O entusiasmo pelo combate e a consciência de que é lutando que se
conquistam as coisas são traços marcantes das pessoas nascidas no signo de
Áries. O ariano Toni Sando parece levar ao pé da letra suas características
astrológicas e, desde muito cedo, começou sua trajetória no mercado de
trabalho, ocupando atualmente a Presidência- Executiva do São Paulo Convention
& Visitors Bureau (SPCVB), entidade sem fins lucrativos, que busca ampliar
o volume de negócios e o mercado de consumo na cidade, por meio da atividade
turística, apoiando a melhoria dos serviços e atendimento aos visitantes.
Nascido
na Zona Leste de São Paulo, no bairro Cangaíba, Toni teve seu primeiro emprego,
aos 13 anos, em um mercadinho. “Nesta época não existia esta coisa de menor
aprendiz, existia emprego. Eu nasci em uma família humilde, então ter que
trabalhar cedo era uma obrigação da família para dividir os custos”, relembra.
Do
mercadinho Toni foi para outro mercado, o financeiro, ser mensageiro no Banco
do Comércio e Indústria de São Paulo S.A. (Comind). Além de mensageiro, Sando
foi operador de máquina de xerox, arquivista, auxiliar de escritório, auxiliar
técnico em seguros e no final de sua passagem, que durou cinco anos, exerceu a
função de auxiliar de marketing, seu primeiro contato com esta área. Com
formação em administração de empresas e contabilidade – e posteriormente
pós-graduação em Marketing – Toni conta que foi por acaso que acabou
tornando-se um “marqueteiro”.
“Quando
fiz 18 anos entrei na faculdade e surgiu então a oportunidade de ser estagiário
de marketing no Banco Noroeste logo no meu primeiro ano de faculdade. Pedi
demissão do Comind e entrei nesta área de marketing”. No Noroeste ele também
foi assistente de comunicação, assistente de marketing, supervisor e então
surgiu a oportunidade de ser Gerente de Desenvolvimento de produto no Banco
Nacional (que mais tarde seria comprado pelo Unibanco).
Na
instituição financeira o executivo passou por diversas áreas como gerente
regional de vendas, gerente de marketing, e cartão de crédito. Uma passagem
curiosa é que Sando conta que nunca teve que enviar currículos, sempre que
trocou de emprego foi através de seu relacionamento e indicação, sendo
entrevistado e contratado. Em sua mudança para a hotelaria, não foi diferente.
Em
1998 o Grupo Accor passava por uma reestruturação e estava em busca de
executivos de outras áreas para trabalhar na empresa. Paulo Salvador, que havia
trabalhado com Toni Sando no Banco Nacional, foi contratado como Diretor
Executivo de Marketing e Vendas da rede e de pronto lembrou-se do nome de Toni
para o acompanhar nesta empreitada.
“A
Accor tinha aproximadamente 60/70 hotéis quando entrei e ao sair estávamos com
cerca de 120. Hoje, 10 anos depois, são quase 200. É exponencial o seu
crescimento, mas o grande privilegio que tive na Accor ao trabalhar com o
Ronald Bonadona (ex-Diretor Geral da rede na América do Sul) e o Salvador, foi
implementar novos produtos no mercado brasileiro como a marca Íbis, Formula 1,
lançamos o Grand Mercure no Brasil. E tudo isso necessitou um grande trabalho
de pesquisa, uma experiência riquíssima”, comenta.
Terceiro setor
Diariamente,
há 10 anos, Toni Sando sai do bairro do Cambuci rumo a sede do São Paulo
Convention & Visitors Bureau. O trajeto dura 15 minutos ou “o tempo de
quatro músicas”, brinca. Como um ritual, antes de sair de casa Toni lê o
Estadão e ao chegar ao escritório separa um tempo para a leitura da Folha de
São Paulo antes de iniciar seus trabalhos. “Tudo é ritual, aqui eu faço reunião
com minha equipe uma vez por semana. Eu faço uma reunião com meus chefes uma
vez por mês. Com o conselho consultivo a cada trimestre e conselho curador a
cada ano. A ritualização te faz estar ligado de que você precisa prestar contas
nos prazos combinados”, afirma.
Levado
para o SPCVB em 2005 pelo então presidente Orlando Souza, com quem trabalhou na
Accor (onde ficou por sete anos), Toni chegou para implementar uma diferente
gestão no Convention, trazendo consigo a bagagem e aprendizado do mercado
financeiro e hoteleiro onde passou dois terços de sua vida profissional.
“Tivemos bons profissionais que atuaram aqui, mas o Convention de 10 anos atrás
era carente de recursos, dependia de alguns convênios públicos para poder se
manter. O que fizemos foi dar um outro formato ao SPCVB. O reestruturamos
para que, embora seja estatutariamente uma entidade, tenha um modelo de
gestão empresarial. Criamos departamentos com contratos de gestão para cada um
deles, trouxemos o balanced scorecard e implantamos indicadores para que as
equipes pudessem trabalhar sobre metas”.
Os
resultados podem ser observados não somente em números, onde o número de
associados saltou de 200 para 800, mas também em diversas ações como a campanha
“São Paulo é tudo de bom”, que permanece até hoje, a criação da Academia que já
treinou 10 mil pessoas, a realização de boletins e publicações próprias para informar
os associados, entre outras. Em 2009 Anne Morrissey,da Atlântica Hotels foi
eleita presidente do SPCVB. Foi na gestão dela que foi alterado o estatuto da
entidade para criar um conselho de administração e o cargo de
Presidente-Executivo ocupado hoje por Toni, que anteriormente era
Superintendente da entidade. A Diretoria Executiva tornou-se Conselho de
Administração.
Em
2013 Juan Pablo de Vera, da Reed Exhibitions Alcantara Machado, foi eleito
Presidente para o biênio 2013/2014 e reeleito por aclamação para os anos de
2015/2016. No convention o executivo conta com uma média de 30 colaboradores
divididos em 5 áreas estratégicas: eventos nacionais, eventos internacional,
relacionamento, marketing e administrativo/financeiro.
O
ano de 2015 foi muito especial para Toni Sando, sendo eleito como membro da
Academia Brasileira de Eventos e Turismo e colaborador na fundação da União
Nacional das Entidades de Destinos (Unedestinos). A associação reúne
conventions e entidades que representam destinos de todo o Brasil e tem uma
proposta técnica de fortalecimento do setor e dos profissionais que atuam com a
captação de eventos. Mas e o futuro?
O
Presidente-Executivo do SPCVB conta que ainda tem muito a contribuir nesta
área, tanto que neste ano iniciou um curso de gestão de terceiro setor pela
faculdade Getúlio Vargas, para se aprimorar e conhecer seus pares de outras
áreas, o que eles pensam e como funcionam as entidades de outros setores.
“Ainda acho que posso gastar mais energia, me aprofundando nas atividades do
terceiro setor e depois eu sigo para uma atividade empresarial”, afirma.
Embora
não tenha ainda uma leitura bem definida sobre seu futuro negócio, Toni explica
que bom profissional é aquele que tem a visão do negócio e sabe o posicionar no
mercado em que ele atua. Mas enquanto este momento não chega, Toni segue se
dedicando de corpo e alma ao São Paulo Convention & Visitors Bureau, assim
como o fez em sua carreira inteira. “Trabalho como fosse meu primeiro dia na
organização, como se ainda estivesse em contrato de experiência. Preciso ser
aprovado e é isso que me motiva mensalmente para poder renovar minha energia e
minha vontade de acordar cedo e vir para cá. É o que tenho feito”,finaliza.
http://portalradar.com.br/toni-sando-conheca-a-historia-do-presidente-executivo-do-sao-paulo-convention-visitors-bureau/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.