quarta-feira, 7 de março de 2018

VILA PARAENSE DE ALTER DO CHÃO ESBANJA CHARME COM UMA DAS PRAIAS MAIS BONITAS DO BRASIL


Crédito: Cristino Martins. Agência Pará
Acostumada a aparecer em rankings nacionais e estrangeiros como uma das praias mais bonitas do país e até do mundo, a Vila de Alter do Chão completa 260 anos nesta terça-feira (6). Distrito de Santarém (PA), a vila, conhecida como “Caribe da Amazônia”, é farta de atributos que a tornam um dos principais destinos turísticos do Pará: beleza cênica, atrativos históricos/culturais, gastronomia diferenciada e boa infraestrutura.  

Alter do Chão é uma mistura singular de praia de água doce, areias brancas e a farta vegetação amazônica que a torna um lugar ideal para curtir o “verão amazônico”, de agosto a dezembro. É o período no qual o volume das águas diminui, devido a vazante do rio Tapajós. A visão de quem chega ao local neste período é surpreendente: dá para apreciar do cais o banco de areia, com suas estruturas de praia (barracas cobertas de palha), cercado pelas águas azuis do Tapajós e do verde da mata.


Mas nem só de verão vive Alter do Chão, distante 37 km do centro de Santarém, no oeste do estado. No período de janeiro a julho também existem opções de lazer. Dentre elas, o passeio de canoa pela floresta encantada, a trilha da Serra Piroca que, além de ser apontada como misteriosa pelos nativos do lugar, é parada obrigatória para contemplar as belíssimas paisagens da Vila.

O acesso se dá principalmente pela rodovia estadual Everaldo Martins, a PA-457, totalmente pavimentada. Outra forma de acesso à vila é pelo rio Tapajós, que pode ocorrer por meio de barco ou de lancha. A viagem dura, em média, 45min de carro e 3h pelo rio. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo de Santarém, a vila conta com boa infraestrutura para receber o turista com hotéis, pousadas, agência de viagem, artesanato, pratos típicos da culinária paraense.

CARNAVAL, FESTIVAL BORARI E SAIRÉ - Visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo movimentam a vila no período do Carnaval do ‘Mela Mela’ - uma brincadeira de espuma e amido de milho que anima os foliões, no Festival Borari - festa indígena que mantem a identidade cultural da vila e ainda a Festa do Sairé, a mais antiga manifestação folclórica realizada anualmente em setembro. Há cerca de 300 anos, o Sairé une rituais religiosos e inclui a disputa folclórica dos botos Tucuxi e Cor de Rosa. A festa reúne cerca de 100 mil pessoas.

* Com informações da Secretaria Municipal de Turismo de Santarém

http://www.turismo.gov.br/component/content/article.html?id=10929

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF