Em cumprimento da Lei Orgânica foi instituído o Plano Plurianual da Prefeitura de Marabá para o quadriênio 2014/2017, Lei 17.621-A de 24 de dezembro de 2013 contendo as diretrizes a serem seguidas pela gestão pública, são metas para serem alcançadas em quatro anos na execução de programas, ações e projetos com base na Lei Orçamentária Anual de cada ano, com detalhamento da aplicação dos recursos financeiros, em consonância com o disposto no
art. 165, § 1º da Constituição Federal de 1988.
Contempla os avanços que o governo propõe para a população de
aproximadamente 233 mil habitantes do município de Marabá, visando promover o
desenvolvimento humano, desenvolvimento socioeconômico, desenvolvimento urbano e
rural, saúde e qualidade de vida, e segurança municipal, com inovação, sustentabilidade
ambiental e foco em quem mais necessita dos serviços públicos, de modo a garantir mais
qualidade de vida para todos.
É o compromisso de Governo assumido com a sociedade, medida que enfatiza o modelo de gestão participativo, como instrumento de modernização da máquina pública, buscando eficiência para prestar serviços públicos de qualidade. O plano plurianual é um instrumento de médio prazo, elaborado de forma estratégica pelo Poder Executivo, que se destina a orientar e ordenar as ações governamentais no atingimento dos objetivos fixados para um período de quatro anos.
É o compromisso de Governo assumido com a sociedade, medida que enfatiza o modelo de gestão participativo, como instrumento de modernização da máquina pública, buscando eficiência para prestar serviços públicos de qualidade. O plano plurianual é um instrumento de médio prazo, elaborado de forma estratégica pelo Poder Executivo, que se destina a orientar e ordenar as ações governamentais no atingimento dos objetivos fixados para um período de quatro anos.
Na elaboração do PPA, estabeleceu-se a gestão de Câmaras Temáticas, definido por esse governo, para otimizar os recursos financeiros integrando políticas públicas. As câmaras trabalhadas neste planejamento são as seguintes:
Câmara Temática de Desenvolvimento Humano
- Política de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.
- Secretarias: SEMED, SETUR, Fundação Casa da Cultura e SEMEL.
- Política de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria, Comércio, Mineração, Ciência, Tecnologia e Educação.
- Secretarias: SICOM, SEMMA, SEMED, SETUR.
- Política de Trabalho, Comércio e Cidadania
- Secretarias: SEMAC, SICOM, SACI, SINE e PROCON
Câmara Temática de Desenvolvimento Urbano e Rural
- Política de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Rural e Mobilidade Urbana.
- Secretarias: SDU, DMTU, Postura e SEVOP.
Câmara Temática de Saúde e Qualidade de Vida.
- Política de Saúde, Assistência Social e Educação.
- Secretarias: SMS, HMM, HMI, SAMU, SEASP e SEMED.
Câmara Temática de Segurança Municipal
- Política de Segurança Municipal
- Secretarias: SMSI, DMTU, Postura, Guarda Municipal e Defesa Civil.
Câmara Temática de Governança e Gestão
- Política de Planejamento, Gestão e Comunicação
- Secretarias: SEPLAN, SEMAD, Ouvidora, Ascom e Ipasemar.
- Política de Gestão Fazendária e Financeira: SEGFAZ e SEFIN.
- Política de Defesa e Controlo do Município: PROGEM, CGM e CPL.
- Política de Captação de Recursos e Alianças Estratégicas: SEPLAN e demais secretarias.
Vamos destacar o Turismo tal como está expresso no PPA 2014/2017:
Program de Turismo:
Órgão Responsável
- SETUR
Diretrizes Estratégicas
Missão:
Grupos de Interesse
Valores:
Visão de Futuro:
Análise Estratégica:
Análise do Ambiente Externo
Oportunidades:
Ameaças:
Análise do Ambiente Interno
Força:
Fraquezas:
Opções Estratégicas:
Área Estratégica (AEA) - Objetivo Estratégico (OE):
AEA 1. Informação e Banco de Dados
OE 1. Tornar acessível a população em geral, informações e todos os desdobramentos pertinentes ao desenvolvimento do turismo como atividade econômica.
AEA 2. Fomento
OE 2. Conscientizar e sensibilizar a comunidade, os poderes público e privado, quanto a importância do turismo como instrumento de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental.
AEA 3. Marketing
OE 3. Estabelecer estratégias que serão executadas junto ao plano de desenvolvimento do município, objetivando atingir os resultados propostos pela Secretaria Municipal de Turismo.
AEA 4. Estruturação e Formatação
OE 4. Oportunizar proposta de desenvolvimento turístico no município de Marabá, dotando o mesmo de infraestrutura básica, modernizando e ampliando os serviços de apoio ao turista.
AEA 5. Capacitação
OE 5. Incentivar a capacitação profissional destinada aos prestadores de serviços turísticos, por meio da captação e realização de cursos, seminários e palestras voltadas à excelência no atendimento.
AEA 6. Financeiro
OE 6. Elaborar planilhas de custos de orçamentos previstos nos projetos e eventos e prestar contas dos gastos prenunciados na gestão anual e nas atividades desenvolvidas, bem como controlar a compra dos materiais de expediente, limpeza, periféricos de informática e manutenção dos equipamentos e serviços.
Diretrizes Estratégicas
Missão:
- Oportunizar o desenvolvimento da atividade turística em Marabá, explorando o potencial e a demanda real do município, oferecendo a turistas, visitantes e residentes serviços seguros e saudáveis, promovendo bem estar e qualidade de vida para a população.
Grupos de Interesse
- Comunidade marabaense.
- Turistas e visitantes de todos os segmentos. 
Valores:
- Sustentabilidade.
- Responsabilidade social.
- Moral.
- Compromisso.
Visão de Futuro:
- Ser uma secretaria comprometida com os anseios da sociedade, que valoriza os aspectos motivacionais ecologicamente correta.
Análise Estratégica:
Análise do Ambiente Externo
Oportunidades:
- Leis e Programas Federais e Estaduais de incentivo ao turismo cada vez mais abrangentes. - mercado nacional.
- Enaltecimento da cidade de Marabá como produto turístico em desenvolvimento no mercado nacional.
- Grande fluxo de demanda em Marabá, principalmente nos meses de férias escolares (alta estação).
- Mercado acentuado no segmento de turismo de negócios.
- Grande poder de atratividade no que se refere ao ambiente natural.
- Aumento da receita líquida no município, mediante a abertura ou fomento de empreendimentos turísticos.
- Geração de emprego e renda para a população.
Ameaças:
- Concorrência com destinos já consolidados no mercado turístico atual (macro e micro regiões).
- Os grandes índices de violência que fazem do município de Marabá, a terceira cidade mais violenta do país (grande influência no fluxo de demanda).
- Serviços incipientes de infraestrutura básica de apoio ao turista (dificultam a locomoção e a permanência do turista no município).
- Variação cambial da moeda estrangeira que influencia diretamente na receita gerada proveniente da atividade turística e/ou exportação de produtos ou serviços turísticos.
- Falta de qualificação profissional, no que concerne ao atendimento ao cliente (turista e visitante).
- Ausência de informações turísticas ao visitante.
- Dificuldade de acesso ao município (estradas e rodovias em más condições de tráfego).
Análise do Ambiente Interno
Força:
- Capacidade técnica operacional com profissionais graduados e pós-graduados, inclusive na área de atuação (turismóloga).
- Facilidade na captação de recursos e convênios de incentivo ao desenvolvimento do turismo nas esferas estadual e federal.
- Interação com associações, líderes comunitários e sindicatos permitindo o conhecimento das necessidades a serem sanadas para o bem dos mesmos.
Fraquezas:
- Insuficiência de recursos humanos para o exercício das funções, tendo em visto gama de atividades de alto teor de complexidade e comprometimento.
- Ausência de veículos para a realização de atividades de pesquisa in-loco, que exigem grandes ou pequenos deslocamentos.
- Ausência de equipamentos e sistemas computadorizados modernos, para o desenvolvimento das ações.
- Infraestrutura física precária da Setur (falta de manutenção preventiva).
- Colaboradores sem vínculo contratual, podendo a qualquer momento se desligar de suas atividades atuais.
- Desmotivação do quadro de funcionários.
- Funcionários com remuneração defasadas.
Opções Estratégicas:
Área Estratégica (AEA) - Objetivo Estratégico (OE):
AEA 1. Informação e Banco de Dados
OE 1. Tornar acessível a população em geral, informações e todos os desdobramentos pertinentes ao desenvolvimento do turismo como atividade econômica.
AEA 2. Fomento
OE 2. Conscientizar e sensibilizar a comunidade, os poderes público e privado, quanto a importância do turismo como instrumento de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental.
AEA 3. Marketing
OE 3. Estabelecer estratégias que serão executadas junto ao plano de desenvolvimento do município, objetivando atingir os resultados propostos pela Secretaria Municipal de Turismo.
AEA 4. Estruturação e Formatação
OE 4. Oportunizar proposta de desenvolvimento turístico no município de Marabá, dotando o mesmo de infraestrutura básica, modernizando e ampliando os serviços de apoio ao turista.
AEA 5. Capacitação
OE 5. Incentivar a capacitação profissional destinada aos prestadores de serviços turísticos, por meio da captação e realização de cursos, seminários e palestras voltadas à excelência no atendimento.
AEA 6. Financeiro
OE 6. Elaborar planilhas de custos de orçamentos previstos nos projetos e eventos e prestar contas dos gastos prenunciados na gestão anual e nas atividades desenvolvidas, bem como controlar a compra dos materiais de expediente, limpeza, periféricos de informática e manutenção dos equipamentos e serviços.
(Continua... )
Fonte de pesquisa:
http://transparencia.maraba.pa.gov.br/ppa-plano-plurianual/