quarta-feira, 2 de março de 2016

Dia Nacional do Turismo, 02 de Março

Com o objetivo de mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, econômico, político e social, foi instituído em Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) o  dia 27 de setembro de 1980 como o Dia Mundial do Turismo  pela necessidade de se promover iniciativas em vários países do mundo. A celebração em nível mundial acontece anualmente sempre com um tema diferente. O dia escolhido coincidiu com o 9º aniversário da adoção dos estatutos da OMT, ocorrida em 1970, considerada um acontecimento de suma importância para o turismo mundial.


Hoje, dia 02 de Março é o Dia Nacional do Turismo.O objetivo principal desta data é promover a consciência nas sociedades para a importância da atividade turística e de seus valores sociais, culturais e econômicos. O turismo pode ser dividido em diversas áreas como: aventura, cultural, negócios, ecológico, religioso, acessível e de terceira idade, onde cada um prioriza os aspectos mais relevantes para eu público alvo.
Marabá é uma cidade com potencial turístico devido aos investimentos do setor privado e público por ser a capital de negócios da região, por possuir infraestrutura de aeroporto, rodoviárias, shopping center, construção de um Centro de Convenções, Praias de água doce, Zoobotânico, Museus entre outros atrativos. 
Some-se a isto os diversos eventos, feiras e as grandes empresas instaladas no município que geram um outro perfil essencial que é o turismo de negócios alavancando divisas que se tornam benefícios para a cidade.
A classe empresarial de Marabá está buscando parcerias com o Governo do Estado, Secretarias Municipais e todo o trade turístico e com o Conselho Municipal de Turismo para um novo momento de crescimento da economia local e região com o funcionamento do Centro de Convenções e visando oferecer ainda mais opções para os visitantes e também às famílias marabaenses mais opções turísticas e a promoção de eventos locais, regionais e estaduais. 

O Turismo é responsável por melhorias nas estruturas físicas, nas condições de vida da população e na geração de mais empregos, movimenta significativamente a economia de várias cidades e regiões, gerando empregos e renda para a população, pode ser dividida por temas, por exemplo: Rio de Janeiro – praias e carnaval; Salvador – cultura e carnaval; Aparecida do Norte – religião; Gramado – natal e festival de cinema; Pantanal Mato-grossense – ecológico.


Presidente Dilma Rousseff instituiu o dia 08 de Maio como Dia Nacional do Turismo
Portugal - Imagem da Internet
Em maio de 2012, a presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou a Lei 12.625/2012 instituindo o dia 8 de maio como o Dia Nacional do Turismo. A data escolhida para a comemoração, que foi incluída no calendário oficial brasileiro, faz referência ao dia 8 de maio de 1916, ocasião em que foi solicitado, pelo Estado do Paraná, que as terras junto às Cataratas do Iguaçu fossem desapropriadas e declaradas de utilidade pública para a criação de um parque. A demanda foi acatada no dia 28 de julho de 1916, com o Decreto Estadual nº 653/1916. Hoje, o Parque Nacional do Iguaçu recebe anualmente cerca de 1,5 milhão de visitantes e constitui um ícone do turismo nacional e mundial. Muitos consideram o dia de 2 de março como dia nacional do turismo, mas desde maio de 2012 a questão foi esclarecida com a publicação da lei no Diário Oficial da União.

O turismo é um setor gerador de serviços em atividades como hospedagem, alimentação, transporte, entretenimento etc. De acordo com a Organização Mundial do Turismo e as Nações Unidas, define-se como turismo “as atividades praticadas pelos indivíduos durante as suas viagens e permanências em locais situados fora do seu ambiente habitual, por um período contínuo que não ultrapasse um ano, por motivos de lazer, negócios e outros”. De acordo com a Associação Brasileira de Viagens, o turismo movimenta, no mundo, aproximadamente U$ 3,5 trilhões, representando quase 10% do PIB da terra. 

Segundo a Embratur, a indústria do turismo no Brasil movimenta mais de R$ 30 bilhões, o que representa algo em torno de 3,5% do PIB nacional, sendo que o turismo interno responde por, aproximadamente, 80% deste total. No Brasil, o período de alta temporada coincide com as férias de julho e dezembro. Nesse último mês, por causa do verão, o Brasil recebe pessoas de todo o mundo, e também de outras regiões do Brasil, interessadas no calor e nas praias brasileiras.

Além do dinheiro, o turismo é uma atividade geradora de conhecimentos. Viajar é cultura, é conhecer novos meios de vida, novos hábitos e costumes e também novas comidas. Fazer turismo sempre soa como algo agradável e divertido. Pode também acrescentar-nos cultura e conhecimentos sobre lugares diferentes, com novos hábitos e costumes, ou ainda é sinônimo de aventura. Existe também o turismo de negócios e congressos, principalmente nas cidades grandes. O Brasil atende a todas estas modalidades de turismo e registra um grande crescimento relativo ao setor. Porém, além de comemorar este avanço, é preciso aprender a praticar o turismo consciente, voltado à necessidade de se preservar os patrimônios naturais e culturais do País. 
Distribuição do turismo mundial (recebimento de turistas)
Europa – 51,85%
Ásia e Pacífico – 22,87%
América do Norte – 10,16%
África – 5,14%
Oriente Médio – 4,67%
América Central e Caribe – 2,79%
América do Sul – 2,52%
É possível notar que, segundo as regiões classificadas pela OMT, a que menos recebe turistas é a América do Sul, embora o continente apresente muitos pontos turísticos. Na Europa, por outro lado, a maior presença de destinos é notória, com destaque para as cidades de Londres e Paris, os dois locais que mais recebem turistas no mundo.

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