sexta-feira, 28 de abril de 2017

Setur PA promove qualificação em Turismo Religioso

A Secretaria de Estado de turismo (Setur) concluiu, nesta segunda-feira (25), o módulo II, em Atendimento Pré-Hospitalar, do projeto qualificação profissional em Turismo Religioso. A capacitação realizada por meio do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur) teve como objetivo a capacitação dos alunos na condução de turistas nos itinerários das igrejas católicas de Belém, e qualificá-los para melhor se comunicarem com esses turistas, atuando como intermediários durante a programação.

Participaram da qualificação, estudantes dos cursos de Turismo, História e voluntários da Pastoral do Turismo (Pastur), esta última, que junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM/PA), forma parceria com a Setur no desenvolvimento do projeto. O módulo sobre “Segurança da Condução: Atendimento Pré-Hospitalar” teve como instrutores os sargentos Edivaldo Nascimento e Aguinaldo Sousa, e o cabo Fábio Pinheiro. Os três fazem parte do CBM/PA.
“Minhas expectativas sobre o projeto são as melhores possíveis, pois o Pará é um estado com grande potencial turístico a ser explorado. O projeto além de preparar o aluno para receber o turista, os torna críticos e com boas habilidades motoras e cognitivas, preparando eles para novos desafios. O módulo Atendimento Pré-Hospitalar permite ao aluno, durante as atividades laborais, reconhecer situações que precisem de apoio médico por meio dos sinais e sintomas, resposta rápida a entidades clínicas que exigem o primeiro atendimento, como reanimação cardiopulmonar, imobilização de fraturas, contenção de hemorragias e movimentação das vítimas”, explica o cabo Fábio Pinheiro.
O conteúdo do segundo módulo reúne aprendizagem para atendimento preciso, em caso de acidentes durante a condução aos turistas. Avaliação do cenário e abordagem da vítima, desobstrução das vias aéreas, aplicação das técnicas para reanimação cardiopulmonar, cuidados em casos de acidentes envolvendo animais peçonhentos, transporte e movimentação das vítimas, práticas em primeiros socorros e definição, classificação, prevenção e tratamento para estado de choque, hemorragias, fraturas, queimaduras.
Daniela Viana, aluna do curso de Turismo pela Universidade Federal do Pará, discorre sobre a significância do projeto para ela. “O curso veio como uma forma de instruir os novos condutores no segmento do turismo religioso, pois sua prática possibilita o contato direto com os turistas, especialmente no período do evento Círio de Nazaré, em que ocorre maior demanda turística. Este conhecimento nos orienta também em como proceder nos casos de pessoas que venham a se acidentar, nos possibilitando prestar os primeiros socorros”, disse.
Na terceira e última etapa do projeto, que contará com a parceria do Sistema Integrado de Museus (SIM), prevista para junho de 2017, serão realizadas as atividades práticas, com programação de um dia de roteiro religioso no circuito do Rosário pelas Ruas de Belém.
A gerente de Qualificação Profissional, Flávia Lima, explica o objetivo da capacitação. “Este é um curso inovador para nosso estado, Belém possui belas igrejas que tem influências de vários arquitetos importantes, isso ocasiona o resgate da nossa história. Quando esse patrimônio é valorizado ele é também preservado, mostrando toda sua grandiosidade, pois as igrejas não são um objeto à parte”, afirma a gerente.
(Com a colaboração de Ângela Reis)
Fotos: Setur/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF