sexta-feira, 21 de abril de 2017

Povoações Intermitentes, origens de Marabá

Imagem rara da margem de Marabá, início do séc.XX
A localidade onde se situa a cidade de Marabá, já era conhecida e frequentada desde o século XVI. A partir daí até 1892, não somente o sítio de Marabá, mas toda a margem esquerda do Tocantins, abaixo da foz do Araguaia até o rio Caripé, sofreu a mais torpe depredação de suas riquezas naturais renováreis (ervas do sertão) - baunilha, cacau, canela, cravo, guta-percha e outras e na parte mineral, o ouro, descobertos pelos bandeirantes Domingos Luis Grou, Antônio Macedo, Manoel Correia, Bartolomeu Bueno e outros.

Algumas povoações foram fundadas na margem esquerda do Araguaia e Tocantins porém, elas somente subsistiam enquanto a mesma estivesse em evidência desapareciam todas as vezes que a navegação por um ou por outro motivo era interrompida e voltavam a existir, quando a navegação era restabelecida.

O povoamento na região só aconteceu com a presença do Coronel Carlos Leitão, a partir de 1892, quando foi fundado o Burgo da Itacaiúna, que veremos em outra postagem. A partir dessa data, as povoações deixaram de ser intermitentes, para serem definitivas e portanto, a região começou a ter vida própria. Lá pelos idos de 1613 - 1616, os franceses La Blanjartier, La Planque e Dex Vaux ocuparam a região circunvizinha a foz do Araguaia, sendo que La Planque, fundou uma Fortaleza a duas léguas acima da barra do Araguaia, no Tocantins à sua margem direita, e esta fortificação teve a duração de dois anos, quando em 1616, foram os franceses desalojados pelos portugueses de Francisco Caldeira Castelo Branco.

O governador da Capitania do Grão-Pará, José de Nápoli Tello de Menezes, mandou fundar a povoação de São Bernardo da Pederneira, em 1781, tendo mais tarde mudado a sua localização e o seu nome para Alcobaça, que hoje é a cidade de Tucuruí. D. Francisco Maurício de Souza Coutinho, também governador do Grão-Pará, mandou fundar a povoação de Arroyos, em 1723, entre a cachoeira da Guariba e a ilha de Araparí, e Jerônimo Coelho, outro governador, mandou fundar na margem direita do Tocantins a povoação de Santa Tereza, em 1844, hoje pertencente ao Estado do Maranhão e se chama Imperatriz.

Houve um período relativamente longo em que havia um movimento de 25 a 30 barcos entre Goiás e Pará, que ocupavam de 10 a 24 remeiros cada um. Na descida era quase de "bubuia" e na subida dos rios, os botes eram içados a remo, vara, sirga e gancho. Um piloto ganhava Rs 300 (trezentos réis) por viagem e outros 80 réis a oitocentos réis. Os únicos caminhos naturais eram os rios e os veículos eram os barcos, canoas, igarités, galcotas, botes, balsas, os vapores e mais tarde os motores. As embarcações citadas eram movidas à força do braço ou da energia humana, razão pela qual as povoações, vilas e cidade situavam-se, sempre nas margens dos rios, por causa do transporte.

A capitania de Goiás não possuía mar e nem porto natural, o mesmo ocorrendo com Mato Grosso e Minas Gerais, mas tinham grandes caudais fluviais, em diversas direções, todos eles levavam aos portos do mar. Os caminhos mais acessíveis para Goiás chegar ao porto semi-marítimo de Belém, eram os rios Araguaia-Tocantins. O porto de Belém era o mais próximo da Europa. Pelo exposto no parágrafo acima, verificamos o quanto os rios gêmeos eram importantes para Goiás e as outras províncias interioranas. Porém, Belém sempre dependeu das regiões centrais para o seu sustento e desde aquele tempo era o centro polarizador de nossas riquezas naturais.

Os antigos e pequenos núcleos à margem dos grandes rios eram mantidos pelo governo da Capitania de Goiás e tinham a seguinte classificação:

a) presídios militares;
b) colônias militares;
c) núcleos de pescadores e coletadores das ervas do sertão.

Os presídios militares eram estrategicamente colocados nos pontos críticos da navegação, ou seja, nas cachoeiras, corredeiras, canais, rebojos e travessões perigosos nos quais teriam que descarregar a embarcação, carregá-la para a jusante ou montante, conforme a direção da embarcação. Os componentes dos presídios e colônias eram das tripulações na transposição dos obstáculos da navegação. Esses núcleos tinham também o poder de policiar a navegação, evitando a fuga de escravos das minas de ouro, do contrabando do ouro e pedras preciosas e a fuga de criminosos e malfazejos.

Os núcleos de pescadores e coletadores das ervas do sertão. colocavam-se em pontos estratégicos. Pescadores de pirarucu, caçadores de tartaruga, jabuti e outros quelônios, sustentavam os predadores de nossas amêndoas, cacau, baunilha, canela, cravo e guta-percha, os quais eram exportados principalmente para a Inglaterra, país que foi o maior colonizador-explorador-escravizador do Brasil-Colônia.

