quarta-feira, 12 de abril de 2017

Setur Pará capacita 50 pessoas com o projeto Cozinha Brasil

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) capacitou 50 pessoas, num total de duas turmas, na capital paraense, em parceria com o projeto Cozinha Brasil, nesta terça e quarta-feira (04 e 05). Com carga de oito horas, o curso gratuito, abrangeu como participantes os usuários assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social da Cremação (Cras), da Prefeitura de Belém, proprietários de restaurantes e lanchonetes, merendeiras escolares, assim como alguns policiais militares do Fundo de Assistência da Polícia Militar do Pará (Faspm), que tiveram participação fundamental, cedendo o local para realização do projeto, fazendo a segurança do lugar e da unidade móvel do Sesi.

O objetivo foi conscientizar e reeducar os alunos, destacando a importância do reaproveitamento alimentar, elaboração de um cardápio equilibrado e barato, dicas de cuidado no preparo da comida, manipulação dos alimentos e hábitos alimentares saudáveis, conservação de produtos, congelamento e descongelamento com a prática de cinco receitas que foram degustadas pelos participantes.
“O curso visa trabalhar corretamente a manipulação de alimentos, e orientar o consumidor em fazer alimentos saudáveis para o dia a dia. Ano passado foram qualificadas 888 pessoas, e iniciamos com um público de 50 pessoas. O que é mais importante desse projeto dentro do eixo segurança alimentar, é levar o conhecimento que podemos ter a disposição de todos, um cardápio saudável em casa e nos restaurantes”, explica Flávia Lima, gerente de Qualificação Profissional e coordenadora do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur) da Setur, ao falar da formação que contou também com a parceria da Chamma da Amazônia.
Com reconhecimento internacional, a tecnologia social do Programa Sesi Cozinha Brasil vem promovendo cursos de curta e média duração. Além de receitas fáceis e saborosas, os alunos também aprendem a escolher os alimentos por seu valor nutritivo, preço e apresentação; a aproveitar integralmente os produtos, reduzindo o desperdício; a preparar refeições observando a limpeza e preservando o sabor e os nutrientes; a consumir alimentos em quantidade e condições de higiene adequadas, e a promover a melhoria da renda familiar.
(Com a colaboração de Ângela Reis)
Fotos: Setur/Divulgação

http://setur.pa.gov.br/noticia/setur-capacita-50-pessoas-com-o-projeto-cozinha-brasil-em-belem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF