sábado, 15 de julho de 2017

Itupiranga, linda e próspera aos 69 anos


A cidade de Itupiranga, distante cerca de 45 quilômetros de Marabá, apenas 30 a 40 minutos de viagem de carro, interligada também pelo rio Tocantins, de pouco mais de 50 mil habitantes tem no seu aniversário o dia mais alegre do ano. O aniversário celebrado em 14 de julho, comemoração de 69 anos de existência política. Tamanho acontecimento, já tradicional, atrai para sua programação de festejos, principalmente no dia 14, cerca de 20 a 30 mil visitantes, é festa, é show para todos os hotéis que ficam com ocupação máxima, restaurantes lotados e muita comercialização de bebidas e agitação de barqueiros a transportar passageiros para a Praia do Macaco.

A pecuária representa a maior fonte de renda do município e, já se prepara para um novo horizonte, o do turismo, para isso ativou neste ano a Secretaria de Turismo, pasta ocupada por Elias Cunha, empresário do ramo hoteleiro que já trabalhou para colocar a cidade no Mapa do Turismo Brasileiro, uma crença do atual gestor em colocar esta atividade, senão na primeira, pelo menos como a segunda força da economia. 


De fato além da alegria contagiante dos munícipes, a cidade ficou mais linda e o verão promete ser dos mais agitados, o pontapé inicial foi no dia 02 de julho, o ponto alto será o 14 e se estende até o próximo dia 30. Muitos dos que chegam encontram diárias nos hotéis com preços bem favoráveis, outras pessoas possuem amigos ou parentes e ficarão no mínimo por 3 dias, para aproveitar as delícias da Praia do Macaco, comidas e bebidas servidas em barracas bem organizadas. 


Em sintonia com a expectativa e satisfação dos moradores, foi preparada com muita antecipação uma grande programação, bem na ponta da língua de todos. Interessante sentir a vibração da energia do turismo que brota em solo aparentemente fértil. Passei por vários lugares como o Estádio de Futebol Jaime Sena Pimentel, havia as disputas entre os clubes das vilas da zona rural, setor hoteleiro, centro da cidade, local das festividades e a praia do Macaco. Ainda neste dia, pela manhã ocorreu a maratona atlética e ciclística. Também, os jogos de futebol feminino entre Itupiranga e Jacundá.

Estive com o Diretor da Juventude da Secretaria de Cultura, o Sr. Eddie Lauson, muito cordial, relatou toda a programação festiva para vários dias, vou destacar apenas o do dia 14: Show do Crocodilo (21 h), Queima de Fogos em uma balsa postada no rio e o show da dupla Gino e Geno (0 h), Nova apresentação do Crocodilo a partir das 2 horas da madrugada até às 5 horas. Depois, haja energia a programação continua com apresentação de DJ´s locais na Praia do Macaco.

Para os shows foi montado grandioso palco, ladeado por camarotes e muitas barracas para atender ao público festivo. Tudo foi pensado em transformar esse local como o mais alegre e festivo. Mas, pelo jeito, o grandioso público esperado vai ser bem servido. Vi diversos barraqueiros satisfeitos com a programação, organização e falavam o nome do prefeito, diziam que ele seria enérgico para que todos cumprissem as normas de segurança, tudo bem entendido e compreendido. 

Enfim, muita agitação através dos shows de artistas de renome nacional, tudo de graça, o melody belenense do Crocodilo, os DJ´s locais, a programação na Praia do Macaco com competições de futvôlei, volei de praia, futebol de areia, apresentação de cantores locais, banda Top da capital, desfile da Garota e Garoto Verão Itupiranga 2017.

Enfim, a cidade estava sendo invadida por muitos visitantes, muitos nas portas de hotéis e pousadas a aguardar o momento dos shows. Partindo de Marabá vans de 20 em 20 minutos, todas lotadas. Muitos carros se dirigindo e chegando. Dentro da minha programação retornei por volta das 17h30m e já era grande o fluxo de vans, uma atrás da outra.

Senti uma energia de alegria, vi a cidade tirando proveito de sua data máxima, os hotéis lotados e restaurantes com grande fluxo de pessoas. A praia dos Macacos tinha uma barraca da secretaria de turismo, outra de apoio para a segurança e ação de salvamento e resgate. Digo que vi uma organização e padronização das barracas e tudo funcionando no automático ao som de música eletrônica. Ao me despedir, já se encaminhando para a noite a Orla já recebia público considerável e grande movimentação dos barcos e gente chegando a todo instante. 


Fiquei satisfeito com o que vi, nada de fenomenal mas, tudo funcionando para a satisfação de todos, inclusive da minha pessoa. Viva a indústria da felicidade que já emana seus sinais positivos por lá. Parabéns Itupiranga, nome doce e encantador.

Texto e imagens: Francisco Arnilson de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF