e municipais em
prol do turismo, a promoção e reativação do Calendário de Eventos, melhorias na
infraestrutura da cidade, preparação da população para receber o turista, consultorias
especializadas para pequenos negócios em todas as áreas, regularização e formalização
das empresas do segmento, qualificação de mão de obra, mudança na imagem de
Marabá, verticalização da economia local, identificação de uma referência
turística ao município, articulação e integração do trade turístico local, profissionalização
dos serviços turísticos, ação de agregar o turismo de lazer ao de negócios, revitalização
dos espaços turísticos, fomentar capacitações para o Turismo Receptivo, sensibilizar
o empresariado para a importância da coletividade e da formação de uma rede de
parcerias para o desenvolvimento do turismo, da valorização dos atrativos
existentes para aumentar a permanência dos hóspedes e da operacionalização do
Centro de Convenções.
Com relação a percepções das
demandas sob a visão dos turistas de negócios, a pesquisa qualitativa da
oferta e demanda turística de Marabá trouxe a visão destes, que, quando visitam
Marabá gostam de visitar a Orla, conhecer a cidade, experimentar produtos e
comidas regionais, ir ao Shopping, visitar amigos, buscar novas oportunidades
de negócios, gostam da hospitalidade e de ir à praia e de visitar o patrimônio
histórico e cultural. E, gostariam que a cidade tivesse mais opções de lazer,
lugar para visitar e de diversão noturna. Que tivesse transporte público de
qualidade e mais segurança, bons lugares para visitar (pontos turísticos como
museus, galerias, espaços culturais), melhor infraestrutura urbana, mais
informações aos visitantes, boates, praças de alimentações, mais calçadas, mais
livrarias na cidade e no Shopping, mais áreas públicas para a prática de
esportes e mais balneários pois a cidade é muito quente.
As percepções das entidades de
classe arrolaram como proposições a efetivação de projetos já prospectados
como o porto, hidrovia, da reativação do polo siderúrgico e da hidrelétrica,
desejam a recuperação dos voos aéreos cancelados ao destino, operação do Centro
de Convenções como estratégia de gestão e captação de eventos e desenvolver a
cultura do turismo na cidade.
Os formadores de opiniões
indicaram importantes proposições como o planejamento turístico, maior vontade
política para as parcerias com os governos estadual e municipal, de agregar o
turismo de lazer ao segmento de negócios. De integrar a atividade com gestão pública,
empresários e instituições e, estimular o turismo a partir da demanda local e
regionalizada. Divulgar e facilitar o acesso aos espaços públicos, projetos
culturais e ambientais desenvolvidos por entidades no município.
Projeto de Turismo de Negócios e Eventos
O projeto tem como público alvo micro empreendedores individuais,
micro empresas, empresas de pequeno porte e potenciais empresários dos
segmentos de bares e restaurantes, meios de hospedagens, agências e operadoras
de turismo, transportes turísticos, locadoras de veículos e empresas que atuam
no fornecimento de produtos e/ou serviços para a cadeia produtiva de eventos.
O grande desafio do Projeto é aumentar a competitividade e o
desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios que atuam no segmento do
turismo de negócios e eventos na Região Carajás I, através de ações que visem o
fomento ao empreendedorismo, a qualificação, a inovação e a gestão empresarial
e, pretendem seguir o plano de metas, como a realização de duas missões empresariais,
800 hora de consultorias, promover 10 cursos e 10 palestras, 03 oficinas e 02
seminários ao longo de 04 anos de duração do projeto (2016 até 2019).
Onde queremos chegar
Na ocasião foi adotada uma dinâmica objetivando ouvir os empresários,
eles foram envolvidos para apresentarem, divididos em 06 grupos, da alimentação
e bebidas, meios de hospedagem, transportes turísticos, agências de turismo, de
eventos e similares e de artesanato segundo suas opiniões, sobre o cenário
atual – como estamos, onde queremos chegar e quais as nossas ações e prioridades,
resultando em riquíssimo conteúdo que deslanchará no atendimento através das
consultorias, capacitações e missões empresariais. O futuro do turismo foi
apresentado e é onde nós queremos chegar. Resta, no entanto, atrair a gestão
pública que se apresenta totalmente desinteressado. Realmente é algo que não
posso deixar passar em branco.
Assinatura de Termo
Após a apresentação dos trabalhos foi assinado um Termo envolvendo a Associação Comercial e Industrial de Marabá, Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares, Sindicato do Comércio Varejista de Marabá, Secretaria da Indústria e Comércio e o Conselho Municipal do Turismo, visando assegurar as parcerias e estruturação e execução do projeto que ora inicia-se e perdurará até o ano de 2019..