quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

OLINDA TEM ANIMAÇÃO O ANO INTEIRO

Lá no comecinho do Brasil, em 1535 surgia a cidade de Olinda, considerada como uma das mais antigas do Brasil, seu nome vem da exclamação de seu fundador o donatário Duarte Coelho. Ela foi a urbe mais rica do período Colonial entre o século XVI e as primeiras década do século XVIII, foi referida como uma “Lisboa pequena”, dada a opulência só comparável à da Corte portuguesa. Foi sede do Brasil entre 1624 e 1625 por ocasião das invasões neerlandesas: Matias de Albuquerque foi nomeado Governador Geral, administrando a colônia a partir de Olinda.
A vila manteve-se próspera até a invasão holandesa em 1630 à Capitania de Pernambuco, quando os neerlandeses, após retirar os materiais nobres das edificações para construir suas casas na capital da Nova Holanda (Recife), incendiaram Olinda em 1631. Com o término da Insurreição Pernambucana, Olinda voltou a ser a sede da capitania, porém sem a influência de outrora, o que ocasionou conflitos como a Guerra dos Mascates. Em meados do século XIX, a cidade deixou de ser a capital de Pernambuco.
Em 1982 O centro histórico de Olinda foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, e é um grande atrativo para o turismo com vários pontos turísticos que incluem igrejas, mosteiros, prédios históricos, restaurantes e os peculiares bonecos gigantes. 

Olinda situa-se a apenas 6 km do centro da cidade do Recife. Anualmente milhares de foliões chegam de todas as partes para desfrutar da beleza do carnaval que acontece dia e noite nas estreitas e ladeirosas ruas da cidade. Além de sua beleza natural, é também um dos mais importantes centros culturais do Brasil. é toda linda, do alto da Igreja da Sé veem-se as casas coloniais misturadas ao verde dos coqueirais e azul celeste e marinho.


Turismo e pontos turísticos em Olinda

O turismo em Olinda agrega várias atrações como igrejas, prédios históricos, folclore e lindas paisagens. Pode-se simplesmente passear pelas suas ruas e ir descobrindo, quase ao acaso, pontos turísticos interessantes como a casa do cantor Alceu Valença, a sede do Grêmio Escola de Samba Porto Velho, e a Pitombeira dos Quatro Cantos. Não deve-se deixar de conhecer os peculiares bonecos gigantes, famosos no carnaval de Olinda. Há também o comércio de lindas toalhas em renda e bons restaurantes como o Beijupirá.

Igreja da Sé
A igreja da Sé foi levantada em 1537, sendo dedicada a Jesus Cristo como Salvador do Mundo. Ao longo dos anos passou por várias reformas tanto na fachada quanto no seu  interior. A decoração original desapareceu em grande parte, mas especialmente nas capelas laterais ainda existem remanescentes da decoração com azulejos, alguns painéis pintados, elementos de talha dourada e estatuária antiga.

Convento de São Francisco
Convento de São Francisco é parte de um conjunto arquitetônico barroco de excepcional importância, que inclui a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Capela de São Roque, o claustro e a sacristia. É o convento franciscano mais antigo do Brasil, sua construção foi iniciada em 1585. O conjunto foi incluído no rol dos monumentos do Centro Histórico de Olinda, tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Igreja e Mosteiro de São Bento
* Igreja e Mosteiro de São Bento. Belos exemplos da arquitetura barroca. O mosteiro foi construído em 1540 e reconstruído em 1640 depois do incêndio que devastou Olinda. Na igreja o destaque é o altar-mor, de madeira de cedro e folheado a ouro. Em 2002 foi exposto Museu Guggenheim de Nova York.




Igreja de Nossa Senhora da Graça
Igreja de Nossa Senhora da Graça foi uma das primeiras a serem construídas no Brasil,  originalmente erguida como um oratório de taipa no ano de 1551 para a a catequização dos indígenas do local.
Farol de Olinda
Construído, originalmente, sobre o Fortim Montenegro, o Farol de Olinda foi aceso pela primeira vez em 1872. Visível a 12 milhas, o Farol atual foi construído no Morro Serapião, sendo inaugurado em sete de setembro de 1941. Por se destacar na paisagem de Olinda, tornou-se um dos principais marcos da cidade.
Observatório
Construído no século XIX, serviu por várias décadas para observações e estudos de Astronomia. Diz a lenda, que sua edificação relaciona-se com a descoberta de um cometa, em 1860, por Emanuel Liais, de quem o astro recebeu o nome. Erguido em alvenaria, tem formato de um cilindro e possui área de, aproximadamente, 6000 m2.

http://entretenimento.band.uol.com.br/bandfolia/noticias/100000666819/uma-tarde-com-alceu-valenca-o-louco-lucido-.html
http://turismo.ig.com.br/destinos-nacionais/10-razoes-para-visitar-olinda/n1597200921403.html
https://www.almacarioca.com.br/olinda-turismo.html
https://www.trilhacultural.com.br/olinda-pe/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Olinda 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF