domingo, 3 de janeiro de 2016

Receptivo Turístico - Conheça mais

Em todo o mundo o turismo continua em alta, até mesmo o Irã considerado um país fechado prepara-se para receber grandioso fluxo de visitantes a partir deste ano. O turismo de negócios é uma atividade muito disputada e de clientes exigentes que viajam nas classes superiores dos aviões e hospeda-se em hotéis de categorias quatro e cinco estrelas, gosta de teatros, de espetáculos e frequenta os melhores restaurantes e gasta de três a quatro vezes mais que o turista comum. O Brasil já entrou neste seleto grupo de países que realizam a maior parte de seus eventos em grandes centro de convenções e promovem vários tipos de eventos e geram receita significativas.
E, são as feiras que proporcionam vendas com volume 6 vezes maior do que qualquer outra mídia e serão lembradas por muito mais tempo do que os anúncios veiculados na mídia impressa. 

Para as cidades destinos, os eventos são poderosa ferramenta para alavancar recursos gerados pelos eventos, que dá vida a mais de 80 modalidades de serviços em apoio aos eventos e aos participantes, do restaurante e hotelaria, do transporte urbano de carros, além de animar muitas outras atividades gerando empregos e aumentando a arrecadação do município.  Essa rede fabulosa de serviços de hospitalidade é a chave do desenvolvimento comunitário - o turismo receptivo.

Desenvolver o turismo receptivo serve para aumentar o fluxo de turistas, mas também porque imprime segurança e qualidade na recepção de eventos, atividade que resulta em dividendos na cidade hospedeira.


Cultura receptiva
Para a cidade usufruir dos benefícios da presença desses visitantes, ela deve oferecer conforto e segurança. Acrescente-se o problema da comunicação com outro idioma, principalmente por parte dos que atendem diretamente o turista como os taxistas, comércio e de restaurantes. É raro encontrar um cardápio bilíngue nestes estabelecimentos. Outro problema é oferecer atrações noturnas, principalmente quando se realizam eventos de negócios. Há pouca divulgação sobre o circuito cultural e de lazer da cidade. Esse problema resulta em grande parte deste público indo embora ao final do evento.

Os acessos e a circulação embora relacionados à infraestrutura de transporte, a perda de tempo pode causar irritar o visitante podendo representar uma refeição a menos, substituída por um lanche rápido ou, também, impedir que esta possa entrar em uma loja do comércio.



Qualificação do turismo receptivo
A preocupação é atender muito bem o turista em suas necessidades, demanda, transporte, oferta e marketing em uma estrutura conveniente. Esse será um grande problema se a demanda gerada por visitação motivada por determinado evento e outros fatores esteja acima da média estabelecida em estudo de capacidade. Um exemplo, a cidade promove um grande festival de verão que sobrecarrega a capacidade hoteleira, transformando o período de férias em um verdadeiro caos. Isto precisa de estudo e de um excelente planejamento e gerenciamento para suportar o fluxo de visitantes.

O gerenciamento de uma destinação pressupõe a gestão de componentes - mix de instalações, serviços e atrativos - que tornam a destinação em um produto turístico capaz de receber e atender as expectativas dos eventos e visitantes. É importante a qualidade de cada um desses componentes e a prestação de serviços como um todo sejam uniformes: qualidade de hospedagem, de alimentação, de recepção e de transportes e translados. Integrar esses componentes por meio de organização mais caprichada com operadoras e agências de turismo - é uma maneira de exercer esse controle.


Receptivo nos transportes
Precisa haver linhas de transportes eficientes para o sucesso do evento. É preciso ter cuidado com os meios de transportes disponíveis que vão dos: ferroviário, rodoviários, hidroviários e aéreos. Algumas condições de atendimento aos eventos deverão apresentar, no mínimo:
  • operar a relação distância/tempo;
  • oferecer conforto e segurança;
  • praticar preços competitivos;
  • disponibilizar serviços diversos de atendimento;
  • apresentar rotas frequentes.


A organização do evento deve buscar as condições favoráveis de transportes, facilitando a participação dos interessados e garantir a sua satisfação. De modo geral o meio de transporte mais utilizado em médias e longas distâncias é o aéreo. O organizador precisa estabelecer contato com a companhia aérea e negocie os benefícios para o evento e para os participantes, tornando a empresa como "transportadora oficial do evento", como:
  • colaboração na distribuição da folheteria do evento;
  • política de preços de tarifas com descontos especiais para a ocasião;
  • cortesia de bilhetes aéreos para a comissão organizadora, palestrantes e patrocinadores;
  • fornecimento de material de divulgação da empresa, rotas e voo.

Em relação aos translados internos normalmente escolhe-se uma agência de viagens ou uma agência especializada em receptivo local, que será a responsável pelo deslocamento dos palestrantes e assistentes do local de hospedagem ao local do evento, e vice-versa. Poderá haver pacotes fechados incluindo a hospedagem, o transporte externo e interno (translado) e algum roteiro de visitação ou lazer. Essa empresa pode estabelecer pacotes turísticos para localidades próximas ao local da realização do evento como diferencial de lazer e entretenimento aos palestrantes e convidados.

As recepcionistas recebem as pessoas, orienta-as nas questões que forem necessárias e as conduzem, via translado aos hotéis antecipadamente reservados. Algumas providências:


  • portar crachá de identificação;
  • dominar um número razoável de outros idiomas;
  • portar identificação dos idiomas que dominam;
  • portar placa de identificação do evento;
  • portar placa de identificação com o nome do convidado, palestrante e lista de participantes;
  • portar planilha com os números dos voos desses convidados;
  • portar o telefone celular ou outro meio de comunicação rápida e eficiente;
  • possuir a relação dos hotéis reservados pelos convidados e participantes;
  • possuir lista de números de telefones de emergência e informações da cidade-sede do evento;
  • portar os nomes e telefones dos membros do staff organizador do evento;
  • oferecer kit de boas-vindas aos convidados, palestrantes e visitantes, contendo mapa da cidade, folheteria do evento, informações úteis, relação de atrações e outros.

O receptivo inclui os meios de hospedagem, maior setor dentro da economia turística, uma estrutura de suma importância na cidade sede do evento, também, o receptivo e agenciamento onde é contratado os serviços de uma empresa especializada. Cabe a agência escolhida a oferta de transporte, translado, hospedagem e atividades turísticas e sociais, de acordo com o evento e seu público-alvo. E. de atividades sociais, turísticas e de lazer poderão fazer parte de uma programação anteriormente elaborada com o objetivo de entreter convidados e participantes, ao mesmo tempo em que promova a cidade e seus atrativos turísticos. A cidade sede deve oferecer atrativos e estrutura capazes de responder positivamente aos desejos dos visitantes.

A programação social complementa o evento, sendo oferecida indiscriminadamente aos participantes como opção à programação. Normalmente é composta de eventos culturais e atividades sociais que acontecem em decorrência do evento principal ou em temporadas específicas. Roteiros de compras também podem ser programados e são bastante procurados por turistas quando a cidade oferece tais serviços, com qualidade e bom preço. Os produtos culturais e artesanais também são muito procurados, principalmente se a região é rica nessas produções.

A programação turística poderá ser prevista na programação sendo opcional. A organização poderá contratar agências de receptivo locais e procurar os melhores pacotes e preços. Essas atividades são caracterizadas pelos passeios na cidade, conhecendo seus pontos de maior interesse, pelos passeios noturnos e suas atividades sociais, por passeios às localidades mais próximas com interesses turísticos (excursões), podendo haver, ou não, o pernoite nestas últimas. 


Em Marabá:
ISIS TURIS RECEPTIVO & VIAGENS
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E-mail: isis.turis@gmail.com / isismourao@gmail.com
(94) 98178-522 / (94) 99176-7794

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