domingo, 27 de março de 2016

Projeto Turismo de Negócios e Eventos - Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa – Sebrae, Escritório Regional Carajás I, reuniu empresários do setor turístico local em sua sede na Folha 28 na Nova Marabá, neste 23 de março. Cerca de 39 convidados se fizeram presente para a apresentação do Projeto Turismo de Negócios e Eventos, visando fomentar o setor através da capacitação empresarial. A equipe do Sebrae foi composta pelo Gerente da Unidade Delzimar Braga, Gestor de Projeto Joseni Soares e dos Consultores Gerlene e Helvécio.


Entre os empresários que prestigiaram estão: Flávia Moreira, Jeania dos Santos e Francisco Arnilson, Diretores do Conselho Municipal de Turismo (Comtur); Jane Ladeira – O Casarão Eventos; Raimundo Neto – Sindicato do Comércio de Marabá; Pâmela Macedo e Ani Feitosa – Pâmela Macedo Cerimonial Eventos; Dauro Remor – SindHotel; Maria do Socorro, Elsa Luíza e Antonieta – Associação Mãos e Artes, Sônia Macedo – Feira de Artesanato da Duque de Caxias; Sinisvaldo e Célia – Império Eventos; Zulma – Salgadinhos Alvorada; Amanda e Élida Jeane – Ellas Cerimonial; Angel Marques – Kitutes Restaurante; Dalva – Panificadora e Buffet Pérola; Helayne Farias – Usina Organização e Eventos; Kessiana – Turbilhão; Weverson – Inova Marketing; Rogério – R. F. de Souza Transportes; João Fernandes – CVC Marabá, EViagem Turismo e One Clube de Turismo; Frederico Machado – LEBON Indústria de Laticínios; Luana – Panorama Imobiliária; Lícia Salame – Bem Bollado Eventos; Marlene e Márcio – Mfreelance Transportes; Luciano Souza – OK S.A. Entretenimento; Paulo – Doce Docê Buffet, Confeitaria e Bistrô; Cinthia – Armazém Eventos e Isis Mourão – Isis Turis Receptivo; Ítalo Ipojucan – Associação Comercial e Industrial de Marabá.

Na ocasião foi apresentado o Relatório da Pesquisa Qualitativa da Oferta e Demanda Turística de Marabá, Segmento de Negócios e Eventos, as Percepções e Proposições, cujo levantamento foi realizado nos meses de outubro e novembro de 2015. A oferta turística foi apresentada segundo as percepções do turismo de negócios em Marabá e, para o para o setor de Hospedagem o turismo de negócios é o principal indutor de fluxo turístico. No setor de alimentação foi percebida a necessidade de se ter uma melhor compreensão sobre o tema, para as agências é necessária maior diversificação e complementariedade e, sem identificação como potencial de negócios para economias associadas, exceto os taxistas.

Nas proposições como aprimoramento e execução para o setor turístico contam: o planejamento turístico, Políticas públicas estaduais e municipais em prol do turismo, a promoção e reativação do Calendário de Eventos, melhorias na infraestrutura da cidade, preparação da população para receber o turista, consultorias especializadas para pequenos negócios em todas as áreas, regularização e formalização das empresas do segmento, qualificação de mão de obra, mudança na imagem de Marabá, verticalização da economia local, identificação de uma referência turística ao município, articulação e integração do trade turístico local, profissionalização dos serviços turísticos, ação de agregar o turismo de lazer ao de negócios, revitalização dos espaços turísticos, fomentar capacitações para o Turismo Receptivo, sensibilizar o empresariado para a importância da coletividade e da formação de uma rede de parcerias para o desenvolvimento do turismo, da valorização dos atrativos existentes para aumentar a permanência dos hóspedes e da operacionalização do Centro de Convenções.

Com relação a percepções das demandas sob a visão dos turistas de negócios, a pesquisa qualitativa da oferta e demanda turística de Marabá trouxe a visão destes, que, quando visitam Marabá gostam de visitar a Orla, conhecer a cidade, experimentar produtos e comidas regionais, ir ao Shopping, visitar amigos, buscar novas oportunidades de negócios, gostam da hospitalidade e de ir à praia e de visitar o patrimônio histórico e cultural. E, gostariam que a cidade tivesse mais opções de lazer, lugar para visitar e de diversão noturna. Que tivesse transporte público de qualidade e mais segurança, bons lugares para visitar (pontos turísticos como museus, galerias, espaços culturais), melhor infraestrutura urbana, mais informações aos visitantes, boates, praças de alimentações, mais calçadas, mais livrarias na cidade e no Shopping, mais áreas públicas para a prática de esportes e mais balneários pois a cidade é muito quente.

As percepções das entidades de classe arrolaram como proposições a efetivação de projetos já prospectados como o porto, hidrovia, da reativação do polo siderúrgico e da hidrelétrica, desejam a recuperação dos voos aéreos cancelados ao destino, operação do Centro de Convenções como estratégia de gestão e captação de eventos e desenvolver a cultura do turismo na cidade.

Os formadores de opiniões indicaram importantes proposições como o planejamento turístico, maior vontade política para as parcerias com os governos estadual e municipal, de agregar o turismo de lazer ao segmento de negócios. De integrar a atividade com gestão pública, empresários e instituições e, estimular o turismo a partir da demanda local e regionalizada. Divulgar e facilitar o acesso aos espaços públicos, projetos culturais e ambientais desenvolvidos por entidades no município.


Projeto de Turismo de Negócios e Eventos

O projeto tem como público alvo micro empreendedores individuais, micro empresas, empresas de pequeno porte e potenciais empresários dos segmentos de bares e restaurantes, meios de hospedagens, agências e operadoras de turismo, transportes turísticos, locadoras de veículos e empresas que atuam no fornecimento de produtos e/ou serviços para a cadeia produtiva de eventos.

O grande desafio do Projeto é aumentar a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios que atuam no segmento do turismo de negócios e eventos na Região Carajás I, através de ações que visem o fomento ao empreendedorismo, a qualificação, a inovação e a gestão empresarial e, pretendem seguir o plano de metas, como a realização de duas missões empresariais, 800 hora de consultorias, promover 10 cursos e 10 palestras, 03 oficinas e 02 seminários ao longo de 04 anos de duração do projeto (2016 até 2019). 


Onde queremos chegar

Na ocasião foi adotada uma dinâmica objetivando ouvir os empresários, eles foram envolvidos para apresentarem, divididos em 06 grupos, da alimentação e bebidas, meios de hospedagem, transportes turísticos, agências de turismo, de eventos e similares e de artesanato segundo suas opiniões, sobre o cenário atual – como estamos, onde queremos chegar e quais as nossas ações e prioridades, resultando em riquíssimo conteúdo que deslanchará no atendimento através das consultorias, capacitações e missões empresariais. O futuro do turismo foi apresentado e é onde nós queremos chegar. Resta, no entanto, atrair a gestão pública que se apresenta totalmente desinteressado. Realmente é algo que não posso deixar passar em branco. 


Assinatura de Termo

Após a apresentação dos trabalhos foi assinado um Termo envolvendo a Associação Comercial e Industrial de Marabá, Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares, Sindicato do Comércio Varejista de Marabá, Secretaria da Indústria e Comércio e o Conselho Municipal do Turismo, visando assegurar as parcerias e estruturação e execução do projeto que ora inicia-se e perdurará até o ano de 2019..

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