Os núcleos ribeirinhos-intermitentes que estamos estudando, eram sustentados com víveres fornecidos pelo governo da Capitania de Goiás, como sal, farinha, carne-seca, medicamentos necessários, armas, munições para manter a segurança e a fiscalização, bem assim como para a caça em geral. Os efetivos militares eram substituídos mais ou menos de 90 em 90 dias, pois não levavam para os núcleos, presídios e colônias, as suas famílias, pelo temeroso isolamento e insalubridade destas brenhas ocultas. Era costume também, levar para os presídios militares ribeirinhos, os prisioneiros perigosos que iam cumprir pena porque teriam de enfrentar os perigos e se tentassem fugir, certamente sucumbiriam pelas feras, índios, afogamentos, febres ou engolidos pela densidade da silva, (Correio oficial de Goiás, n° 64 de 19/04/1852).

Veremos agora a posição individualizada dos principais núcleos humanos intermitentes. Alguns desapareceram para sempre, outros renasceram e hoje constam de nossos conjuntos urbanos. Por exemplo, de acordo com levantamentos feitos em diversos números do "Jornal Província de Goiáz", de 1852 a 1870, encontramos as seguintes povoações intermitentes e que hoje, são cidades, vilas ou povoações como os presídios de Barreira Velha, - 35 pessoas, Santa Maria da Barreira - 47; Santana - 18; Foz do Gradaús - 15; Aldeia Velha - 12; Itaipava - 41; Santa Isabel - 78; São João - 109 (São João do Araguaia); Barra do Taquanhonha - 38 (Marabá hoje); Registro do Itaboca - 128; Tauirí - 15; Santo Anastácio - 27; Bela Vista - 16; Arumateua - 85 e Arroyos - 32 pessoas.

A corte portuguesa emitiu a Ordem Régia a D. Francisco de Assis Mascarenhas então governador da Capitania de Goiás, para fundar o presídio da Barra do Taquanhonha, o que foi executado por Braz Martins de Almeida em 27 de fevereiro de 1804. Ora, se em 1870 já se referia a esse Presídio, infere-se que houve moradores no Pontal por muitos anos antes de sua fundação, embora não haja referências sobre vestígios de povoações anteriores. Parece-nos que a presença desse presídio, estava ligada ao quilombo ou mocambo, conhecido por "Quindangues", fundado por negros fugidos das minas de ouro de Goiás, dos escravos fugidos dos canaviais e cacauais de Cametá, somados aos criminosos fugidos das Capitanias do centro-sul. Além do mais, o presídio tinha também a incumbência de policiar o rio Taquanhonha (Tacaiúna) do contrabando de ouro, ervas, pedras coloridas, que eram fartas na região, conforme roteiros de diversos bandeirantes. Em 26 de junho de 1809, chegou um reforço do governo de Goiás, por recomendação do Reino, capitulado pelo Coronel José Manoel da Silva Oliveira, tal era a evasão do ouro e das pedras coloridas, para a Guiana Francesa, de acordo com documentação do Arquivo Público de Goiás, Pacotes 1803 - 1804, 1806 - 1809, caixa n° 06, Praça Cívica - Goiânia - GO.

Em outro título, estudaremos o Alvará de 18 de março de 1809, que trata da criação da Comarca do Norte, formadora do novo Estado do Tocantins, conforme documentos acima citados. Pelo acervo de informações emitidas neste trabalho, inflete para os estudiosos, a luta que se travou e as dificuldades profundas e inglórias para o povoamento da rica Região do Sul e Sudeste do Pará, tão pretendido por Goiás nas primeiras décadas do presente século.

D. Francisco M. de Souza Coutinho, governador da capitania do Grão-Pará, autorizou a Vasco Manoel de Braun, engenheiro militar, mudar a povoação de São Bernardo da Pederneira, da cachoeira de Tupaynaquára, uma légua paa cima, na foz do rio Caraipé, e ali fundou a povoação de Alcobaça em 1782, fundou as povoações de Nazaré dos Patos (hoje município de Breu Branco), Arroyo e Araparí em 1791, segundo Ignácio B. de Moura - página 88 do livro de "Belém a São João do Araguaia" - 1910.

Segundo as mesmas fontes, o mesmo Souza Coutinho que mandara fundar o Registro da Itaboca, mandou retirar a população para a Barra do Araguaia, ali fundou a Colônia Militar de São João do Araguaia em 1791, cujo sítio foi escolhido numa ribanceira pedregosa, da qual dava vista completa para o encontro das águas dos dois grandes rios e ali foram colocadas duas peças pesadas de artilharia, para garantir o policiamento da navegação do Araguaia-Tocantins, bem próximo a praia do Tição. 

Na saída de Matacurá, Souza Coutinho fundou a povoação do Muru, com 30 índios Aruã, trazidos da ilha do Marajó, para ajudar na domesticação dos índios daquela região, conforme informações da revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, tomo VII - 3ª edição, página 384. O Registro do Itaboca, há pouco referido foi fundado por Joaquim José Máximo, por recomendação de Souza Coutinho, que um ano depois, mandou transferir a sua população para São João do Araguaia.

Fonte: livro "As origens de Marabá", de José da Silva Brandão, edição de 1998, pags. 126 - 130.

Série II

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF