Museu Histórico em obras. Foto Arnilson Assis |
A chegada do Shopping Pátio Marabá foi o último dos grandes investimentos concretizados e vem atraindo os visitantes vizinhos e de outros estados. O empreendimento nivelou a cidade com as capitais e grandes cidades. As grandes lojas aportaram por aqui, as mesmas que estão nos grandes shoppings nacionais vieram e trouxeram qualidade e preços nacionais. O shopping junta num só lugar tudo que um visitante necessita, além de que, oferece entretenimento e cultura, com ambiente climatizado, limpo, segurança e estacionamento "grátis".
Novos atrativos de Marabá
Centro de Convenções em obras. Foto de Arnilson de Assis |
O município também trabalha na recuperação e restauração do Palacete Augusto Dias, edificação símbolo da cidade pelo seu valor histórico que abrigará o Museu Histórico Francisco Coelho, a Pinacoteca e os arquivos fotográficos históricos. O recurso da ordem de R$ 1,5 milhão vem da mineradora Vale,
A necessidade de Políticas Públicas
Com a reativação da Setur, também faz-se necessária a convocação do Conselho Municipal do Turismo sancionado em lei, congrega diversos segmentos empresariais e órgãos do poder público municipal. Essas propostas podem dar novas esperanças de um futuro mais promissor de uma política que foi paralisada e que agora demonstra ser a melhor oportunidade para a cidade e a sua melhor vocação no momento.
O estabelecimento da Setur e do Conselho é a grande sacada para inserirmos a cidade no circuito estadual e nacional do turismo. Com foco neste objetivo algumas reuniões foram realizadas e foram bastante produtivas.
Existem muitos Projetos para 2016
Foto de Premium Engenharia |
Sem o funcionamento da Secretaria de Turismo os projetos municipais não podem ser discutidos e aprovados, até a iluminação da ponte deverá passar por essa pasta. A captação de recursos do Ministério do Turismo e mesmo do Governo do Estado tem que passar pela Setur.
Eu acredito que 2016 será o Ano do Turismo em Marabá. Confio na aprovação de nossos projetos, na reativação da Setur, na entrega ao público do nosso Museu Histórico, do nosso Grande Centro de Convenções de nossos city tours.
Neste 07/10 o Sebrae anunciou a execução do Projeto Marabá de Turismo e Eventos 2016, cujo valor estou desautorizado a informar. Ainda neste mês serão realizadas entrevistas de demandas e ofertas turísticas. A metodologia complexa, quero dizer completa, agrega todos os passos para tornar esta cidade com os produtos e instrumentos necessários para a realização de Feiras, Simpósios, Congressos, enfim, eventos de grande magnitude que atualmente somente a capital detém essa expertise.
No ano do turismo o nosso objetivo é aprender a trabalhar com estes instrumentos com o interesse na realização de grandes eventos e a vinda de turistas, fortalecendo a cadeia produtiva que abrange diversas categorias profissionais e, aproveitar a estrutura que a cidade possui de hotéis, restaurantes, aeroporto, locadoras, shopping e, de sua localização privilegiada.
Localização privilegiada
Mapa da Emater Pará |
A partir dessa localização, abrangência e população circunvizinhas temos, não somente a necessidade como também temos uma população regional consumidora de grandes eventos. Muitos dos eventos centralizados e sufocados na agenda do Hangar Centro de Convenções da Amazônia poderão, a partir do funcionamento do Centro de Convenções serem realizados aqui.
A região, como visto, equipara-se a uma unidade da federação e pode promover eventos de diferentes interesses, relacionados a classe artística (música, dança, pintura, poesia, literatura, teatro e etc., cultural como eventos regionais, lendas e tradições, feiras de artesanatos, festivais gastronômicos, musica regional, do setor educativo com a promoção de eventos relacionados aos diferentes níveis educacionais, eventos da politica, de ações governamentais, empresariais, de lazer, do social, do desporto, religioso e etc.
Texto: Francisco Arnilson de Assis