quinta-feira, 27 de julho de 2017

O Turismo na Turquia não foi construído com pouca coisa

Ruas charmosas do balneário de Bodrum

Algum lugar no mundo pode estar considerando o seu potencial turístico, se achar injustiçado por ter eventos e o desenvolvimento não acontece. Estes, consideram injustos que outros tantos lugares com menos conseguem chegar nas alturas com a atração de turistas. Até acham que o problema é gerado por atos de corrupção no governo central. Isto pode parecer com algum lugar conhecido. Mas, vamos ver como começar fraquinho, quase do zero e chegar a números expressivos. Vamos abordar uma nação que, aparentemente não é muito falada quanto ao turismo. Porém, o Brasil conseguiu promover uma novela nesta nação considerada meio européia e meio asiática.


Na Turquia até os anos 1980 o turismo era incipiente, visitavam esta nação apenas 1 mil e 300 mil turistas e rendia míseros 436 milhões de dólares por ano, era muito pouco. Ações positivas mudaram a realidade, subiu para 26,3 milhões de visitantes e gerou quase 22 bilhões de dólares em 2008. Alcançou em 2014 39 milhões de viajantes. Esses números não são nenhuma surpresa, já que o crescimento de visitantes na Turquia não é algo recente, e sim um processo que tem se consolidado ao longos dos últimos 15 anos. Desde 2000, o país quadruplicou seu número de viajantes, passando de apenas 9,6 milhões para os atuais 39,3 milhões. O objetivo é 50 milhões de turistas e 50 bilhões de dólares americanos rendimentos de turismo em 2023.

E isso parece um milagre que caiu do céu, como se nada tivesse sido feito para alcançar cifras bilionárias. Em primeiro lugar é a questão de semear em bom solo, segundo, saber o que está sendo semeado e colher bons frutos. Esse é um caso de sucesso que precisou de estudos, em primeiro lugar, a interligação e mobilidade intensificada nas costas da Turquia para as regiões interiores e para todo o país.Com este feito

O Ministério da Cultura e Turismo no contexto de “Novas Percepções do Turismo na Turquia” implementa novas estratégias de apresentação. O objetivo das campanhas da apresentação iniciados em Janeiro de 2008, é situar a Turquia como uma marca permanente a longo prazo, apresentando sua natureza única, os atrativos de turismo, sua posição geográfica que pode ser alcançado facilmente e seu passado rico como a história deste país Mediterrâneo. 

No contexto da diversificação de turismo, são realizados os projetos relacionadas com as atividades de turismo como iate, golfe, termal e saúde, esportes de inverno e de montanha, passeios prados ou cavernas, trekking, rafting, esporte de pesca e caça, monitoramento de aves.


Riquíssima gastronomia turca

De acordo com os experts de gastronomia, a cozinha turca é a mais rica do mundo. A abundância e a diversidade de alimentos são as razões principais da qualidade da cozinha turca que é aceitada como parte inseparável de turismo do país. Ao mesmo tempo, a coexistência das diferentes nações e as relações reciprocais na cultura de alimentação na historia, são outras razões desta diversidade. São cozidas vários comidas em diversas regiões da Turquia e é observado grandes diferencias culturais na alimentação, a variedade das comidas e as técnicas de cozinhar de uma região para outra. Cada região tem pastas, comidas e kebaps diferentes e próprias.


Turismo para todos os turistas

Casa que teria sido a última morada da Virgem Maria, em Selçuk
Dividida entre a Ásia e a Europa, a Turquia é uma experiência que mescla o melhor desses dois mundos.  Você vai descobrir como a beleza das construções islâmicas se mescla à grandiosidade das cristãs, realizadas durante o período do Império Bizantino. Como ruínas greco-romanas se erguem em meio a paisagens naturais de tirar o fôlego, como praias de mar cristalino se espalham pela costa do Egeu. Como balões colorem os céus da Capadócia, lamparinas colorem as bancas do Grand Bazaar e flores colorem a praça de Sultanahmet em um belo dia de primavera. Como castelos de pedra e de algodão se erguem sobre o incrível e múltiplo território turístico da Turquia. Tudo isso regado à maravilhosa comida típica e preços super camaradas.

Na Turquia há o turismo de história, praia, inverno, religião, saúde, negócios, golfe, iate, montanha, mergulho, balonismo etc. E as estruturas colaboram para fazer desta nação um potência turística mundial, veja alguns números:

  • A Turquia é o 6° país mais visitado do mundo
  • Receita do turismo em 2013 foi 21 bilhões de dólares
  • Em 2013, 35 milhões de turistas visitaram a Turquia (sendo 113 mil deles brasileiros, contra 44 mil em 2008)
  • Turkish Airlines já tem vôos diretos entre Istambul e São Paulo, diariamente
  • Istambul (antigo Constantinopla) foi a capital de diversas civilizações, como; Império Romano, Bizantino e Otomano
  • 31 dos 100 melhores hotéis do mundo localizam-se na Turquia
  • Um dos dois hotéis de "sete estrelas" (alto luxo) no mundo fica na cidade de Antalya, na Turquia, (outro em Dubai)
  • A Turquia é o país com o maior número de marinas do mundo.
Praia de Bodrum
O território da Turquia atual, tem habitantes desde 9.000 a.C., por isso a Turquia abrange diversas construções históricas de muitas civilizações. Durante milhares de anos, viveram povos de várias religiões diferentes, principalmente as monoteístas. Por isso a Turquia possui muitos lugares importantes para essas religiões.

A Turquia está rodeada por quatro mares: o Mar Negro a norte, o Mar da Mármara a noroeste, o Mar Egeu a oeste e o Mediterrâneo a sul; num total de 8.333 quilômetros de litoral. Por isso turismo de praia aumentou o número de turistas.

Por essas e muitas outras razões a Turquia atrai tantos visitantes.


Estatísticas gerais sobre a capacidade do Turismo (dados de 2010)
  • 48 aeroportos com capacidade de 50 milhões de passageiros anuais
  • 16 aeroportos abertos aos voos internacionais
  • Capacidade de 1.000.000 de leitos
  • 8 companhias aéreas
  • Turkish Airlines com 130 aviões, uma das mais jovens frotas na Europa, voa para mais de 150 destinos internacionais
  • 28 marinas com capacidade para 8.800 iates
  • 9.000 guias de turismo licenciados em dezenas de idiomas
  • 5.600 agências de viagens
  • Uma deslumbrante herança histórica de civilizações: 5522 sítios arqueológicos sob proteção
  • 258 praias e 13 marinas com bandeira azul desde 2008
  • 34 centros de turismo termal em 17 províncias
  • 20 centros de turismo de esportes de inverno, os mais conhecidos Uludag-Bursa e Sarikamis-Erzurum
  • 22 centros de turismo de campo e natureza  em 10 províncias
  • 33 parques nacionais
  • 16 parques naturais
  • 35 áreas de proteção ambiental;
  • 14 clubes e hotéis com campos de golfe

Esta é uma lição da Turquia, país que nunca promoveu uma Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, e focou em um desafio, ser grande no turismo mundial graças ao trabalho de sua gente, da inteligência e persistência, de uma infraestrutura projetada para o sucesso. Podemos chegar lá? Sim, claro, mas, ainda não sentimos essa necessidade, o país está em volta de problemas grandiosos demais para se preocupar com turismo. Infelizmente.


Fontes pesquisadas:
http://www.goturquia.com/Turquia-Um-Pais-de-Turismo.php
http://www.escolhaviajar.com/fotos-da-turquia/
http://www.brasilturquia.com.br/sobre-turismo-na-turquia-198.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF