quarta-feira, 8 de agosto de 2018

SINDICOM COBRA AÇÃO DO CONSELHO DE TURISMO DE MARABÁ PARA ALAVANCAR AS POLÍTICAS DE TURISMO

Aspecto da reunião do COMTUR neste 07 de agosto


A atual gestão do Conselho Municipal de Turismo foi empossada em 29 de junho de 2017, composta por 28 entidades, tem no seu comando a presidente Aimar Queiroz do Sindicato dos Hotéis Bares e Restaurantes, após um ano de mandato surgem as primeiras medidas, fruto do trabalho dos seus conselheiros. As cobranças estão sendo feitas, como é o caso do Sindicato do Comércio de Marabá - SINDICOM, por ações concretas, como a apresentação do Calendário Cultural da cidade, com todos os eventos que compõem esse documento oficial, que podem ser trabalhados pela iniciativa privada, associando-o com a oferta de serviços complementares.


Outro ponto deste coletivo visa dar mais fluidez e agilidade no funcionamento do próprio Conselho, mas, por conta de amplo espaço de tempo de sua aprovação pelos conselhos, o Senhor Raimundo Alves da Costa Neto, Vice-Presidente do Sindicato, cobrou maior celeridade, considerando o árduo trabalho do coletivo na atualização da Lei do COMTUR, bem como da Lei do FUNDETUR - Fundo  de Desenvolvimento do Turismo de Marabá, tal medida resultou em pesquisa sobre os trâmites, que agora sabemos, foram encaminhados à Câmara Municipal de Marabá para aprovação ou outras medidas.

A proposta de lei ordinária mexe na atual composição do Conselho Municipal de Turismo, composta por 28 entidades e seus respectivos suplentes, tornando complicado a contagem de quórum nas assembleias ordinárias. Os conselheiros formaram comissões que resultou em redução para apenas 18 entidades e suplentes, valorizando as atuantes e deixando de fora àquelas que não podem ou não se interessam em participar. Essa nova Lei do COMTUR e do Fundo Municipal de Turismo já passaram pela Procuradoria Geral do Município – PROGEM e foram encaminhadas à Câmara Municipal.

AS REUNIÕES SÃO REALIZADOS ESPAÇOS DE PARCEIROS
O Conselho funciona em espaços cedidos, uma hora é na Prefeitura, outra na Associação Comercial e os locais dependem da disponibilidade de parceiros. Sem espaço, falta-lhe as condições de trabalho como outro conselho qualquer, como a falta de computadores, impressoras entre outros equipamentos e acessórios.


LEIS AGUARDAM VOTAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL
Os projetos de leis ordinárias já se encontram na Câmara Municipal, o PLO 34/2018 trata da alteração da Lei de criação do Conselho com data de 13 de junho de 2018 e o PLO 41/2018 que trata da Alteração da Lei do Fundo  de Desenvolvimento do Turismo de Marabá com data de 25 de julho de 2018.


POLÍTICAS DE TURISMO AINDA NÃO SÃO PRIORIZADAS
Como se vê, por enquanto o Conselho busca a atualização legal com a redução do número de entidades e atualização das funções legais do Fundo de Turismo, mas, por outro lado, a política municipal de turismo ainda aguarda por decisões concretas. Sem pautas dentro da gestão municipal e sem utilizar os recursos, o turismo, como política de desenvolvimento do setor produtivo deixa de ter prioridade, embora, a cidade possua excelente infraestrutura e eventos de grande porte. Mas, na questão do turismo é preciso que aja mais ações do gestor público e com o setor privado. 


A Diretoria do Comtur é a seguinte:

Presidente: Aimar Queiroz - SINDHOTEL
Vice: Flavio Correa de Souza – ACIM
1° Secretária: Isis Mourão- SMTUR
2° Secretário:Bruno Loyola- Ag. de VIAGENS
1° Tesoureira: Iracema Tavares - SICOM
2° Tesoureiro:Maurino Magalhaes Filho - Sindicato dos Taxistas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF