sábado, 7 de novembro de 2015

Turismo Marabá: Um passeio pela cultura e pelas artes

As festas culturais podem se tornar um forte atrativo turístico se forem bem aproveitadas com este fim. O Carnaval no Rio de Janeiro (RJ) e a festa dos bois Caprichoso e Garantido, em Parintins (AM), são um bom exemplo disso. Em Marabá, tem havido poucas iniciativas do poder público, no sentido de incentivar as festas e movimentos culturais. Na verdade, durante muito tempo a cultura funcionou a reboque na gestão administrativa. Somente a partir do ano passado é que foi criada uma secretaria no governo municipal para cuidar exclusivamente do setor.

Ainda em 2009, a pasta conseguiu realizar importante trabalho junto as quadrilhas juninas e bois-bumbás com vistas a valorizar o conjunto de tradições, costumes e festas populares do município. Enquanto isso, por outro lado, o tradicional Maraluar, baile realizado anualmente na Praia do Tucunaré, aconteceu em 2009 em clima de despedida, por falta, segundo os organizadores, de mais apoio financeiro.

Outro evento importante do calendário cultural do município que aconteceu ano passado, mas vinha de um longo período na inatividade, foi o Fecam (Festival da Canção Marabaense). Marabá tem outras festas tradicionais, como a Expoama (Exposição Agropecuária de Maraba) e a Ficam (Feira da Indústria, Comércio e Artes de Marabá). A cidade também conta com diversas entidades que congregam artistas de vários segmentos e grupos de capoeira e dança, como o Yaguara, um dos mais importantes representantes do município na divulgação de suas manifestações culturais.

Artes - As mesmas barreiras encontradas pela cultura são enfrentadas pelas artes em Marabá. Na própria Ficam, as exposições de arte ainda são incipientes. O comércio e a indústria sempre foram o forte da feira. Na cidade existem alguns espaços para exposições permanentes de trabalhos artísticos, como a Toca do Manduquinha, o Galpão das Artes Marabá (GAM), a Fundação Casa da Cultura e a Galeria Vitória Barros. Também funciona na Praça Duque de Caxias da Marabá Pioneira um espaço para exposição e comercialização de peças artesanais, o Pit Tur Coreto, mantido pela Associação Mãos e Artes, entidade fundada por artesãos no ano 2000.

Próxima postagem: Terra de muitos sabores
Matéria extraída da Revista Foco Carajás n.º 14 de agosto e setembro de 2010.
Fotos de: Arquivo Yaguara, Secom PMM, Herculano Neto e Jocivan.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF