Na campanha que está em curso para potencializar o turismo
de negócios e eventos, considerando vários fatores positivos como a Reforma do Aeroporto, a inauguração
do Centro de Convenções, por exemplo, ouvimos em nossas reuniões que já somos
um centro de negócios em função da estrutura melhor que a cidade tem
e por ser o centro da região. É um movimento que provoca o giro na economia local e a pretensão da classe empresarial é, justamente, encontrar uma forma de atração de mais pessoas para aqui gastarem. Nesta ação todos ganham, inclusive a imprensa poderá ganhar também. É isso que muitos municípios fazem para gerar e reter recursos, movimenta a economia.
O tema já foi objeto de matéria em jornal de grande circulação, na televisão. As revistas locais já abrem esse espaço, assim como também, revistas fora de Marabá, evidenciando o potencial turístico e são sedentos por artigos desta natureza, querem registrar o pulsar deste trabalho de promoção social de riquezas. Embora, a cidade não impulsione essa atividade.
A Imprensa é um veículo que pode induzir muitas ações, como por exemplo, tratar das políticas públicas, de espaços interessantes, de eventos, de atrações, para a produção da cidade, seja no artesanato e na gastronomia, nas artes e danças e, enfim, o leque se abre para muitas possibilidades. Mas, observo e, infelizmente, isso acontece em muitos lugares do Brasil, de estamparem a violência nas capas dos jornais. Isso expõe as cenas deprimentes de violência, também, em muitos lugares ganham outros contornos. Os grandes jornais do país, podem observar, já não fazem da violência o seu maior negócio, pelo contrário, tratam de uma forma menos imagética, mais textual.
A Imprensa é um veículo que pode induzir muitas ações, como por exemplo, tratar das políticas públicas, de espaços interessantes, de eventos, de atrações, para a produção da cidade, seja no artesanato e na gastronomia, nas artes e danças e, enfim, o leque se abre para muitas possibilidades. Mas, observo e, infelizmente, isso acontece em muitos lugares do Brasil, de estamparem a violência nas capas dos jornais. Isso expõe as cenas deprimentes de violência, também, em muitos lugares ganham outros contornos. Os grandes jornais do país, podem observar, já não fazem da violência o seu maior negócio, pelo contrário, tratam de uma forma menos imagética, mais textual.
A violência é noticiada de uma forma que assusta quem aqui deseja visitar. Se o município está vivendo a situação da crise financeira e fica difícil pagar os salários dos servidores, então, podemos ajudar a encontrar uma saída e ela já é visível. Deixemos de lado as mortes como objeto de nossas capas, pois, queremos atrair a Imprensa para falar bem da nossa gente e de tudo que há em nossa cidade.
Prêmios de Jornalismo de Turismo da Abrajet
No Brasil existe o trabalho da Associação Brasileira de Jornalismo de Turismo (Abrajet), é um instrumento de aprimoramento do trabalho de jornalismo para a divulgação de matérias com conteúdo turístico e, mesmo sobre a visão crítica como contribuição na melhora dos serviços prestados na atividade turística em geral.
O Prêmio é uma forma de reconhecer os jornalistas engajados que publicarem as melhores reportagens sobre o Pará, seja no meio impresso, webjornalismo, televisão e fotografia associados da Abrajet.
Em âmbito local o jornalismo poderia provocar várias ações positivas, seja na melhoria da oferta e mesmo da demanda que há. Ainda não somos um destino turístico potencializado. Ainda temos muito para preparar a cidade e os profissionais. Há muitas pautas para a nossa mídia com foco no turismo, por exemplo, das ruas da cidade, das praças e de personagens históricos, do plano municipal, das potencialidades que tornam um inventário, do mapa turístico, de roteiros e etc. É uma grande missão, de levar a imagem da nossa cidade para outras regiões. Esse é um papel que a imprensa pode desempenhar muito bem.
Abrajet no Estado do Pará
Uma palestra da jornalista paranaense Silvia Oliveira marcou o lançamento do III Prêmio de Jornalismo em Turismo "Comendador Marques dos Reis", em 21 de setembro de 2015, na Estação das Docas. É uma ação que acontece com a parceria da Secretaria de Estado de Turismo e a Abrajet Pará. E, a entidade dos jornalistas renovou mandado de dois anos, a nova Diretoria 2015/2016 está assim composta: Isa Arnour - Presidente, Nilton Guedes - Vice Presidente, Fernanda Scaramuzzini - Secretária Geral, Benigna Soares - Diretora Administrativa e de Finanças, Julie Rocha - Diretora de Comunicação, João Ramid - Diretor de Projetos Especiais, Lurdinha Bezerra, Sheila Faro e Christina Hayne como Conselheiras.