terça-feira, 25 de agosto de 2015

Reunião busca reativar o Conselho Municipal de Turismo

A FECOM - Federação das Entidades Comunitárias de Marabá convida a classe empresarial e o setor público, com assento no Conselho Municipal do Turismo para importante reunião no próximo dia 31 de agosto a partir das 19:00 horas no SENAI. Esse será um grande passo para a execução de outros, visando legalmente assistir, recepcionar os turistas que nos visitam. São políticas públicas que poderão contar com o aval do poder público municipal, estadual e federal e da classe empresarial. Encher a nossa cidade de turistas é o nosso sonho. E com esta medida estaremos contribuindo para a geração de emprego e renda. Aposte você também nesta ideia.
 
A nossa primeira postagem deste blog fazia referência ao potencial do turismo. Nenhuma cidade do Brasil pode se dar ao luxo de abrir mão desta atividade econômica, saber tirar vantagem desta potencialidade é sinal de inteligência, trata-se de uma estruturação com base em leis municipais, estaduais e federais e, mesmo de incentivo e de aporte financeiro. Tudo para oferecer o melhor da cidade aos visitantes, se veio por uma vez, vamos trabalhar para que ele fale bem da nossa cidade, que retorne e traga consigo outras pessoas. O turista bem tratado sempre retorna.


Com base nos interesses da classe empresarial e do poder público, podemos reativar o Conselho Municipal do Turismo (COMTUR) e tratar de importantes diretrizes do setor, tornar nossa cidade mais receptiva e aberta para o conhecimento de turistas e gerar divisas e empregos, coisa da maior importância nesse momento de crise econômica.

O Conselho Municipal do Turismo foi criado em 1998 com a participação de 12 conselheiros. Alterado em 2012 para 14 assentos e, mais tarde, no governo do atual prefeito, conforme Lei 17.628/2014 de 07 de março de 2014 passou a contar com 28 membros representativos de entidades da economia local, agregando o setor público e privado.

Segundo a lei vigente (17.628/14) compõem o Conselho Municipal de Turismo as seguintes entidades e respectivos suplentes:

1. Secretaria Municipal de Turismo;
2. Secretaria Municipal de Esporte e Lazer;
3. Secretaria Municipal de Educação;
4. Segurança Pública (Bombeiros, Segurança Institucional Municipal);
5. Secretaria Municipal da Indústria e Comércio;
6. Secretaria Municipal de Cultura;
7. Secretaria Municipal de Meio Ambiente;
8. Secretaria Municipal de Assistência Social;
9. Fundação Casa da Cultura de Marabá;
10. Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis e Similares (Sinhoma);
11. Associação de Artesãos;
12. Associação de Barqueiros e Rabeteiros das praias Tucunaré e Geladinho;
13. Associação dos Barraqueiros das praias Tucunaré e Geladinho;
14. Colônia de Pescadores Z-30;
15. Associação dos Ambulantes das praias do Tucunaré e Geladinho;
16. Classe Artística e Cultural de Marabá;
17. Fundação Zoobotânica de Marabá
18. Transporte de Passagieros (Cooperativas);
19. Empresas organizadoras de eventos entretenimento e lazer,
20. Empresas de Transporte Viagens e Turismo;
21. Sistema S - Sebrae;
22. Terminal de Transporte de passageiros - Infraero;
23. Associação Comercial e Industrial de Marabá - ACIM;
24. Sindicato do Comércio de Marabá - SINDICOM;
25. Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares - SindHoteis;
26. Agências de Viagens e Turismo de Marabá;
27. Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá - PRORURAL;
28. Associação de Pescadores Esportivos.

Todas as entidades acima devem comparecer, conforme consta na lei municipal e segundo os assentos regulamentados, para a reunião que está programada para o próximo dia 31 de agosto a partir das 19:00 horas no Shopping Pátio Marabá, conforme convocação da Federação das Entidades Comunitárias de Marabá.

A reativação do Conselho Municipal de Turismo é uma necessidade, uma prioridade que precisamos executar, pois, sem a existência do COMTUR fica inviabilizado, fica sem aprovação, qualquer projeto turístico que demandem recursos das esferas municipal, estadual e federal. Acreditamos muito que vamos reativar o respectivo Conselho com a finalidade de propiciar que esta desempenhe suas atividades multiformes, levando em consideração o conjunto de seus componentes sociais, ambientais, culturais, econômicos, políticos e educacionais e suas respectivas competências.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF