segunda-feira, 1 de agosto de 2016

O Pará espera aumentar volume de turistas em 2015

http://turismoparaense.blogspot.com.br/
O ano de 2014 foi muito bom para o turismo paraense, conforme os números divulgados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) em janeiro deste ano. Um milhão de turistas entre nacionais e internacionais visitaram o Pará no ano passado e gerou uma receita superior a R$ 700 milhões aos cofres do Estado, dinheiro que foi revertido em investimentos na educação, saúde e infraestrutura. Esses dados comprovam a importância do turismo como atividade econômica na sociedade atual, como fonte geradora de receita financeira e também de melhoria de vida para a população. O resultado é fruto do Plano Estratégico Ver-o-Pará, de 2011, o turismo do Estado apresenta crescimento contínuo tanto em fluxo de visitantes quanto em receita gerada. Além disso, cresce consistentemente acima da média nacional.
Já é possível perceber um impacto maior no número de turistas estrangeiros com a chegada dos voos Belém-Miami, da TAM, e Belém-Lisboa, da TAP. O voo Belém-Miami teve quase 35 mil bilhetes vendidos, com uma taxa média de ocupação das aeronaves de 80%, desde a inauguração, em fevereiro de 2014. O voo Belém-Lisboa – que iniciou as operações em junho – teve mais de 16 mil bilhetes vendidos, com uma taxa média de ocupação das aeronaves de 77%.
Segundo o secretário de Turismo, Adenauer Góes, o crescimento do movimento operacional de passageiros vindos do exterior em 93% no Aeroporto Internacional de Belém mostra a importância destes voos internacionais para a consolidação do turismo paraense.
Em números absolutos o Pará recebeu um total de 1.086.120 turistas, 984.131 nacionais e 101.989 internacionais, em consonância com a meta estabelecida. O crescimento foi de 11,51% na comparação com 2013. O aumento mais significativo foi de 29,8% no turismo internacional. A receita gerada representa um crescimento de 20,6% (com ganhos reais muito acima da inflação do período) em relação a 2013. O montante também é superior em 8,9% à meta definida pelo Plano Ver-o-Pará.
Carnaval no município de Curuçá - PA
http://turismoparaense.blogspot.com.br/
Os setores de atividades econômicas do turismo, como transporte, alojamento, alimentação, agências de viagem, cultura e lazer empregaram 28.886 pessoas em 2014, o que corresponde a quase 1/3 dos 106,6 mil trabalhadores admitidos no Estado no setor de serviços. O Programa Estadual de Qualificação do Turismo (Peqtur) capacitou 5.386 pessoas ligadas à cadeia produtiva do turismo, o que equivale ao crescimento de 218%, na comparação com os 1.962 de 2013.
Para 2015, a meta da Setur é aumentar em 10,5% o volume de turistas em visita ao Pará, com crescimento de 10% dos turistas nacionais e 15% de estrangeiros. A mesma expectativa é a de crescimento da receita gerada com a vinda destes visitantes. Já a meta do Peqtur é capacitar mais sete mil trabalhadores da cadeia produtiva do turismo.
Adenauer Góes destacou ações e projetos do Estado para fomentar o turismo, como o Passaporte Pará, a Rota Turística e Cultural Belém-Bragança e do roteiro “Pará 8 Dias e 7 Noites”. O secretário também falou da “necessidade contínua de investir em capacitação para ganharmos competitividade de mercado e o avanço com o empresariado”, concluiu.
As informações não detalham os números apresentados do turismo no Pará, sobre a participação das cidades do interior nas estatísticas apresentadas. Além do mais, é necessário que os municípios possam agir no sentido de elaborarem os Planos Municipais e envolver-se no Plano Estadual. Não existe outra alternativa senão, trazer as políticas do Estado e mesmo do Governo Federal considerando o potencial desta cidade e da região e, com a entrega do Centro de Convenções e Eventos de Marabá teremos maiores condições de promover feiras, congressos e outros eventos de grande porte por aqui.
Fonte: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=108606

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF