quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

TURISMO NO BRASIL: ENTRE JOÃO DE DEUS E LAMPIÃO, QUEM PODE PERDER E, QUEM PODERIA GANHAR

Crédito: Repórter Coragem
Finalmente o Ministério do Turismo não vai ser extinto, a política deste setor produtivo pode continuar com bala na agulha, mesmo que esta atividade nunca tenha sido de fato bem priorizada nos últimos governos, daí, sermos um destino turístico que movimenta muito pouco. Parte desta movimentação real é creditada com toda certeza a esse Ministério, a alguns Estados e alguns Municípios que apostam para ganhar, outros não, apenas uma leve capa de um discurso longe da prática. Na pauta o turismo religioso e cultural, João de Deus e Lampião, coisas que podem levar ao colapso ou maior faturamento.


SEM TURISMO ESPIRITUAL, ABADIÂNIA TEME COLAPSO

Crédito: Consciência Cósmica
Essa semana a mídia expõe a realidade de uma cidade que será prejudicada por ter sido afetada quase mortalmente no viés do turismo religioso, que promove fortemente o comércio local e, também, de uma cidade que deseja projetar uma personagem polêmica de sua história sem êxito.

O município de Abadiânia, interior do estado de Goiás, na região Centro-Oeste abriga uma população estimada de 15.757 habitantes (2010), conhecida internacionalmente por sediar a Casa de Dom Inácio de Loyola, onde atua o médium João Teixeira de Faria realizando cirurgias sem anestesia entre outras curas. João de Deus como é conhecido foi denunciado no programa Conversa com Bial, da TV Globo, na sexta-feira (07/12), onde uma coreógrafa que participou de uma consulta em 2014, foi a única a se identificar, com relatos de mulheres em situações e métodos parecidos, nos quais alegam terem sofrido abusos.

Crédito: Metrópoles
Após as primeiras denúncias, no domingo (09), 25 mulheres fizeram novas denúncias de abusos. Deixando esses fatos de lado, o município poderá sofrer imensamente com o fim destas atividades que precisam ser apuradas pela justiça, uma coisa é certa, a preocupação dos comerciantes locais que afirmam que metade do comércio local vai se acabar. Será uma onda de quebradeira geral.

Segundo comerciantes de Abadiânia a atividade exercida pelo líder espiritual atrai muita gente, movimenta negócios locais e em municípios vizinhos com cursos de idiomas. Segundo o prefeito os atendimentos do famoso médium atraem mensalmente cerca de 10 mil pessoas, destes 40% são estrangeiros, em clara demonstração do quanto se ganha em consumo e comercialização. Para uma cidade de 15 mil, receber mensalmente 10 mil visitantes deve representar muita coisa em negócios nas 40 pousadas e hotéis, dezenas de restaurantes, agências de excursões e romarias, que representa em torno de 1.300 empregos entre diretos e indiretos.

Uma dona de pousada, de 84 anos de idade, diz que “todo mundo vive em torno do médium”. Ela conta que, quando se mudou para Abadiânia, há 33 anos, “era tudo mato”. “Sou de Dourados (MS). O médium me colocou como guia e passei a trazer excursões de Belém, até conseguir montar minha pousada. “Se fechar, acaba tudo mesmo”. Como vamos pagar as contas?” Todos estão assustados.




LAMPIÃO: HOMENAGEM A HERÓI OU BANDIDO? A POLÊMICA ESTÁTUA QUE DIVIDE SERRA TALHADA

Crédito: Farol de Notícias
O município de Serra Talhada, também chamada de “Capital do Xaxado”, possui uma população estimada em mais de 80 mil habitantes. É a segunda cidade que mais cresce no sertão pernambucano atrás apenas de Petrolina. É a terra natal do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva (Lampião), que se volta mais uma vez para uma polêmica sem fim. No ano de 1991 foi aprovado em plebiscito a instalação de um monumento ao cangaceiro, mas faltou dinheiro para sua criação, daí em diante ocorre o conflito entre os favoráveis e os contrários.

Crédito: Farol de Notícias
Essa admiração por seu filho famoso já faz parte da cultura local, agora comemoram 80 anos de morte do cangaceiro (morto em 1938), já é nome de praça, rua, de uma fundação cultural (Fundação Cabras de Lampião de Serra Talhada) e até mesmo de hotel. O ambicioso projeto pretende a construção, no alto da serra que dá nome ao município de um monumento de 27 metros de altura, tal como fizeram em Juazeiro do Norte, no Ceará, com o Padre Cícero. Trata-se de uma perspectiva cultural e turística que pode ser explorada comercialmente, evidenciando outras potencialidades do lugar, como é o caso do xaxado, dança típica dos cangaceiros, e de eventos relacionados ao cangaço e o museu. Acredito que o pensamento deveria ser esse e não frear uma ação cultural e econômica.

Crédito: Portal Terra
Uma frente forte, o turismo, ainda não é conhecida da população em geral, de muitos gestores municipais que não sabem o tanto que deixam de arrecadar. Há quem deseja esse ganho e não pode, por falta de sensibilização dos munícipes. Realmente o Brasil é um país que ainda não despertou para suas vocações e potencialidades. Parabéns aos gestores que chamam para si as responsabilidades com as políticas do turismo, o futuro há de trazer um prêmio para a cidade, na forma da geração de emprego, renda e tributos, todos ganham e ninguém perde. Quem quer perder?


FONTES UTILIZADAS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF