domingo, 20 de março de 2016

Seminário de Turismo, palestrantes SEMAS e SETUR

Luiz Fernandes Rocha - Secretário Estadual de Meio Ambiente
e Sustentabilidade - SEMAS
Em continuidade ao tema anterior, sobre a realização do I Seminário de Turismo de Marabá, mostramos um pouco sobre a importância do evento e apresentamos um pouco sobre o palestrante o Dr. Luiz Fernandes Rocha, o Secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMAS. A palestra de abertura será sobre Turismo: Desenvolvimento e Sustentabilidade. 

Deixando de lado os problemas, todo o trade terá a oportunidade de se fortalecer e se unir. Compreender o desenvolvimento e a sustentabilidade é a ação primordial e o segmento precisa construir em base segura e, para tanto, já temos a confirmação de todos os palestrantes.
Quem fará a Palestra Magna com o tema Turismo: Desenvolvimento e Sustentabilidade será o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMAS.

O Dr. Luiz Fernandes Rocha é delegado de Polícia Civil do Estado do Pará, especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Estácio de Sá, em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará e especialização em Gestão Estratégica em Defesa Social pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará em convênio com a Universidade Federal do Pará, doutorando em ciências jurídicas e sociais pela Universidad del Museo Social da Argentina, membro dos Conselho Estadual de Segurança Pública do Pará (CONSEP) e de Segurança Pública do Meio Norte (COMEN 2003-2006)) e primeiro Vice-Presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia (2005-2006). Esteve à frente da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social entre 2011 e 2014. Atualmente é o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS).

Entre várias premiações, sua trajetória já foi reconhecida por meio de condecorações importantes como o Título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira; Mérito Grão Pará, no Grau Comendador (Governo do Estado do Pará); Ordem do Mérito Judiciário - Grau Comendador (Tribunal de Justiça do Estado do Pará), Colaborador Emérito do Exército, 8ª Região Militar e 8ª Divisão do Exército; Medalha Mérito Legislativo Newton Miranda (Assembléia Legislativa do Estado do Pará); Medalha do Mérito D. Pedro II (Corpo de Bombeiros do Estado do Pará); Medalha do Mérito Tiradentes (PM/PA); Medalha Mérito Coronel Fontoura (PM/PA); Título Honorífico de Cidadão do Pará (Assembléia Legislativa do Estado do Pará); Título de Cidadão do Município de Castanhal/PA (Câmara Municipal de Castanhal).



Dr. Adenauer Góes - Secretário Estadual de Turismo
Na segunda palestra do dia, o convidado será o Dr. Adenauer Góes atual Secretário de Estado de Turismo, vai apresentar a palestra: Plano Estadual de Turismo. É Médico formado pela Universidade Federal do Pará em 1977 e estágio na Argentina e Estados Unidos da América com especialização em Ortopedia e Traumatologia, Medicina Desportiva e Medicina do Trabalho. Foi eleito vereador por Belém em 1992 e em 1994 foi candidato à Assembleia Legislativa do Estado do Pará e em 1996 foi candidato a Vice-Prefeito de Belém. 

Em 1997 assumiu o mandato de Deputado Estadual, foi presidente da Comissão de Turismo e Esportes na Assembléia Legislativa do Estado do Pará, de 1997 à 1998, foi coordenador Interestadual do Corredor do Ecoturismo Brasileiro (Amazônia e Pantanal), no período de Fevereiro de 2000 à fevereiro de 2001. Foi o responsável pela criação e implantação da FITA – Feira Internacional de Turismo da Amazônia em 2002, evento bienal que em 2016 está em sua 12º versão e que reúne proposta de integração da Panamazônia pelo Turismo como atividade econômica com a participação da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Em 2014 organizou em parceria com a CNTUR o Congresso da Amazônia Legal. 

É autor do livro “Turismo Opinião Militante” lançado em 2003 e co-autor do livro “O Círio de Nazaré, em 2014. É palestrante em congressos e eventos, de nível nacional e internacional, na área turística, em especial sobre a Amazônia.

Foi Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo em 02 mandatos, de 15 de janeiro de 2003 à fevereiro de 2005, Presidente do Conselho de Ex-Presidentes do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, a partir de fevereiro de 2005, até dezembro de 2006. Foi Diretor Presidente da Companhia Paraense de Turismo – PARATUR – Órgão oficial de turismo do Governo do Estado do Pará, no período de 1999 à 2006, e posteriormente de janeiro de 2011 à abril de 2012.

É membro da Academia Brasileira de Eventos desde agosto de 2011 e Secretário de Estado de Turismo, nomeado em abril de 2012, até a presente data.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF