quinta-feira, 20 de abril de 2017

Ações associadas e dissociadas

As coisas parecem que acontecem com base no 8 ou no 80, ou se concretizam ou não. Parece que ao longo de muitos anos ainda precisamos ser sensibilizados quanto ao dever de casa, ou não sai nada. Vejo todo o esforço do jovem Marx Beltrão Ministro do Turismo fazendo sol e fazendo chover, correndo de um lado para o outro, batendo o escanteio e correndo para cabecear e fazer o gol da vitória. Não é fácil. As ações do turismo não deveriam precisar de tanta sensibilização e o pior, em cada estado apenas um, dois ou três municípios em média, realmente tem interesse em se projetar. É um muito pouco. Vejo que os municípios não se articulam com o trade, com o Conselho, com as secretarias municipais com afinidades, com os municípios circunvizinhos, com as secretarias estaduais, com o ministério do turismo, com ninguém. Esperam as ações em uma bandeja de prata. Acham que bastam procurar os recursos do Estado e do Ministério e realizar alguns poucos eventos sem contrapartida. 

Após a assinatura do Termo de Adesão ao Programa de Regionalização do Ministério do Turismo, principalmente agora, com a conclusão do Inventário Turístico de Marabá, muita coisa foi ofertada, apenas como exemplo muito de capacitação e a possibilidade de obtenção de recursos. No entanto, os municípios precisam fazer muito mais. Precisam construir com a iniciativa privada um plano estratégico para quatro anos, no mínimo, trabalhar com o objetivo de incentivar a criação de empresas que possam atuar no local, regional, estadual e nacional, também, atualizar ou criar as leis do turismo para funcionarem e dar maior transparência sobre a aplicação dos orçamentos do turismo e, aumentar a cada ano sua aplicação. 


Organizar é associar o turismo local ao nacional

Há muita coisa para deixar de ficar esperando, uma ideia: incentivar as parcerias público-privadas no Estados e nos Municípios, por quê não? A iniciativa privada precisa ter iniciativa e parar de ficar reclamando. Agora neste começo de ano as notícias são muito boas e é preciso ir ao encontro delas, ver como fazer para impulsioná-las no Município, no Estado. A gestão do turismo se faz com capacitação dos gestores, de todos, até dos fundos municipais e estaduais do turismo e isso só vai acontecer se cada um compreender qual é o seu papel e se dispuser a caminhar. Os municípios considerados prioritários deveriam correr para chamar o Estado para executar as ações prioritárias. Isso não está acontecendo, infelizmente. Apenas alguns poucos municípios procuram se organizar.

Vai acontecer um evento na cidade, um encontro do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará - SINJOR-PA e da Associação Brasileira de Jornalistas em Turismo - ABRAJET-PA e, conscientemente virão e farão um press trip, muito bacana, lançarão o Prêmio de Jornalismo em Turismo em Marabá, será uma vitrine que se abrirá e mostrará com bons olhos nossos tantos atrativos, aproveitando o exemplo, o mesmo pode acontecer com todos os eventos culturais da cidade, toda vinda de comitiva empresarial, de pesquisadores e  etc. 

Como exemplo de ação dissociada, são as realizações promovidas sem o envolvimento do trade, da classe empresarial, os mesmos representam parte interessada e precisam se associar na promoção da cidade, os mesmos representam os diversos segmentos da cadeia. É comum ouvirmos a reclamação dizendo que tudo é culpa do governo federal que não faz nada pelas cidades, verdade. Não faz nada pelas cidades que não procuram, reivindicam. Por estarem dissociadas das políticas públicas, não receberão coisa significativa. 

Com pé bem no chão, vemos que a classe empresarial tem interesse em associar os demais em propostas de trabalho, não é fácil. A visão destes é muito prática, se dará resultado e se valerá algum investimento. Quando não percebe que terá rentabilidade ele se afasta, enfim, há dissociação entre possíveis parceiros, No setor público, quando não há ação conjunta entre secretárias, dispendem-se mais recursos, não articulam com o trade, os resultados representarão a ação de apenas um secretário, este também é um caso de ação dissociada.

Quando os municípios não compreendem o termo de turismo regionalizado, não se reúnem, não dialogam com outros municípios, com o governo do Estado e União para implantar as políticas e acham-se super capacitados, fazem cada um segundo a sua possibilidade ou interesse, procuram fazer tudo de forma isolada, perde a oportunidade de se trabalhar de forma associada, compartilhada, consorciada.



Cenários positivos

Com a projeção do Ministério do Turismo de aumentar o número de turistas estrangeiros de 6,5 milhões como aconteceu em 2016, para 12 milhões até 2022,  passando de US$ 6 bilhões anuais para US$ 19 bilhões o faturamento do setor. Outro impacto esperado é a inserção de 40 milhões de brasileiros no mercado consumidor de viagens. Atualmente, menos da metade da população viaja todos os anos (cerca de 60 milhões). Isto requer a participação de todos os municípios que aderirem o Programa de Regionalização do Turismo pois, serão estes os grandes beneficiados, para tanto, precisam fazer o dever de casa. Em março durante a oficina de Regionalização do Mapa do Turismo ocorrida em Marabá apenas o município sede possuía instalado o Conselho Municipal, pré requisito muito importante, além de outros. 


Abaixo algumas postagens deste blog, apenas deste ano, nas quais podemos ver a pujança de Estados e Municípios, são boas notícias que surgem diariamente, de municípios, estados e do ministério, uma demonstração da força do turismo em que se fazendo tudo dá, dá mais recursos, aumento do valor circulante, mais empregos e qualidade de vida:

http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/01/uma-cidade-sem-apoio-ao-turismo-como.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/01/turismo-novo-setor-da-economia.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/01/sensibilizacao-e-consciencia-turistica.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/02/turismo-no-para-gera-r-700-milhoes-e.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/02/amazonia-sera-nova-vitrine-do-turismo.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/02/estimulo-do-governo-de-goias-visa.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/02/a-secretaria-de-estado-de-turismo.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/02/para-bate-marca-de-1-milhao-de-turistas.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/02/ministerio-do-turismo-abre-inscricoes.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/02/agenda-com-entidades-consolida-turismo.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/02/governo-potiguar-consegue-437-milhoes.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/02/ministerio-investira-20-milhoes-para.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/02/estados-poderao-enviar-propostas-de.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/02/turismo-espera-mais-de-2000-eventos-em.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/02/governador-de-go-liberar-41-milhoes.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/03/siconv-para-projetos-de-infraestrutura.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/03/brasil-na-prateleira-do-turismo-mundial.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/03/rn-vai-feira-na-holanda-buscar-turistas.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/03/diplomacia-entre-cidades-promove-o.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/03/feira-internacional-do-turismo-do.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/03/rn-tera-voos-diarios-para-europa-ate.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/03/em-alagoas-ministro-discute-promocao-de.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/03/municipios-do-tapajos-estarao-no-mapa.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/03/ministerio-reforca-importancia-da.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/03/a-forca-do-turismo-organizado.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/03/sao-luis-do-maranhao-entra-na-rota-do.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/03/no-piaui-municipio-sera-cidade-turistica.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/03/aquele-lugar-nao-tinha-nada-so-tinha.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/03/turismo-vai-qualificar-10-mil-jovens-do_30.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/03/turismo-vai-qualificar-10-mil-jovens-do_30.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/04/mudancas-em-vistos-serao-anunciadas-em.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/04/liderancas-se-encontraram-no-expo.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/04/no-amapa-ministro-garante-apoio-para-o.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/04/porto-seguro-toma-medida-para-assegurar.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/04/sai-o-edital-para-promocao-de-festejos.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/04/sebrae-vai-investir-r-93-milhoes-em.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/04/no-amapa-governo-lanca-projeto-para.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/04/oito-em-cada-dez-brasileiros-acreditam.html
http://marabaturismo.blogspot.com.br/2017/04/saiba-como-sera-o-brasil-turismo.html



O Brasil do Turismo se faz com todos

O Brasil do Turismo será realizado a partir das ações implantadas pelos municípios, juntando-se o público e o privado, municípios vizinhos. Todo o trabalho do Ministério do Turismo se concretizará no aumento de turistas estrangeiros e na geração de mais de 20 milhões de empregos se, os gestores Municipais e Estaduais compreenderem como fazer a roda andar, se buscarem ou se forem envolvidos nesta grande engrenagem altamente vantajosa. Não basta uma secretaria inoperante, um gestor salvador da pátria que sabe tudo, que pode fazer tudo sozinho. Os Estados estarão presentes nos municípios se estes demonstrarem atitude e, da mesma forma os empresários, não se investe sem a certeza de retorno.

A adequação dos municípios a pauta do turismo precisa começar pelo dever de casa. Não dá para pular esta parte. São muitos pré requisitos, as exigências e elas são obtidas vencendo-se uma etapa por vez. Não dá para cumprir todas em um mês, em um ano, é uma construção em que se coloca um tijolo por vez. Não começar a construção é um pecado, não articular com os parceiros é um grande erro, não investir no setor é o mesmo que semear no asfalto, não vai colher nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF